"Make the best woman... win" : pertubações entre os discursos psi, psicanálise e teoria queer na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/38044 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Maria Rita de Assis César |
id |
UFPR_b832f59c0a63430d4119fbb4c6191f59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38044 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pestana, Germano ManoelCésar, Maria Rita de Assis, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2022-07-07T14:42:45Z2022-07-07T14:42:45Z2015https://hdl.handle.net/1884/38044Orientadora: Profª. Drª. Maria Rita de Assis CésarDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 17/03/2015Inclui referênciasResumo: Este trabalho é dividido em duas partes, uma primeira de caráter analítico-discursivo; a segunda especulativa. Na primeira parte, analisamos de que maneira os discursos psi (oriundos da psicologia, da psiquiatria e da psicanálise) passaram a integrar o espaço escolar, impondo uma compreensão do sujeito aluno atravessada por verdades diagnósticas que imputam no aluno a responsabilidade por sua inadequação à instituição. Em seguida, analisamos as condições que permitiram que um sistema de diagnósticos biopsiquiátricos se estabelecesse a partir da publicação do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM), manual que se constitui como verdade dentro do campo psi. A publicação das diferentes versões do DSM abre caminho para uma compreensão meramente orgânica do sujeito, o que culmina na farmacologização dos transtornos psíquicos, a partir da descoberta das primeiras substâncias neurolépticas. Finalizamos a parte analítico-descritiva pelo estudo do caso de um aluno apanhado na trama dos discursos psi na escola, a partir da análise de prontuários emitidos por diversos profissionais que se ocupam dele na escola. Iniciamos a segunda parte do texto, de caráter especulativo, pela análise da potencialidade que a histeria oferece à psicanálise em questionar a ordem sexual e impor uma nova nosografia dos transtornos psíquicos. Seguimos analisando as críticas que Michel Foucault tece à psicanálise, assim como os momentos em que o autor localiza nela a potência de um discurso de resistência e contra-conduta dentro do campo psi. No capítulo seguinte estudamos as aproximações e as divergências entre teoria queer e psicanálise, e propomos que o encontro desses saberes questiona os fundamentos de ambas as teorias. Por fim, revisitamos o caso analisado na primeira parte do texto através de uma ficção que desloca o campo psi do lugar de verdade sobre a psicopatologia, produzindo outras possibilidades de subjetivação. Palavras-chave: Psicanálise, Teoria Queer, Discursos Psi, Medicalização, DSM.Abstract: This text is divided into two parts, the first one analytical-discursive; the second speculative. In the first part, we analyze how the psy discourses (from psychology, psychiatry and psychoanalysis) became part of the school environment, requiring an understanding of the subject student crossed by diagnostic truths that impose on the students the responsibility for their inadequacy to the institution. Then, we analyze the conditions that allowed a system of biopsychiatric diagnostic be established from the publication of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM), manual that is imposed as the truth within the psy field. The publication of the different versions of DSM opens the way for a purely organic understanding of the subject, which culminates in the pharmacolization of psychic disorders, starting on the discovery of the first neuroleptic substances. We end the analytic-descriptive part by studying the case of a student caught in the web of psy discourses at school, which we do from the analysis of medical records issued by various professionals attending to him at school. We started the second part of the text, the speculative one, analyzing the potential that hysteria offers to psychoanalysis to question the sexual order and impose a new nosography on psychic disorders. We continue analyzing the criticism that Michel Foucault charges the psychoanalysis with, as well as the moments when the author finds in it the power of a discourse of resistance and counter-conduct within the psy field. In the next chapter, we study the similarities and differences between queer theory and psychoanalysis, and we suggest that the gathering of these knowledge interrogates the foundations of both theories. Finally, we revisit the case analyzed in the first part of the text through a fiction that moves the psy field from the place of truth on psychopathology, producing other possibilities of subjectivity. Key-words: Psychoanalysis, Queer Theory, Psy Discourses, Medicalization, DSM.198f.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoPsicanálise e educaçãoTeoria queerMedicalizaçãoIdentidade de gênero"Make the best woman... win" : pertubações entre os discursos psi, psicanálise e teoria queer na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - GERMANO MANOEL PESTANA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38044/1/R%20-%20D%20-%20GERMANO%20MANOEL%20PESTANA.pdf.jpg5037e3768f7f143999aed325f0f96917MD51open accessTEXTR - D - GERMANO MANOEL PESTANA.pdf.txtExtracted Texttext/plain466910https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38044/2/R%20-%20D%20-%20GERMANO%20MANOEL%20PESTANA.pdf.txt1931fb0493ef299f12b161f3c8bc2f79MD52open accessORIGINALR - D - GERMANO MANOEL PESTANA.pdfapplication/pdf2350044https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38044/3/R%20-%20D%20-%20GERMANO%20MANOEL%20PESTANA.pdff7902a8e631cf9356a4cce5a2209ad48MD53open access1884/380442022-07-07 11:42:45.177open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38044Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-07T14:42:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Make the best woman... win" : pertubações entre os discursos psi, psicanálise e teoria queer na educação |
title |
"Make the best woman... win" : pertubações entre os discursos psi, psicanálise e teoria queer na educação |
spellingShingle |
"Make the best woman... win" : pertubações entre os discursos psi, psicanálise e teoria queer na educação Pestana, Germano Manoel Educação Psicanálise e educação Teoria queer Medicalização Identidade de gênero |
title_short |
"Make the best woman... win" : pertubações entre os discursos psi, psicanálise e teoria queer na educação |
title_full |
"Make the best woman... win" : pertubações entre os discursos psi, psicanálise e teoria queer na educação |
title_fullStr |
"Make the best woman... win" : pertubações entre os discursos psi, psicanálise e teoria queer na educação |
title_full_unstemmed |
"Make the best woman... win" : pertubações entre os discursos psi, psicanálise e teoria queer na educação |
title_sort |
"Make the best woman... win" : pertubações entre os discursos psi, psicanálise e teoria queer na educação |
author |
Pestana, Germano Manoel |
author_facet |
Pestana, Germano Manoel |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
César, Maria Rita de Assis, 1964- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pestana, Germano Manoel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Psicanálise e educação Teoria queer Medicalização Identidade de gênero |
topic |
Educação Psicanálise e educação Teoria queer Medicalização Identidade de gênero |
description |
Orientadora: Profª. Drª. Maria Rita de Assis César |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-07T14:42:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-07T14:42:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/38044 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/38044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
198f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38044/1/R%20-%20D%20-%20GERMANO%20MANOEL%20PESTANA.pdf.jpg https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38044/2/R%20-%20D%20-%20GERMANO%20MANOEL%20PESTANA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38044/3/R%20-%20D%20-%20GERMANO%20MANOEL%20PESTANA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5037e3768f7f143999aed325f0f96917 1931fb0493ef299f12b161f3c8bc2f79 f7902a8e631cf9356a4cce5a2209ad48 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860447145558016 |