A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/18 |
Resumo: | O presente estudo busca analisar através da pesquisa dos livros didáticos de História da Coleção Projeto Araribá - Editora Moderna, PNLD 2017-2019, a concepção de identidade nacional expressa através do conteúdo do livro. Didática, pedagogia, identidade nacional, livro didático são conceitos interligados dentro da perspectiva da construção de um projeto político cultural de um Estado, estando muitas vezes ligado a uma política governamental para criar uma esfera patriótica em volta da Nação e auxiliar o governo a deliberar o seu projeto de política de Estado. Esta forma de construção ocorreu no Brasil. O artigo é apresentado em três momentos. Primeiramente traçamos um histórico da construção do livro didático e as percepções tanto quanto ao uso como para construção de uma identidade nacional através do seu conteúdo. Em seguida, procuramos traçar o papel do historiador como uma fonte prática de criação e execução de uma identidade nacional dentro deste processo macro.Por fim analisamos uma coleção de livros didáticos contemporâneo que segue a diretriz do PNLD para observarmos se existe uma construção de uma ideia de identidade nacional através dos conteúdos sobre a história do Brasil e que tipo de identidade possa passar através do texto escrito e iconográfico. |
id |
CEEINTER-1_6fe19fa585de4c2874800ebe578bc5f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto AraribáLivro Didático; Identidade; História.NenhumO presente estudo busca analisar através da pesquisa dos livros didáticos de História da Coleção Projeto Araribá - Editora Moderna, PNLD 2017-2019, a concepção de identidade nacional expressa através do conteúdo do livro. Didática, pedagogia, identidade nacional, livro didático são conceitos interligados dentro da perspectiva da construção de um projeto político cultural de um Estado, estando muitas vezes ligado a uma política governamental para criar uma esfera patriótica em volta da Nação e auxiliar o governo a deliberar o seu projeto de política de Estado. Esta forma de construção ocorreu no Brasil. O artigo é apresentado em três momentos. Primeiramente traçamos um histórico da construção do livro didático e as percepções tanto quanto ao uso como para construção de uma identidade nacional através do seu conteúdo. Em seguida, procuramos traçar o papel do historiador como uma fonte prática de criação e execução de uma identidade nacional dentro deste processo macro.Por fim analisamos uma coleção de livros didáticos contemporâneo que segue a diretriz do PNLD para observarmos se existe uma construção de uma ideia de identidade nacional através dos conteúdos sobre a história do Brasil e que tipo de identidade possa passar através do texto escrito e iconográfico.Editora CEEINTER2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/18Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 1 No. 3 (2019): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTERRevista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 1 Núm. 3 (2019): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTERRevista de Estudos Interdisciplinares ; v. 1 n. 3 (2019): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER2674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/18/18NenhumCopyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessKulmann Rodrigues, Daliane da Rosa Etcheverria, Gabriel Abrelino Paula dos Santos, Thiago Romário Monteiro Paniagua, Edson 2021-06-01T16:18:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-06-01T16:18:52Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá |
title |
A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá |
spellingShingle |
A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá Kulmann Rodrigues, Daliane Livro Didático; Identidade; História. Nenhum |
title_short |
A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá |
title_full |
A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá |
title_fullStr |
A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá |
title_full_unstemmed |
A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá |
title_sort |
A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá |
author |
Kulmann Rodrigues, Daliane |
author_facet |
Kulmann Rodrigues, Daliane da Rosa Etcheverria, Gabriel Abrelino Paula dos Santos, Thiago Romário Monteiro Paniagua, Edson |
author_role |
author |
author2 |
da Rosa Etcheverria, Gabriel Abrelino Paula dos Santos, Thiago Romário Monteiro Paniagua, Edson |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kulmann Rodrigues, Daliane da Rosa Etcheverria, Gabriel Abrelino Paula dos Santos, Thiago Romário Monteiro Paniagua, Edson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro Didático; Identidade; História. Nenhum |
topic |
Livro Didático; Identidade; História. Nenhum |
description |
O presente estudo busca analisar através da pesquisa dos livros didáticos de História da Coleção Projeto Araribá - Editora Moderna, PNLD 2017-2019, a concepção de identidade nacional expressa através do conteúdo do livro. Didática, pedagogia, identidade nacional, livro didático são conceitos interligados dentro da perspectiva da construção de um projeto político cultural de um Estado, estando muitas vezes ligado a uma política governamental para criar uma esfera patriótica em volta da Nação e auxiliar o governo a deliberar o seu projeto de política de Estado. Esta forma de construção ocorreu no Brasil. O artigo é apresentado em três momentos. Primeiramente traçamos um histórico da construção do livro didático e as percepções tanto quanto ao uso como para construção de uma identidade nacional através do seu conteúdo. Em seguida, procuramos traçar o papel do historiador como uma fonte prática de criação e execução de uma identidade nacional dentro deste processo macro.Por fim analisamos uma coleção de livros didáticos contemporâneo que segue a diretriz do PNLD para observarmos se existe uma construção de uma ideia de identidade nacional através dos conteúdos sobre a história do Brasil e que tipo de identidade possa passar através do texto escrito e iconográfico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/18 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/18 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/18/18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Nenhum |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 1 No. 3 (2019): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 1 Núm. 3 (2019): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 1 n. 3 (2019): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER 2674-8703 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983748623532032 |