A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kulmann Rodrigues, Daliane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Rosa Etcheverria, Gabriel, Abrelino Paula dos Santos, Thiago, Romário Monteiro Paniagua, Edson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/18
Resumo: O presente estudo busca analisar através da pesquisa dos livros didáticos de História da Coleção Projeto Araribá - Editora Moderna, PNLD 2017-2019, a concepção de identidade nacional expressa através do conteúdo do livro. Didática, pedagogia, identidade nacional, livro didático são conceitos interligados dentro da perspectiva da construção de um projeto político cultural de um Estado, estando muitas vezes ligado a uma política governamental para criar uma esfera patriótica em volta da Nação e auxiliar o governo a deliberar o seu projeto de política de Estado. Esta forma de construção ocorreu no Brasil. O artigo é apresentado em três momentos. Primeiramente traçamos um histórico da construção do livro didático e as percepções tanto quanto ao uso como para construção de uma identidade nacional através do seu conteúdo. Em seguida, procuramos traçar o papel do historiador como uma fonte prática de criação e execução de uma identidade nacional dentro deste processo macro.Por fim analisamos uma coleção de livros didáticos contemporâneo que segue a diretriz do PNLD para observarmos se existe uma construção de uma ideia de identidade nacional através dos conteúdos sobre a história do Brasil e que tipo de identidade possa passar através do texto escrito e iconográfico.
id CEEINTER-1_6fe19fa585de4c2874800ebe578bc5f2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto AraribáLivro Didático; Identidade; História.NenhumO presente estudo busca analisar através da pesquisa dos livros didáticos de História da Coleção Projeto Araribá - Editora Moderna, PNLD 2017-2019, a concepção de identidade nacional expressa através do conteúdo do livro. Didática, pedagogia, identidade nacional, livro didático são conceitos interligados dentro da perspectiva da construção de um projeto político cultural de um Estado, estando muitas vezes ligado a uma política governamental para criar uma esfera patriótica em volta da Nação e auxiliar o governo a deliberar o seu projeto de política de Estado. Esta forma de construção ocorreu no Brasil. O artigo é apresentado em três momentos. Primeiramente traçamos um histórico da construção do livro didático e as percepções tanto quanto ao uso como para construção de uma identidade nacional através do seu conteúdo. Em seguida, procuramos traçar o papel do historiador como uma fonte prática de criação e execução de uma identidade nacional dentro deste processo macro.Por fim analisamos uma coleção de livros didáticos contemporâneo que segue a diretriz do PNLD para observarmos se existe uma construção de uma ideia de identidade nacional através dos conteúdos sobre a história do Brasil e que tipo de identidade possa passar através do texto escrito e iconográfico.Editora CEEINTER2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/18Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 1 No. 3 (2019): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTERRevista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 1 Núm. 3 (2019): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTERRevista de Estudos Interdisciplinares ; v. 1 n. 3 (2019): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER2674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/18/18NenhumCopyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessKulmann Rodrigues, Daliane da Rosa Etcheverria, Gabriel Abrelino Paula dos Santos, Thiago Romário Monteiro Paniagua, Edson 2021-06-01T16:18:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-06-01T16:18:52Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá
title A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá
spellingShingle A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá
Kulmann Rodrigues, Daliane
Livro Didático; Identidade; História.
Nenhum
title_short A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá
title_full A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá
title_fullStr A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá
title_full_unstemmed A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá
title_sort A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá
author Kulmann Rodrigues, Daliane
author_facet Kulmann Rodrigues, Daliane
da Rosa Etcheverria, Gabriel
Abrelino Paula dos Santos, Thiago
Romário Monteiro Paniagua, Edson
author_role author
author2 da Rosa Etcheverria, Gabriel
Abrelino Paula dos Santos, Thiago
Romário Monteiro Paniagua, Edson
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kulmann Rodrigues, Daliane
da Rosa Etcheverria, Gabriel
Abrelino Paula dos Santos, Thiago
Romário Monteiro Paniagua, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático; Identidade; História.
Nenhum
topic Livro Didático; Identidade; História.
Nenhum
description O presente estudo busca analisar através da pesquisa dos livros didáticos de História da Coleção Projeto Araribá - Editora Moderna, PNLD 2017-2019, a concepção de identidade nacional expressa através do conteúdo do livro. Didática, pedagogia, identidade nacional, livro didático são conceitos interligados dentro da perspectiva da construção de um projeto político cultural de um Estado, estando muitas vezes ligado a uma política governamental para criar uma esfera patriótica em volta da Nação e auxiliar o governo a deliberar o seu projeto de política de Estado. Esta forma de construção ocorreu no Brasil. O artigo é apresentado em três momentos. Primeiramente traçamos um histórico da construção do livro didático e as percepções tanto quanto ao uso como para construção de uma identidade nacional através do seu conteúdo. Em seguida, procuramos traçar o papel do historiador como uma fonte prática de criação e execução de uma identidade nacional dentro deste processo macro.Por fim analisamos uma coleção de livros didáticos contemporâneo que segue a diretriz do PNLD para observarmos se existe uma construção de uma ideia de identidade nacional através dos conteúdos sobre a história do Brasil e que tipo de identidade possa passar através do texto escrito e iconográfico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/18
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/18/18
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nenhum
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 1 No. 3 (2019): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 1 Núm. 3 (2019): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 1 n. 3 (2019): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983748623532032