Educação histórica e patrimônio cultural para o ensino de história dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Dioury de Andrade, 1994-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76104
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia Urban
id UFPR_b6d200d606285abe38d9e40f6708798a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76104
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bueno, Dioury de Andrade, 1994-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUrban, Ana Claudia, 1967-2022-07-06T14:10:09Z2022-07-06T14:10:09Z2021https://hdl.handle.net/1884/76104Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia UrbanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 13/12/2021Inclui referências: p. 97-102Resumo: Neste trabalho buscamos compreender de que maneira é visto o patrimônio cultural em diferentes documentos oficiais para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, para isso, são apresentadas discussões relevantes à própria concepção de patrimônio (CARVALHO e MENEGUELLO, 2020), entendendo esse campo como um espaço de confrontos (MENESES, 1992). Apoiando-se em discussões realizadas, Pinto (2011) aponta possibilidades ao defender as fontes patrimoniais como essenciais para um trabalho significativo no ensino de História. A partir de aproximações com a Educação Histórica levantada por Rüsen (2001, 2008), construímos pontes entre a metodologia de uma "aula-histórica" (SCHMIDT, 2017) e uma educação para o patrimônio. Com base nas delimitações metodológicas de uma pesquisa qualitativa de análise documental propostas por Lüdke e André (1986), Bardin (1977) e Gil (2002) selecionamos documentos voltados ao ensino de História de âmbito nacional e municipal, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997, as Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba de 2006, o Currículo de História na Rede Municipal de Ensino de Curitiba de 2016, a Base Nacional Comum Curricular de 2017 e o Currículo de História na Rede Municipal de Ensino de Curitiba de 2020. Nota-se a presença do patrimônio em todos os documentos analisados, entretanto, posto de maneira diferente em cada um deles: como método, conteúdo, fonte histórica e/ou objeto do conhecimento. Entendendo que o ponto de partida para uma aula de História são as carências dos alunos, utilizando-se das interpretações deles acerca dos vestígios do passado ainda presentes, entende-se que todo patrimônio é fonte, e assim, essencial à metodologia do ensino de História, pautada nos pressupostos da Educação Histórica.Abstract: In this paper, we seek to understand how cultural heritage is seen in different official documents for the teaching of History in the early years of elementary school. For this, discussions relevant to the concept of heritage itself are presented (CARVALHO and MENEGUELLO, 2020), understanding this field as a space of confrontations (MENESES, 1992). Based on discussions already carried out, Pinto (2011) brings some directions in defending the heritage sources as essential for a significant work in the teaching of History. Based on approaches to Historical Education raised by Rüsen (2001, 2008), we build bridges between the methodology of a "historical-class" (SCHMIDT, 2017) and an education for heritage. Based on the methodological boundaries of a qualitative document analysis research proposed by Lüdke and André (1986), Bardin (1977) and Gil (2002), we selected guidance materials for the teaching of History at national and municipal levels. For our discussion we listed the 1997’s National Curriculum Parameters, the 2006’s Curriculum Guidelines for Municipal Education in Curitiba, the 2016’s History Curriculum in the Curitiba Municipal Education Network, the 2017’s Common National Curriculum Base and the History Curriculum in Curitiba Municipal Education Network in 2020. The presence of heritage is noted in all documents analyzed, however, placed in a different way in each of them: as method, content, historical source and/or object of knowledge. Understanding that the starting point for a History class is the needs of the students, using their interpretations of the vestiges of the past that are still present, it is understood that every heritage is a source, and thus, essential in the teaching of History.1 recurso online : PDF.application/pdfHistoria - Estudo e ensinoHistoria - Conhecimentos e aprendizagemHistória - MetodologiaPatrimônio culturalEnsino fundamental - CurriculosEducaçãoEducação histórica e patrimônio cultural para o ensino de história dos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DIOURY DE ANDRADE BUENO.pdfapplication/pdf2781869https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76104/1/R%20-%20D%20-%20DIOURY%20DE%20ANDRADE%20BUENO.pdf7afa9eac318b94ec1bf45e9a9be1d4baMD51open access1884/761042022-07-06 11:10:09.937open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76104Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-06T14:10:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação histórica e patrimônio cultural para o ensino de história dos anos iniciais
title Educação histórica e patrimônio cultural para o ensino de história dos anos iniciais
spellingShingle Educação histórica e patrimônio cultural para o ensino de história dos anos iniciais
Bueno, Dioury de Andrade, 1994-
Historia - Estudo e ensino
Historia - Conhecimentos e aprendizagem
História - Metodologia
Patrimônio cultural
Ensino fundamental - Curriculos
Educação
title_short Educação histórica e patrimônio cultural para o ensino de história dos anos iniciais
title_full Educação histórica e patrimônio cultural para o ensino de história dos anos iniciais
title_fullStr Educação histórica e patrimônio cultural para o ensino de história dos anos iniciais
title_full_unstemmed Educação histórica e patrimônio cultural para o ensino de história dos anos iniciais
title_sort Educação histórica e patrimônio cultural para o ensino de história dos anos iniciais
author Bueno, Dioury de Andrade, 1994-
author_facet Bueno, Dioury de Andrade, 1994-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Dioury de Andrade, 1994-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Urban, Ana Claudia, 1967-
contributor_str_mv Urban, Ana Claudia, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Historia - Estudo e ensino
Historia - Conhecimentos e aprendizagem
História - Metodologia
Patrimônio cultural
Ensino fundamental - Curriculos
Educação
topic Historia - Estudo e ensino
Historia - Conhecimentos e aprendizagem
História - Metodologia
Patrimônio cultural
Ensino fundamental - Curriculos
Educação
description Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia Urban
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-06T14:10:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-06T14:10:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76104
url https://hdl.handle.net/1884/76104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76104/1/R%20-%20D%20-%20DIOURY%20DE%20ANDRADE%20BUENO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7afa9eac318b94ec1bf45e9a9be1d4ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860831293472768