As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alessandra Escobar da Silva
Data de Publicação: 2023
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000086f3
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29109
Resumo: A alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, pois através do letramento o sujeito é capacitado a usar a escrita para se inserir no mundo social. Alunos com autismo podem apresentar dificuldades significativas em seu processo de alfabetização devido à dificuldade de interação social e à fragilidade no domínio da linguagem. Tendo isso em vista esta pesquisa propôs-se a identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo. Para investigar a temática proposta foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos com foco no processo de alfabetização e na inclusão escolar. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bandin (2011), técnica que possibilita a interpretação após a coleta de dados. A análise foi realizada a partir de duas categorias, a saber, as práticas pedagógicas mais frequentes no processo de alfabetização de alunos com autismo e as dificuldades encontradas pelos educadores no processo de alfabetização de alunos com autismo. Concluiu-se, por meio desta pesquisa, que a criança com autismo pode alfabetizar-se através de metodologias que atentem e contemplem suas necessidades. Outro fator que destaca-se é a defasagem na formação dos docentes para trabalhar com esses sujeitos é bastante preocupante. Constitui-se um desafio substancial, em que a falta de conhecimento acaba por distanciar o professor das práticas inclusivas.
id UFSM_b6bc44d1d4088ba3b94f65d2e3961258
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/29109
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismoEducação EspecialAutismoAlfabetizaçãoPraticas pedagógicasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, pois através do letramento o sujeito é capacitado a usar a escrita para se inserir no mundo social. Alunos com autismo podem apresentar dificuldades significativas em seu processo de alfabetização devido à dificuldade de interação social e à fragilidade no domínio da linguagem. Tendo isso em vista esta pesquisa propôs-se a identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo. Para investigar a temática proposta foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos com foco no processo de alfabetização e na inclusão escolar. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bandin (2011), técnica que possibilita a interpretação após a coleta de dados. A análise foi realizada a partir de duas categorias, a saber, as práticas pedagógicas mais frequentes no processo de alfabetização de alunos com autismo e as dificuldades encontradas pelos educadores no processo de alfabetização de alunos com autismo. Concluiu-se, por meio desta pesquisa, que a criança com autismo pode alfabetizar-se através de metodologias que atentem e contemplem suas necessidades. Outro fator que destaca-se é a defasagem na formação dos docentes para trabalhar com esses sujeitos é bastante preocupante. Constitui-se um desafio substancial, em que a falta de conhecimento acaba por distanciar o professor das práticas inclusivas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educaçãode Souza, Taís GuareschiOliveira, Alessandra Escobar da Silva2023-05-18T11:03:44Z2023-05-18T11:03:44Z2023-02-032023-02-01Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29109ark:/26339/00130000086f3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-05-18T11:03:44Zoai:repositorio.ufsm.br:1/29109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-05-18T11:03:44Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
title As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
spellingShingle As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
Oliveira, Alessandra Escobar da Silva
Educação Especial
Autismo
Alfabetização
Praticas pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
title_full As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
title_fullStr As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
title_full_unstemmed As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
title_sort As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
author Oliveira, Alessandra Escobar da Silva
author_facet Oliveira, Alessandra Escobar da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv de Souza, Taís Guareschi
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alessandra Escobar da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Autismo
Alfabetização
Praticas pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação Especial
Autismo
Alfabetização
Praticas pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, pois através do letramento o sujeito é capacitado a usar a escrita para se inserir no mundo social. Alunos com autismo podem apresentar dificuldades significativas em seu processo de alfabetização devido à dificuldade de interação social e à fragilidade no domínio da linguagem. Tendo isso em vista esta pesquisa propôs-se a identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo. Para investigar a temática proposta foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos com foco no processo de alfabetização e na inclusão escolar. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bandin (2011), técnica que possibilita a interpretação após a coleta de dados. A análise foi realizada a partir de duas categorias, a saber, as práticas pedagógicas mais frequentes no processo de alfabetização de alunos com autismo e as dificuldades encontradas pelos educadores no processo de alfabetização de alunos com autismo. Concluiu-se, por meio desta pesquisa, que a criança com autismo pode alfabetizar-se através de metodologias que atentem e contemplem suas necessidades. Outro fator que destaca-se é a defasagem na formação dos docentes para trabalhar com esses sujeitos é bastante preocupante. Constitui-se um desafio substancial, em que a falta de conhecimento acaba por distanciar o professor das práticas inclusivas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-18T11:03:44Z
2023-05-18T11:03:44Z
2023-02-03
2023-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29109
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000086f3
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29109
identifier_str_mv ark:/26339/00130000086f3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172303039758336