As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000086f3 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29109 |
Resumo: | A alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, pois através do letramento o sujeito é capacitado a usar a escrita para se inserir no mundo social. Alunos com autismo podem apresentar dificuldades significativas em seu processo de alfabetização devido à dificuldade de interação social e à fragilidade no domínio da linguagem. Tendo isso em vista esta pesquisa propôs-se a identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo. Para investigar a temática proposta foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos com foco no processo de alfabetização e na inclusão escolar. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bandin (2011), técnica que possibilita a interpretação após a coleta de dados. A análise foi realizada a partir de duas categorias, a saber, as práticas pedagógicas mais frequentes no processo de alfabetização de alunos com autismo e as dificuldades encontradas pelos educadores no processo de alfabetização de alunos com autismo. Concluiu-se, por meio desta pesquisa, que a criança com autismo pode alfabetizar-se através de metodologias que atentem e contemplem suas necessidades. Outro fator que destaca-se é a defasagem na formação dos docentes para trabalhar com esses sujeitos é bastante preocupante. Constitui-se um desafio substancial, em que a falta de conhecimento acaba por distanciar o professor das práticas inclusivas. |
id |
UFSM_b6bc44d1d4088ba3b94f65d2e3961258 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/29109 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismoEducação EspecialAutismoAlfabetizaçãoPraticas pedagógicasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, pois através do letramento o sujeito é capacitado a usar a escrita para se inserir no mundo social. Alunos com autismo podem apresentar dificuldades significativas em seu processo de alfabetização devido à dificuldade de interação social e à fragilidade no domínio da linguagem. Tendo isso em vista esta pesquisa propôs-se a identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo. Para investigar a temática proposta foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos com foco no processo de alfabetização e na inclusão escolar. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bandin (2011), técnica que possibilita a interpretação após a coleta de dados. A análise foi realizada a partir de duas categorias, a saber, as práticas pedagógicas mais frequentes no processo de alfabetização de alunos com autismo e as dificuldades encontradas pelos educadores no processo de alfabetização de alunos com autismo. Concluiu-se, por meio desta pesquisa, que a criança com autismo pode alfabetizar-se através de metodologias que atentem e contemplem suas necessidades. Outro fator que destaca-se é a defasagem na formação dos docentes para trabalhar com esses sujeitos é bastante preocupante. Constitui-se um desafio substancial, em que a falta de conhecimento acaba por distanciar o professor das práticas inclusivas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educaçãode Souza, Taís GuareschiOliveira, Alessandra Escobar da Silva2023-05-18T11:03:44Z2023-05-18T11:03:44Z2023-02-032023-02-01Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29109ark:/26339/00130000086f3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-05-18T11:03:44Zoai:repositorio.ufsm.br:1/29109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-05-18T11:03:44Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo |
title |
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo |
spellingShingle |
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo Oliveira, Alessandra Escobar da Silva Educação Especial Autismo Alfabetização Praticas pedagógicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo |
title_full |
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo |
title_fullStr |
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo |
title_full_unstemmed |
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo |
title_sort |
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo |
author |
Oliveira, Alessandra Escobar da Silva |
author_facet |
Oliveira, Alessandra Escobar da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
de Souza, Taís Guareschi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alessandra Escobar da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Autismo Alfabetização Praticas pedagógicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Especial Autismo Alfabetização Praticas pedagógicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, pois através do letramento o sujeito é capacitado a usar a escrita para se inserir no mundo social. Alunos com autismo podem apresentar dificuldades significativas em seu processo de alfabetização devido à dificuldade de interação social e à fragilidade no domínio da linguagem. Tendo isso em vista esta pesquisa propôs-se a identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo. Para investigar a temática proposta foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos com foco no processo de alfabetização e na inclusão escolar. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bandin (2011), técnica que possibilita a interpretação após a coleta de dados. A análise foi realizada a partir de duas categorias, a saber, as práticas pedagógicas mais frequentes no processo de alfabetização de alunos com autismo e as dificuldades encontradas pelos educadores no processo de alfabetização de alunos com autismo. Concluiu-se, por meio desta pesquisa, que a criança com autismo pode alfabetizar-se através de metodologias que atentem e contemplem suas necessidades. Outro fator que destaca-se é a defasagem na formação dos docentes para trabalhar com esses sujeitos é bastante preocupante. Constitui-se um desafio substancial, em que a falta de conhecimento acaba por distanciar o professor das práticas inclusivas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-18T11:03:44Z 2023-05-18T11:03:44Z 2023-02-03 2023-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29109 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000086f3 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29109 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000086f3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172303039758336 |