Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Gisele Schneider, 1980-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69327
Resumo: Orientadora: Prof.a Dr.a Glaucia da Silva Brito
id UFPR_bcda2de7e1819a41c2804003cad58b9b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69327
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rosa, Gisele Schneider, 1980-Brito, Gláucia da Silva, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-01-29T15:14:51Z2021-01-29T15:14:51Z2020https://hdl.handle.net/1884/69327Orientadora: Prof.a Dr.a Glaucia da Silva BritoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/07/2020Inclui referências: p. 106-113Resumo: A presente pesquisa tem como tema o professor pedagogo e a formação continuada em tecnologias na educação. Esse tema emergiu das experiências profissionais da pesquisadora, somadas aos resultados de uma pesquisa de levantamento com o mesmo objeto, na qual observou-se a necessidade de produzir conhecimento sobre o professor pedagogo e seu trabalho de articulação para integrar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) à prática pedagógica dos professores. O problema de pesquisa foi então elaborado: Quais práticas pedagógicas os professores pedagogos desenvolvem nas suas escolas a partir da realização de formação continuada sobre tecnologias na educação? Para responder a essa pergunta propôs-se como objetivo geral revelar as práticas pedagógicas que os professores pedagogos desenvolvem nas suas escolas a partir da realização de formação continuada sobre tecnologias na educação. Para essa pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o questionário on-line e entrevista semiestruturada. Os participantes da pesquisa são professores pedagogos que realizaram cursos de formação continuada em tecnologias na educação e que atuam em escolas públicas da Rede Estadual de Ensino do Paraná que ofertam Ensino Médio, no município de Curitiba, e que participaram da formação do Projeto CONECTADOS nos anos de 2015 e 2016. Seis professores pedagogos participaram desta pesquisa respondendo ao questionário on-line, dentre os quais dois participaram também das entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos com o questionário on-line foram organizados em planilha digital e possibilitaram caracterizar os sujeitos da pesquisa. Para analisar os dados das entrevistas foi desenvolvida análise interpretativa descritiva de abordagem qualitativa. A fundamentação teórica da pesquisa abrange questões da cibercultura (LÉVY, 2010), da prática pedagógica na cibercultura (SANTOS, 2019), do professor pedagogo (LIBÂNEO, 2010, 2013; PLACCO; ALMEIDA; SOUZA, 2015), da formação continuada (GATTI et al., 2019; MARCELO GARCÍA, 1999) e da formação continuada em tecnologias na educação (BELLONI, 2003). Os resultados desta pesquisa fundamentam-se nos dados obtidos com as respostas dos participantes, as quais revelaram que os professores pedagogos desenvolvem conhecimentos nos processos formativos e os utilizam para mediar a prática pedagógica dos professores, formá-los em serviço, além de contribuir para a organização do trabalho pedagógico desenvolvido pelos próprios professores pedagogos, ainda que estes encontrem dificuldades para a efetivação de suas práticas. As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos entrevistados são a mediação pedagógica da prática docente, a formação continuada dos professores e a organização do trabalho pedagógico. Essas práticas visam articular o trabalho pedagógico, o qual tem como cerne sugerir encaminhamentos metodológicos mais apropriados para assegurar a aprendizagem significativa dos alunos em tempos de cibercultura. Reafirma-se com esta pesquisa a importância da formação continuada em tecnologias na educação que considere a especificidade do trabalho do professor pedagogo, uma vez que é ele quem vai articular estratégias e metodologias de ensino diferenciadas considerando possibilidades e potencialidades pedagógicas das TDIC no cenário cibercultural. Palavras-chave: Professor pedagogo. Formação continuada em tecnologias na educação. Tecnologias digitais de informação e comunicação. Cibercultura.Abstract: The current study has as it's theme the educators and their continuing formation in "technologies for education", which has emerged from the professional experiences of the researcher added to the results of a survey about this topic, in which it was observed the need of knowledge production about the educator and it's articulated work to include digital technologies of information and communication (DTIC) to the teaching routine. The research problem was then elaborated: Which teaching practices do the educators develop in their schools from the accomplishment of the continuing formation about technologies for education? To answer this question, it was suggested as a main purpose to reveal the teaching practices that educators develop in theirs schools from the accomplishment of the continuing formation about technologies for education. For this qualitative and exploratory research, data collection from an on-line questionnaire and from a semi structured interview were used. The participants of this research are educators that have accomplished the courses of continued formation about technologies for education and work in the public schools with high school levels in Curitiba municipality, belonging to the public state of Paraná Education, participating in the project CONECTADOS in the years of 2015 and 2016. Six educators took part in this research answering the on-line questionnaire, and two of them participated in the semi structured interview. The obtained data from the on-line questionnaire was organized in a digital spreadsheet and it allowed to characterize the subjects of this research. To analyze the interview data, it was developed an interpretative and descriptive analysis from the quantitative approach. The theoretical ground of this research embraces the cyberculture issues (LÉVY, 2010), the teaching practices in cyberculture (SANTOS, 2019), the Educator (LIBÂNEO, 2010, 2013; PLACCO; ALMEIDA; SOUZA, 2015), from continuing formation (GATTI et al., 2019; MARCELO GARCÍA, 1999) and from the continuing formation in technologies for education (BELLONI, 2003). The results of this research are based on the answers collected from the participants, which revealed that educators develop knowledge in the formation process, which are used to mediate their teaching practices, to train them in work hours, besides contribute for the pedagogical work organization developed by the educators, even encountering difficulties for the realization of their practices. The pedagogical practices developed by the interviewed ones are the pedagogical mediation of the teaching practices, the teacher's continuing formation and organization of the pedagogical work. These practices aim to articulate the pedagogical work, which main goal is to suggest more appropriate methodological forwarding in order to assure a significant learning from the students in cyberculture times. With this research it's reassured the importance of the continuing formation in technologies for education that consider the specificity of the educator's work since are them who are going to articulate the different strategies and methodologies considering possibilities and pedagogical potentials of the digital technologies of information and communication (DTIC) in the cybercultural scenario. Keywords: Educator. Continuing formation in technologies for education. Digital technologies of information and communication. Cyberculture.135 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducaçãoPedagogosProfessores - FormaçãoTecnologia da informaçãoTecnologia educacionalEscolas - Curitiba (PR)EducaçãoFormação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GISELE SCHNEIDER ROSA.pdfapplication/pdf4196398https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69327/1/R%20-%20D%20-%20GISELE%20SCHNEIDER%20ROSA.pdf3964eabca5d3105684f81706535ed28aMD51open access1884/693272021-01-29 12:14:51.127open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69327Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-29T15:14:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba
title Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba
spellingShingle Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba
Rosa, Gisele Schneider, 1980-
Educação
Pedagogos
Professores - Formação
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
Escolas - Curitiba (PR)
Educação
title_short Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba
title_full Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba
title_fullStr Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba
title_full_unstemmed Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba
title_sort Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba
author Rosa, Gisele Schneider, 1980-
author_facet Rosa, Gisele Schneider, 1980-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Brito, Gláucia da Silva, 1961-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Gisele Schneider, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogos
Professores - Formação
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
Escolas - Curitiba (PR)
Educação
topic Educação
Pedagogos
Professores - Formação
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
Escolas - Curitiba (PR)
Educação
description Orientadora: Prof.a Dr.a Glaucia da Silva Brito
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-29T15:14:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-29T15:14:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69327
url https://hdl.handle.net/1884/69327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69327/1/R%20-%20D%20-%20GISELE%20SCHNEIDER%20ROSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3964eabca5d3105684f81706535ed28a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860729488277504