Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/76312 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Wander Mateus Branco Meier |
id |
UFPR_b7a3e9ea37e676d6f47da36639239bda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76312 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Passos, Caroline Aranão, 1999-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências ExatasMeier, Wander Mateus Branco, 1985-2022-06-06T21:01:24Z2022-06-06T21:01:24Z2022https://hdl.handle.net/1884/76312Orientador: Prof. Dr. Wander Mateus Branco MeierMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências ExatasInclui referênciasResumo : o presente trabalho consiste na concepção, análise e experimentação de uma sequência didática, que envolve a temática Números na disciplina de Matemática no 6° ano do Ensino Fundamental. Objetiva-se analisar as possibilidades de articulação entre a Educação Financeira e o conteúdo de operações com Números Naturais, por meio de uma sequência didática elaborada sob a perspectiva da Teoria das Situações Didáticas (TSD) e subsidiada pelo Livro do Aluno de Educação Financeira do 6º ano, do Programa de Educação Financeira nas Escolas, iniciativa da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF. Para isso, utilizando-se da Engenharia Didática como suporte metodológico, elaborou-se uma sequência didática, e realizou-se a análise a priori, descrevendo os possíveis caminhos esperados para a sequência didática. Após a análise, experimentou-se a sequência em sala de aula e, em seguida, foi feita a análise a posteriori das situações presenciadas durante a experimentação e analisadas nas gravações registradas por meio de vídeo, buscando identificar a ocorrência das fases da TSD, e a aprendizagem dos conceitos de educação financeira. A sequência didática demonstrou potencial no sentido de articular os conceitos de educação financeira ao conteúdo de operações com os Números Naturais. Verificou-se também que a sequência didática elaborada com base na TSD é capaz de fortalecer o desenvolvimento autônomo do aluno. Porém, para que isso ocorra, é necessário que ele consiga, a partir do que foi planejado pelo professor, modificar seus conhecimentos em busca de novos saberes. Apesar disso, é perceptível a dependência que os alunos têm da validação de suas respostas pelos professores.1 recurso online : PDF.application/pdfDidatica - Estudo e ensinoMatemática - DidaticaAprendizagem - MatemáticaEducação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR-G-CAROLINE ARANAO PASSOS.pdfapplication/pdf1313223https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76312/1/R-G-CAROLINE%20ARANAO%20PASSOS.pdfa58c2ca41a68a649dd7bd2c847508359MD51open access1884/763122022-06-06 18:01:24.603open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76312Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-06T21:01:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas |
title |
Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas |
spellingShingle |
Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas Passos, Caroline Aranão, 1999- Didatica - Estudo e ensino Matemática - Didatica Aprendizagem - Matemática |
title_short |
Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas |
title_full |
Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas |
title_fullStr |
Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas |
title_full_unstemmed |
Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas |
title_sort |
Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas |
author |
Passos, Caroline Aranão, 1999- |
author_facet |
Passos, Caroline Aranão, 1999- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Caroline Aranão, 1999- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Meier, Wander Mateus Branco, 1985- |
contributor_str_mv |
Meier, Wander Mateus Branco, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didatica - Estudo e ensino Matemática - Didatica Aprendizagem - Matemática |
topic |
Didatica - Estudo e ensino Matemática - Didatica Aprendizagem - Matemática |
description |
Orientador: Prof. Dr. Wander Mateus Branco Meier |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-06T21:01:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-06T21:01:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/76312 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/76312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76312/1/R-G-CAROLINE%20ARANAO%20PASSOS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a58c2ca41a68a649dd7bd2c847508359 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860312481136640 |