Tecnologias de informação e comunicação : estruturando núcleos de conteúdos, para disciplina específica no curso de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/26849 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Brito |
id |
UFPR_b9ff1459aaf5fa03cc76d9f4854a35e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26849 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva, Mônica Caetano Vieira daBrito, Gláucia da Silva, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-06-09T14:35:19Z2020-06-09T14:35:19Z2011https://hdl.handle.net/1884/26849Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva BritoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/09/2011Inclui referênciasResumo: Este trabalho de investigação aponta os núcleos de conteúdos – expressos na ementa das disciplinas que têm como objeto de estudo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) - necessários à formação do professor, no Curso de Pedagogia. Teoricamente buscou-se aproximar as discussões sobre tecnologias a partir das relações entre cultura, tecnologia e educação; das transformações provocadas pelo avanço tecnológico na sociedade; da postura do professor para uso destas tecnologias, bem como da necessidade de formação adequada do professor para incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação na sua prática pedagógica, por meio do aporte teórico de autores como Eagleton (2005), Forquin (1993), Brito e Purificação (2006), Sancho (2001), Sampaio e Leite (2001), Masetto (2000), García-Vera (2000), dentre outros. A pesquisa foi estruturada metodologicamente a partir das proposições da pesquisa qualitativa, com base nos estudos de Lankshear e Knobel (2008) e Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (2004) e desenvolvida numa Instituição privada de Ensino Superior, que oferece o Curso de Pedagogia. Foi realizada em cinco fases distintas: escolha da Instituição, aplicação de questionários, com questões abertas, a estudantes do curso de Pedagogia que cursam a disciplina, no terceiro período, que contempla as Tecnologias de Informação e Comunicação, aplicação de questionários, a alunos que cursaram a disciplina e estão no último período do curso. Em seguida, foi realizada entrevista com professor que ministra a disciplina, bem como análise das ementas desta disciplina específica que estuda as Tecnologias de Informação e Comunicação, no curso de Pedagogia, naquela Instituição de ensino. Ao término da revisão teórica e análise dos dados coletados, foi possível eleger os núcleos de conteúdos necessários à disciplina que contempla o estudo acerca das Tecnologias de Informação e Comunicação. Destarte, os dados investigados apontaram que, mesmo entre as ementas que expressavam conteúdos de natureza mais epistemológica das Tecnologias de Informação e Comunicação, seu alcance, junto aos alunos, em sua grande maioria, reduziu-se à sua aparência instrumental. Para superar essa marca meramente instrumental do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, forjando uma relação mais indissociável entre os conteúdos de natureza epistemológica e instrumental, propõe-se uma reorganização dos núcleos de conteúdos a partir dos estudos de García-Vera, para que o aluno em formação possa compreender as questões econômicas, políticas e sociais que envolvem o desenvolvimento tecnológico e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem.Abstract: The present work of investigation has the intention of pointing out the cores of contents – expressed in the set of disciplines which has as subject the Information and Communication Technologies (ICT) – necessary to the academic formation of teachers, in the Course of Pedagogy.Theoretically it was sought to approximate the discussions about technologies from the connections among culture, technology and education; from the changes triggered due to the techonological advance in society; from the teacher posture related to the use of such technologies and the need of adequate academic formation of the teacher in order to assimilate the Information and Communication technologies in his pedagogic practice, having as reference authors as Eagleton(2005), Forquin (1993), Brito e Purificação (2006), Sancho (2001), Sampaio e Leite (2001), Masetto (2000), García-Vera (2000), among others. The research was methodologically strutured from the propositions of qualitative research, based on the studies of Lankshear e Knobel (2008), Alves-Mazzotti and Gewandsznajder (2004) and developed in a private Superior Teaching Institution, which offers the Course of Pedagogy. It was carried out in five distinct phases: choice of the institution, the application of questionnaires, with open questions, to students of the Pedagogy Course who have the discipline, in the third period, the period which the Information and Communication Technologies are studied, the application of questionnaires, to students who have already had the discipline and are coursing the last period of the course. An interview with the professor responsible for the discipline was carried out, as well as an analysis of the set of this specific discipline which studies the Information and Communication Technologies, in the Course of Pedagogy of that teaching institution. In the end of the theoretical review and of the annalysis of the data collected, it was possible to elect the cores of contents needed to the discipline which approaches the study about the Information and Communication Technologies and the set that expressed more epistemological contents of the Information and Communication Technologies. Therefore, the data which were investigated pointed out that, even among the set that expressed contents of more epistemological nature of the Information and Communication Technologies, its reach related to the students, was reduced to its instrumental appearance. In order to overcome that mark merely instrumental of the Information and Communication Technologies, forging a relation more solid among the contents of epistemological and instrumental nature, it is proposed an reorganization of cores of contents from the studies of García-Vera, trying to give student who is being forged the ability of understanding the economical, political and social issues, that are related to the technological developement and its impact in the process of teaching and learning.164 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoTecnologia educacionalProfessores - FormaçãoTecnologia da informaçãoEducaçãoTecnologias de informação e comunicação : estruturando núcleos de conteúdos, para disciplina específica no curso de pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO.pdfapplication/pdf1451005https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26849/1/DISSERTACAO.pdf28f8f147149471b0240f2e97400d0dc1MD51open accessTEXTDISSERTACAO.pdf.txtExtracted Texttext/plain349578https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26849/2/DISSERTACAO.pdf.txt602c0cb0fb4c10daaed5cf094e68bb26MD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26849/3/DISSERTACAO.pdf.jpg235933f38c02fa9a129aaac8b3c0e27fMD53open access1884/268492020-06-09 11:35:19.343open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26849Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-09T14:35:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação : estruturando núcleos de conteúdos, para disciplina específica no curso de pedagogia |
title |
Tecnologias de informação e comunicação : estruturando núcleos de conteúdos, para disciplina específica no curso de pedagogia |
spellingShingle |
Tecnologias de informação e comunicação : estruturando núcleos de conteúdos, para disciplina específica no curso de pedagogia Silva, Mônica Caetano Vieira da Dissertações - Educação Tecnologia educacional Professores - Formação Tecnologia da informação Educação |
title_short |
Tecnologias de informação e comunicação : estruturando núcleos de conteúdos, para disciplina específica no curso de pedagogia |
title_full |
Tecnologias de informação e comunicação : estruturando núcleos de conteúdos, para disciplina específica no curso de pedagogia |
title_fullStr |
Tecnologias de informação e comunicação : estruturando núcleos de conteúdos, para disciplina específica no curso de pedagogia |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de informação e comunicação : estruturando núcleos de conteúdos, para disciplina específica no curso de pedagogia |
title_sort |
Tecnologias de informação e comunicação : estruturando núcleos de conteúdos, para disciplina específica no curso de pedagogia |
author |
Silva, Mônica Caetano Vieira da |
author_facet |
Silva, Mônica Caetano Vieira da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Brito, Gláucia da Silva, 1961- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mônica Caetano Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Tecnologia educacional Professores - Formação Tecnologia da informação Educação |
topic |
Dissertações - Educação Tecnologia educacional Professores - Formação Tecnologia da informação Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Brito |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-09T14:35:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-09T14:35:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/26849 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/26849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
164 f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26849/1/DISSERTACAO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26849/2/DISSERTACAO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26849/3/DISSERTACAO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28f8f147149471b0240f2e97400d0dc1 602c0cb0fb4c10daaed5cf094e68bb26 235933f38c02fa9a129aaac8b3c0e27f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898913811267584 |