A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/27441 |
Resumo: | Orientadora : Profa. Dra. Simone da Silva Soria Medina |
id |
UFPR_ba3a8d0ac1f1c81d0aea623bbf9ab905 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27441 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaMedina, Simone da Silva Soria, 1969-Camargo, Keilla Cristina Arsie2024-04-08T12:58:53Z2024-04-08T12:58:53Z2012https://hdl.handle.net/1884/27441Orientadora : Profa. Dra. Simone da Silva Soria MedinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática . Defesa: Curitiba, 23/02/2012Bibliografia: fls. 139-144Resumo: As Diretrizes Curriculares de Matemática da Educação Básica do Estado do Paraná passaram por algumas reformulações e desde 2008 propõem o ensino das Geometrias não Euclidianas no Ensino Fundamental e Médio. Para o Ensino Médio, são destacadas as seguintes Geometrias: Hiperbólica, Elíptica, Projetiva e Fractal. Ao se abordar este tema, alguns questionamentos são levantados, como por exemplo: o que são estas Geometrias, desde quando se passou a pensar em seu ensino; por que ainda não são de fato ensinadas; e como é um tema que ainda não está inserido nas aulas de Matemática, quais alternativas e metodologias podem ser desenvolvidas para se buscar uma melhor compreensão dos seus conceitos básicos. Assim, é apresentado um histórico sobre a Geometria Euclidiana, passando pelo quinto postulado, que desencadeou o estudo das novas Geometrias. Também faz – se um levantamento histórico destas Geometrias; busca-se algumas metodologias que foram estudadas para aprimorar seu ensino e destacamos a Expressão Gráfica como um instrumento facilitador na construção e apropriação destes novos conceitos, focalizando os recursos visuo-espacias e imagéticosAbstract: Las Directrices Curriculares de la Matemática en la Educación del Estado del Paraná pasaron por algunas reformulaciones y a partir del año 2008 propusieron la enseñanza de la Geometría no Euclidiana en la enseñanza de los ciclos fundamentales y medios. Para la enseñanza del ciclo medio son destacadas las siguientes Geometrías: Hiperbólica, Elíptica, Proyectiva y Fractal. Al proponer el tema algunas cuestionamientos son llevados en consideración como por ejemplo: que son estas Geometrías, a partir de cuándo se pensó en su enseñanza, porque todavía no son enseñadas, como es un tema que todavía no está dentro de las clases de Matemática, cuales son las alternativas y metodologías que pueden ser desarrolladas para buscar una mejor comprensión de sus conceptos básicos. Todavía, se presenta un histórico sobre la Geometría Euclidiana, pasando por el quinto postulado que desencadena el estudio de las nuevas Geometrías. También se hace un levantamiento histórico de estas Geometrías, en busca de algunas metodologías que fueron estudiadas para mejorar su enseñanza y se destaca la Expresión Gráfica como un instrumento que facilita la construcción de estos nuevos conceptos, enfocando los recursos visoespaciales y imagéticos.144f. : il., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalGeometria não-euclidianaEspaço elipticoGeometria hiperbolicaMatemáticaA expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CAMARGO, KEILLA CRISTINA ARSIE.pdfapplication/pdf3248781https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27441/1/R%20-%20D%20-%20CAMARGO%2c%20KEILLA%20CRISTINA%20ARSIE.pdf7da6df4541bed7e383e9a88183e2a69eMD51open accessTEXTR - D - CAMARGO, KEILLA CRISTINA ARSIE.pdf.txtExtracted Texttext/plain241957https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27441/2/R%20-%20D%20-%20CAMARGO%2c%20KEILLA%20CRISTINA%20ARSIE.pdf.txt9cf4738639f604a64bc4c3f80de86c29MD52open accessTHUMBNAILR - D - CAMARGO, KEILLA CRISTINA ARSIE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27441/3/R%20-%20D%20-%20CAMARGO%2c%20KEILLA%20CRISTINA%20ARSIE.pdf.jpg385103d507374dd4f7c734ce49bc4980MD53open access1884/274412024-04-08 09:58:53.429open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27441Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T12:58:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas |
title |
A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas |
spellingShingle |
A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas Camargo, Keilla Cristina Arsie Geometria não-euclidiana Espaço eliptico Geometria hiperbolica Matemática |
title_short |
A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas |
title_full |
A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas |
title_fullStr |
A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas |
title_full_unstemmed |
A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas |
title_sort |
A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas |
author |
Camargo, Keilla Cristina Arsie |
author_facet |
Camargo, Keilla Cristina Arsie |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medina, Simone da Silva Soria, 1969- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Keilla Cristina Arsie |
contributor_str_mv |
Medina, Simone da Silva Soria, 1969- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria não-euclidiana Espaço eliptico Geometria hiperbolica Matemática |
topic |
Geometria não-euclidiana Espaço eliptico Geometria hiperbolica Matemática |
description |
Orientadora : Profa. Dra. Simone da Silva Soria Medina |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-08T12:58:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-08T12:58:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/27441 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/27441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
144f. : il., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27441/1/R%20-%20D%20-%20CAMARGO%2c%20KEILLA%20CRISTINA%20ARSIE.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27441/2/R%20-%20D%20-%20CAMARGO%2c%20KEILLA%20CRISTINA%20ARSIE.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27441/3/R%20-%20D%20-%20CAMARGO%2c%20KEILLA%20CRISTINA%20ARSIE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7da6df4541bed7e383e9a88183e2a69e 9cf4738639f604a64bc4c3f80de86c29 385103d507374dd4f7c734ce49bc4980 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898840259952640 |