Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ksiaszczyk, Flavia M. A., 1985-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74423
Resumo: Orientadora: Prof.a Dr.a Ettiène Cordeiro Guérios
id UFPR_b689559d81889b88b94e225724648557
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74423
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ksiaszczyk, Flavia M. A., 1985-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGuérios, Ettiène Cordeiro, 1952-2022-04-05T17:36:09Z2022-04-05T17:36:09Z2021https://hdl.handle.net/1884/74423Orientadora: Prof.a Dr.a Ettiène Cordeiro GuériosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/11/2021Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa qualitativa, exploratória e de natureza aplicada tem como objetivo elaborar diretrizes para a criação de uma proposta didático-pedagógica para implantação de um Laboratório de Educação Matemática no Instituto Federal de Educação do Paraná/Campo Largo, concebido como espaço de formação docente no curso de Licenciatura em Matemática, na perspectiva transdisciplinar da complexidade. Para tanto, indagou sobre que características são fundamentais para a criação desse Laboratório, cuja proposta didático-pedagógica contribua para o desenvolvimento transdisciplinar da formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática na perspectiva da complexidade. As técnicas de produção de dados são as documentais e as bibliográficas. Para a documental, foram considerados os seguintes documentos institucionais do IFPR: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC), bem como os seguintes documentos norteadores: Parecer CNE/CES n.º 1.302/2001, Resolução CNE/CP n.º 2/2019, proposta de organização curricular da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e Sociedade Brasileira de Matemática. A bibliográfica teve como base do pensamento complexo, Morin (2015a, 2015b, 2015c, 2016, 2018a, 2018b), da transdisciplinaridade, Nicolescu (1999); Moraes (2015); Suanno (2014), da educação matemática e seus pressupostos teórico-metodológicos, Fiorentini e Lorenzato (2012) relevantes para o embasamento teórico; e os bancos de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A técnica de análise de dados foi a triangulação. Como resultado, identificaram-se pontos de convergência entre os documentos, definiram-se eixos teóricos de modo a especificar as características de um Laboratório de Educação Matemática na perspectiva da complexidade para o desenvolvimento de uma prática pedagógica transdisciplinar em um espaço de formação inicial e continuada de professores e elaboraram-se diretrizes para uma proposta didático-pedagógica para a implantação de um LEM no IFPR/CL por meio de um projeto articulado com o PPC de Licenciatura em Matemática.Abstract: This qualitative, exploratory, and applied research intends to develop guidelines aiming the creation of a didactic-pedagogical proposal for the Mathematics Education Laboratory (MEL) implementation at the Federal Institute of Education of Paraná (IFPR) - Campo Largo Campus, conceived as a space for Mathematics teacher training, in a transdisciplinary perspective of complexity. Therefore, it is inquired about what characteristics are fundamental for this Laboratory creation, and which didactic-pedagogical proposal contributes to the transdisciplinary development of the initial and continuing teachers’ education who teach Mathematics from theperspective of complexity. The data production techniques are documental and bibliographic. For the documentary, the following institutional IFPR documents were considered: Institutional Development Plan (IDP), Institutional Pedagogical Project(IPP) and Pedagogical Course Project (PCP), as well as the following guiding documents: CNE/CES Report no. 1.302/2001, CNE/CP Resolution No. 2/2019,curricular organization proposal of the Brazilian Society of Mathematics Educationand the Brazilian Society of Mathematics. The bibliography was based on: complex thinking, Morin (2015a, 2015b, 2015c, 2016, 2018a, 2018b); transdisciplinarity, Nicolescu (1999); Moraes (2015); Suanno (2014); mathematics education and its theoretical-methodological assumptions, Fiorentini and Lorenzato (2012), which are relevant to the theoretical basis; and the databases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDLTD) and Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The data analysis technique was the triangulation. Asa result, it was identified convergence point amongst the documents, theoretical axeswere defined in order to specify the characteristics of a Mathematics Education Laboratory in the perspective of complexity for the transdisciplinary pedagogicalpractice development in a space of initial and continuing teachers education and guidelines were elaborated for a didactic-pedagogical proposal for the implantation ofa MEL in the IFPR through a project articulated with the PCP of the Mathematics teachers course.1 recurso online : PDF.application/pdfProfessores de matematica - FormaçãoMatemática - Estudo e ensinoEducação e EstadoEducaçãoLaboratórios - Estudo e ensinoLaboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FLAVIA MANUELLA DE ALMEIDA KSIASZCZYK.pdfapplication/pdf2048268https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74423/1/R%20-%20D%20-%20FLAVIA%20MANUELLA%20DE%20ALMEIDA%20KSIASZCZYK.pdfd2c4032677ec75d835f0a0656dac2d3aMD51open access1884/744232022-04-05 14:36:09.628open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74423Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-05T17:36:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente
title Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente
spellingShingle Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente
Ksiaszczyk, Flavia M. A., 1985-
Professores de matematica - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Educação e Estado
Educação
Laboratórios - Estudo e ensino
title_short Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente
title_full Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente
title_fullStr Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente
title_full_unstemmed Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente
title_sort Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente
author Ksiaszczyk, Flavia M. A., 1985-
author_facet Ksiaszczyk, Flavia M. A., 1985-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ksiaszczyk, Flavia M. A., 1985-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
contributor_str_mv Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de matematica - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Educação e Estado
Educação
Laboratórios - Estudo e ensino
topic Professores de matematica - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Educação e Estado
Educação
Laboratórios - Estudo e ensino
description Orientadora: Prof.a Dr.a Ettiène Cordeiro Guérios
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-05T17:36:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-05T17:36:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74423
url https://hdl.handle.net/1884/74423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74423/1/R%20-%20D%20-%20FLAVIA%20MANUELLA%20DE%20ALMEIDA%20KSIASZCZYK.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d2c4032677ec75d835f0a0656dac2d3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898687783370752