Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/35916 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino Horn |
id |
UFPR_bcf7d2b721a7dcbbf3acf4497e312e27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35916 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Teixeira, Luciana da SilvaHorn, Geraldo Balduíno, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2022-08-10T18:12:44Z2022-08-10T18:12:44Z2014https://hdl.handle.net/1884/35916Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino HornTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2014Inclui referênciasÁrea de concentração: EducaçãoResumo: A intenção presente no decorrer desta tese visa discutir a questão dos métodos e metodologias para o ensino de Filosofia na modalidade Ensino Médio a partir da própria Filosofia, tendo presente o alicerce teórico dos filósofos e a empiria das 129 Propostas Pedagógicas Curriculares do NREAMSUL (Estado do Paraná) para descrever e confrontar as cinco categorias de análise: concepção pedagógica, concepção filosófica, objeto de estudo, metodologia de ensino, método de ensino. O estudo concentra o referencial teórico especificamente nas reflexões sobre o exercício da autonomia para a emancipação do homem à luz do pensamento de Rousseau, sobre a tarefa de ensinar Filosofia e a filosofar segundo Kant, no trabalho com os conteúdos filosóficos de acordo com Hegel, sobre a atualidade da Filosofia e o método como problema filosófico com Adorno. Entende-se como importante pensar o ensino de Filosofia desde uma perspectiva da própria Filosofia, o que significa que pensar filosoficamente o ensino de Filosofia é pensar com ela o problema do seu ensino. Como conclusão, está expressa a ideia de que a disciplina de Filosofia não pode ser tratada como um saber documental informativo sob a pena de cair na letargia. Mas há que se ter – a partir do método de ensino adotado – um dinamismo que acarrete na crítica, na problematização, na argumentação que faz o aluno apresentar, extrair sentidos, relações e, assim, equacionar ao filosofar reflexivo, pertinente.Abstract: This intention throughout this thesis aims to discuss the question of methods and methodologies for teaching philosophy in high school mode from the philosophy itself, and present the theoretical foundation of the philosophers and the empiricism of 129 Proposals Pedagogic Curriculum of NREAMSUL (State of Parana ) to describe and contrast the five categories of analysis: instructional design, philosophical concept, object of study, teaching methodology, teaching method. The study focuses specifically on the theoretical reflections on the exercise of autonomy for the emancipation of man in the light of Rousseau's thought on the task of teaching philosophy and philosophy according to Kant, in working with the philosophical content according to Hegel, on the timeliness and method of philosophy as a philosophical problem with Adorno. It is understood as important to think about the teaching of philosophy from the perspective of philosophy itself, which means to think philosophically teaching philosophy is to think with it the problem of their teaching. In conclusion, it expresses the idea that the discipline of philosophy can not be treated as knowledge informative documentary on pain of falling into lethargy. But we must have - from the teaching method adopted - a dynamism that results in the critical problematization in arguing that the student is present, extract meanings, relationships, and thus equate to philosophize reflective, relevant.227f. : il. algumas color., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)Prática de ensinoEnsino - MetodologiaEducaçãoPor uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUCIANA DA SILVA TEIXEIRA.pdfapplication/pdf1757922https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35916/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20TEIXEIRA.pdf51bbe1be523509693333dc4f1d211dc7MD51open accessTEXTR - T - LUCIANA DA SILVA TEIXEIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain448330https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35916/2/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20TEIXEIRA.pdf.txt55cdfcbf5d7c1ab14bfe43f59443b20aMD52open accessTHUMBNAILR - T - LUCIANA DA SILVA TEIXEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35916/3/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20TEIXEIRA.pdf.jpga49a2f1fd0681381c663c38357e268ebMD53open access1884/359162022-08-10 15:12:44.836open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35916Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-10T18:12:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio |
title |
Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio |
spellingShingle |
Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio Teixeira, Luciana da Silva Teses Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) Prática de ensino Ensino - Metodologia Educação |
title_short |
Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio |
title_full |
Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio |
title_fullStr |
Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio |
title_sort |
Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio |
author |
Teixeira, Luciana da Silva |
author_facet |
Teixeira, Luciana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Horn, Geraldo Balduíno, 1961- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Luciana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) Prática de ensino Ensino - Metodologia Educação |
topic |
Teses Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) Prática de ensino Ensino - Metodologia Educação |
description |
Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino Horn |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-10T18:12:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-10T18:12:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/35916 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/35916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
227f. : il. algumas color., tabs., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35916/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20TEIXEIRA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35916/2/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20TEIXEIRA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35916/3/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20TEIXEIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51bbe1be523509693333dc4f1d211dc7 55cdfcbf5d7c1ab14bfe43f59443b20a a49a2f1fd0681381c663c38357e268eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898814804721664 |