Positivação da África : reflexões e ações acerca das percepções de alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Camila Chueire, 1986-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/52614
Resumo: Orientador: Prof. Mauricio Polidoro
id UFPR_bbc4d859a3caca4e64d90d3d6b906936
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52614
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Caldas, Camila Chueire, 1986-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na EscolaPolidoro, Maurício2021-10-07T22:05:58Z2021-10-07T22:05:58Z2016https://hdl.handle.net/1884/52614Orientador: Prof. Mauricio PolidoroMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na EscolaInclui referênciasResumo : O presente artigo pretende relatar uma prática docente que ocorreu com alunos de 6ºano do Ensino Fundamental, em uma escola estadual de Curitiba-Pr. Através de um questionário preliminar foi percebido que estes alunos possuíam uma visão negativa sobre a África e seus povos. Em seguida foi pensada uma intervenção que possibilitasse uma nova percepção por parte deles. Por meio da perspectiva da Educação Histórica, buscou-se analisar se houve um processo de formação de uma consciência histórica que apresentasse a positivação da África, seus povos e suas culturas. Assim, este estudo se enquadra num conjunto de produções que se comprometem a colocar em prática a lei 10.639/03, demonstrando a importância de trabalhar a temática racial em sala de aula para uma sociedade mais justa e democrática.1 arquivo (17 p.) : il. (algumas color.).application/pdfEducação étnico-racialAfricanos - CulturaNegros - HistóriaPositivação da África : reflexões e ações acerca das percepções de alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CAMILA CHUEIRE CALDAS.pdfapplication/pdf575754https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52614/1/R%20-%20E%20-%20CAMILA%20CHUEIRE%20CALDAS.pdfe03b37bdc0a22fa5d13da8d13907543aMD51open access1884/526142021-10-07 19:05:59.03open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52614Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-10-07T22:05:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Positivação da África : reflexões e ações acerca das percepções de alunos
title Positivação da África : reflexões e ações acerca das percepções de alunos
spellingShingle Positivação da África : reflexões e ações acerca das percepções de alunos
Caldas, Camila Chueire, 1986-
Educação étnico-racial
Africanos - Cultura
Negros - História
title_short Positivação da África : reflexões e ações acerca das percepções de alunos
title_full Positivação da África : reflexões e ações acerca das percepções de alunos
title_fullStr Positivação da África : reflexões e ações acerca das percepções de alunos
title_full_unstemmed Positivação da África : reflexões e ações acerca das percepções de alunos
title_sort Positivação da África : reflexões e ações acerca das percepções de alunos
author Caldas, Camila Chueire, 1986-
author_facet Caldas, Camila Chueire, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Camila Chueire, 1986-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Polidoro, Maurício
contributor_str_mv Polidoro, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Educação étnico-racial
Africanos - Cultura
Negros - História
topic Educação étnico-racial
Africanos - Cultura
Negros - História
description Orientador: Prof. Mauricio Polidoro
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-07T22:05:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-07T22:05:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/52614
url https://hdl.handle.net/1884/52614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (17 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52614/1/R%20-%20E%20-%20CAMILA%20CHUEIRE%20CALDAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e03b37bdc0a22fa5d13da8d13907543a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860522744741888