Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Luciana da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/35916
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino Horn
id UFPR_bcf7d2b721a7dcbbf3acf4497e312e27
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35916
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Teixeira, Luciana da SilvaHorn, Geraldo Balduíno, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2022-08-10T18:12:44Z2022-08-10T18:12:44Z2014https://hdl.handle.net/1884/35916Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino HornTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2014Inclui referênciasÁrea de concentração: EducaçãoResumo: A intenção presente no decorrer desta tese visa discutir a questão dos métodos e metodologias para o ensino de Filosofia na modalidade Ensino Médio a partir da própria Filosofia, tendo presente o alicerce teórico dos filósofos e a empiria das 129 Propostas Pedagógicas Curriculares do NREAMSUL (Estado do Paraná) para descrever e confrontar as cinco categorias de análise: concepção pedagógica, concepção filosófica, objeto de estudo, metodologia de ensino, método de ensino. O estudo concentra o referencial teórico especificamente nas reflexões sobre o exercício da autonomia para a emancipação do homem à luz do pensamento de Rousseau, sobre a tarefa de ensinar Filosofia e a filosofar segundo Kant, no trabalho com os conteúdos filosóficos de acordo com Hegel, sobre a atualidade da Filosofia e o método como problema filosófico com Adorno. Entende-se como importante pensar o ensino de Filosofia desde uma perspectiva da própria Filosofia, o que significa que pensar filosoficamente o ensino de Filosofia é pensar com ela o problema do seu ensino. Como conclusão, está expressa a ideia de que a disciplina de Filosofia não pode ser tratada como um saber documental informativo sob a pena de cair na letargia. Mas há que se ter – a partir do método de ensino adotado – um dinamismo que acarrete na crítica, na problematização, na argumentação que faz o aluno apresentar, extrair sentidos, relações e, assim, equacionar ao filosofar reflexivo, pertinente.Abstract: This intention throughout this thesis aims to discuss the question of methods and methodologies for teaching philosophy in high school mode from the philosophy itself, and present the theoretical foundation of the philosophers and the empiricism of 129 Proposals Pedagogic Curriculum of NREAMSUL (State of Parana ) to describe and contrast the five categories of analysis: instructional design, philosophical concept, object of study, teaching methodology, teaching method. The study focuses specifically on the theoretical reflections on the exercise of autonomy for the emancipation of man in the light of Rousseau's thought on the task of teaching philosophy and philosophy according to Kant, in working with the philosophical content according to Hegel, on the timeliness and method of philosophy as a philosophical problem with Adorno. It is understood as important to think about the teaching of philosophy from the perspective of philosophy itself, which means to think philosophically teaching philosophy is to think with it the problem of their teaching. In conclusion, it expresses the idea that the discipline of philosophy can not be treated as knowledge informative documentary on pain of falling into lethargy. But we must have - from the teaching method adopted - a dynamism that results in the critical problematization in arguing that the student is present, extract meanings, relationships, and thus equate to philosophize reflective, relevant.227f. : il. algumas color., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)Prática de ensinoEnsino - MetodologiaEducaçãoPor uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUCIANA DA SILVA TEIXEIRA.pdfapplication/pdf1757922https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35916/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20TEIXEIRA.pdf51bbe1be523509693333dc4f1d211dc7MD51open accessTEXTR - T - LUCIANA DA SILVA TEIXEIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain448330https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35916/2/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20TEIXEIRA.pdf.txt55cdfcbf5d7c1ab14bfe43f59443b20aMD52open accessTHUMBNAILR - T - LUCIANA DA SILVA TEIXEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35916/3/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20TEIXEIRA.pdf.jpga49a2f1fd0681381c663c38357e268ebMD53open access1884/359162022-08-10 15:12:44.836open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35916Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-10T18:12:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio
title Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio
spellingShingle Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio
Teixeira, Luciana da Silva
Teses
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Prática de ensino
Ensino - Metodologia
Educação
title_short Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio
title_full Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio
title_fullStr Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio
title_full_unstemmed Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio
title_sort Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio
author Teixeira, Luciana da Silva
author_facet Teixeira, Luciana da Silva
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Horn, Geraldo Balduíno, 1961-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Luciana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Prática de ensino
Ensino - Metodologia
Educação
topic Teses
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Prática de ensino
Ensino - Metodologia
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino Horn
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-10T18:12:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-10T18:12:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/35916
url https://hdl.handle.net/1884/35916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 227f. : il. algumas color., tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35916/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20TEIXEIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35916/2/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20TEIXEIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35916/3/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20TEIXEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 51bbe1be523509693333dc4f1d211dc7
55cdfcbf5d7c1ab14bfe43f59443b20a
a49a2f1fd0681381c663c38357e268eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860640074104832