O papel moderador de docentes na associação entre a violência escolar e ajustamento acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Josafá Moreira da, 1978
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/34643
Resumo: Orientadora: Profª Drª Lidia Natália Dobrianskyj Weber
id UFPR_b97dcbeda9e18e2fe8e3ffc258477cae
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34643
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cunha, Josafá Moreira da, 1978Weber, Lidia Natalia DobrianskyjUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-04T17:56:07Z2020-08-04T17:56:07Z2012https://hdl.handle.net/1884/34643Orientadora: Profª Drª Lidia Natália Dobrianskyj WeberTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/01/2013Inclui referênciasResumo: No presente trabalho examina-se a associação entre a vitimização entre pares e o ajustamento acadêmico, avaliando como os comportamentos docentes podem exacerbar ou reduzir o impacto da vitimização no ajustamento escolar. Uma abordagem com múltiplos estudos é utilizada para investigar a questão de pesquisa. No primeiro estudo, foi conduzida análise secundária dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Brasileira (SAEB) dos anos 2003 e 2005, investigando como o suporte social de amigos, pais e professores pode moderar a associação entre o desempenho acadêmico e adversidades no clima escolar, por meio de uma abordagem multinível. Foi verificado que o suporte docente tem efeitos moderadores únicos, reduzindo o impacto prejudicial de um clima escolar adverso no desempenho acadêmico, junto dos efeitos relacionadas a pais e amigos. No segundo estudo, 691 estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental (6º a 9º Anos) de uma escola Pública na cidade de Curitiba (PR) completaram uma série de medidas sobre vitimização entre pares, engajamento acadêmico e qualidade de relacionamento professor-aluno. Uma análise de regressão multinível revelou que a associação entre a vitimização entre pares e o engajamento acadêmico é moderada por aspectos específicos da qualidade de relação do professor com a turma em que o estudante se insere, para além dos efeitos moderadores do relacionamento individual professoraluno. Por fim, o terceiro estudo analisa as atitudes e intervenções de 70 professores do ensino fundamental diante de situações de vitimização entre pares. Os participantes completaram um questionário contendo sete vinhetas ilustradas apresentando situações de agressão direta e relacional. Os resultados apresentam estratégias específicas sugeridas por docentes diante de cenários de vitimização, sendo que a associação entre tais estratégias e a percepção docente sobre a vitimização é também analisada. Juntos, os três estudos enfatizam como aspectos específicos e globais da qualidade da relação entre professores e estudantes moderam os efeitos potencialmente danosos da vitimização no ajustamento acadêmico, reduzindo ou em alguns casos exacerbando tal impacto. Diante dos resultados que enfatizam como professores podem contribuir para reduzir o impacto da vitimização e climas escolares adversos no ajustamento acadêmico, é fundamental promover o desenvolvimento das habilidades interpessoais de professores.Abstract: The present work examines the association between peer victimization and academic adjustment , assessing how teachers behaviors can exacerbate or reduce the impact of victimization in school adjustment. A multi-study approach is used to examine the research problem. In the first study, a secondary analysis of the data of the National System for Evaluation of Basic Education (SAEB) from the years 2003 and 2005, investigating how social support from friends, parents and teachers may moderate the association between academic performance and an adverse school climate, through a multilevel approach. Among other findings, it was verified that teachers' support has unique moderating effects, reducing the harmful impact of an adverse school climate, in addition to the effects of parents and friends. In the second study, 691 Elementary School students (6th - 9th Years) from a public school in Curitiba (Paraná) completed a series of measures of peer victimization, school engagement, and quality of student-teacher relationship. A multilevel regression revealed that the association between peer victimization and academic engagement is moderated by specific aspects of the quality of the relationship of the teacher with the classroom in which the student is inserted, beyond the moderating effects of the individual studentteacher relationship. Finally, the third study analyses the attitudes and interventions of 70 elementary school teachers in situations of peer victimization. Participants completed a questionnaire including seven illustrated vignettes depicting direct and relational aggression scenarios. Results show specific strategies suggested by teachers in the face of victimization scenarios, while the association between such strategies and teachers perception regarding victimization is also analyzed. Altogether, the three studies emphasize how specific and global aspects of the quality of the relationship between teachers and students moderate the potentially harmful effects of victimization on academic adjustment, reducing or in some cases exacerbating this impact. Considering the findings emphasizing how teachers can contribute to reduce the impact of victimization and adverse school climates on academic adjustment, it is fundamental to promote the development of interpersonal skills of teachers.167 f. : il., tabs. grafs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesViolencia escolarProfessores e alunosAmbiente de sala de aulaAssédio nas escolasEducaçãoO papel moderador de docentes na associação entre a violência escolar e ajustamento acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JOSAFA MOREIRA DA CUNHA.pdfapplication/pdf2820193https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34643/1/R%20-%20T%20-%20JOSAFA%20MOREIRA%20DA%20CUNHA.pdf4b5e37ed33ffb219fad240b06f91f88eMD51open accessTEXTR - T - JOSAFA MOREIRA DA CUNHA.pdf.txtExtracted Texttext/plain230480https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34643/2/R%20-%20T%20-%20JOSAFA%20MOREIRA%20DA%20CUNHA.pdf.txte3b397ed74eb32a991e22b420b6aff10MD52open accessTHUMBNAILR - T - JOSAFA MOREIRA DA CUNHA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1322https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34643/3/R%20-%20T%20-%20JOSAFA%20MOREIRA%20DA%20CUNHA.pdf.jpg483091acbe5fd29cde0bc5bf299ce66bMD53open access1884/346432020-08-04 14:56:07.217open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34643Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-04T17:56:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel moderador de docentes na associação entre a violência escolar e ajustamento acadêmico
title O papel moderador de docentes na associação entre a violência escolar e ajustamento acadêmico
spellingShingle O papel moderador de docentes na associação entre a violência escolar e ajustamento acadêmico
Cunha, Josafá Moreira da, 1978
Teses
Violencia escolar
Professores e alunos
Ambiente de sala de aula
Assédio nas escolas
Educação
title_short O papel moderador de docentes na associação entre a violência escolar e ajustamento acadêmico
title_full O papel moderador de docentes na associação entre a violência escolar e ajustamento acadêmico
title_fullStr O papel moderador de docentes na associação entre a violência escolar e ajustamento acadêmico
title_full_unstemmed O papel moderador de docentes na associação entre a violência escolar e ajustamento acadêmico
title_sort O papel moderador de docentes na associação entre a violência escolar e ajustamento acadêmico
author Cunha, Josafá Moreira da, 1978
author_facet Cunha, Josafá Moreira da, 1978
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Weber, Lidia Natalia Dobrianskyj
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Josafá Moreira da, 1978
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Violencia escolar
Professores e alunos
Ambiente de sala de aula
Assédio nas escolas
Educação
topic Teses
Violencia escolar
Professores e alunos
Ambiente de sala de aula
Assédio nas escolas
Educação
description Orientadora: Profª Drª Lidia Natália Dobrianskyj Weber
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-04T17:56:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-04T17:56:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/34643
url https://hdl.handle.net/1884/34643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 167 f. : il., tabs. grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34643/1/R%20-%20T%20-%20JOSAFA%20MOREIRA%20DA%20CUNHA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34643/2/R%20-%20T%20-%20JOSAFA%20MOREIRA%20DA%20CUNHA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34643/3/R%20-%20T%20-%20JOSAFA%20MOREIRA%20DA%20CUNHA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b5e37ed33ffb219fad240b06f91f88e
e3b397ed74eb32a991e22b420b6aff10
483091acbe5fd29cde0bc5bf299ce66b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860793843580928