Nossos comerciais por favor! : ditadura militar e propaganda no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro Netto, David Antonio de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56009
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Marion Brepohl de Magalhães
id UFPR_c10af7336853f1f5275a70060f0468c0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56009
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Castro Netto, David Antonio deMagalhães, Marion Brepohl de, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História2019-11-18T15:19:45Z2019-11-18T15:19:45Z2018https://hdl.handle.net/1884/56009Orientadora: Profa. Dra. Marion Brepohl de MagalhãesTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 11/05/2018Inclui referências: p.246-250Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender de que maneira a ditadura militar se relacionou com a propaganda brasileira, seus agentes e instituições de classe. Com ênfase no período final do regime militar, ou seja, os anos da chamada "abertura, lenta, gradual e segura", nossa argumentação procurará salientar que as relações entre a propaganda brasileira e a ditadura não foram nem de condescendência e nem de resistência, mas, ambas ao mesmo tempo. Este movimento foi passível de ser observado na medida em que fizemos uso de documentação diversificada. Por um lado, discursos de presidentes de agências e instituições de classe (como a ABA e o CNP) e as campanhas institucionais ajudaram, por outro, a análise das campanhas produzidas pelas agências. Os momentos de aproximação demonstraram ser além das perspectivas econômicas, mas também abarcaram uma afinidade ideológica que se manteve constante até 1979, ano que consideramos aqui como marco do rompimento. Do ponto de vista da propaganda, a aproximação com o "projeto de comunicação" da agência oficial (AERP/ARP), deu-se em dois momentos. O primeiro deles, cuja característica é o nacionalismo exacerbado dos anos do "milagre econômico" brasileiro e, após o esgotamento da AERP/ARP, a partir de 1975, quando a propaganda parece ter absorvido o conteúdo do projeto e aproximado suas produções dos ideais do governo. O afastamento pode ser percebido na transformação do ufanismo dos anos 1970 num nacionalismo romântico ou discreto para, após os anos 1980, um rompimento completo, ou seja, o abandono das temáticas nacionalistas e o foco nos valores individuais e na exaltação dos prazeres do indivíduo. No que diz respeito a ditadura, nosso objetivo foi compreender de que maneira a propaganda brasileira, direta e/ou indiretamente, ajudou a compor, enquanto parcela comprometida com o governo, um conjunto de mensagens que, de alguma maneira, procuravam manter/instigar algum tipo de sentimento positivo, otimismo ou euforia. Como suporte teórico, lastreamos nossa pesquisa nas diversas reflexões de Pierre Ansart a respeito dos regimes políticos e dos regimes das emoções, ou naquilo que o autor chama de "gestão das paixões políticas", para compreender como tais sentimentos puderem ser manipulados tanto por àqueles que ocupavam o Estado, como aqueles que giravam em sua órbita. Palavras - Chave: Ditadura Militar; propaganda; propaganda políticaAbstract: This research aims to understand how the military dictatorship related to Brazilian advertisement, its agents and class institutions. Emphasizing on the final period of the military regime, the years of the so-called "open, slow, gradual and safe," our argument seeks to highlight that the relations between Brazilian advertising and the dictatorship were neither condescension nor resistance, but both at the same time. This movement could be observed as we made use of diversified documentation. On one hand, speeches by presidents of agencies and class institutions (such as ABA and CNP) and institutional campaigns helped; on the other hand, the analysis of the campaigns produced by the agencies. The moments of approximation proved to be beyond economic perspectives, but also embraced an ideological affinity that remained constant until 1979, a year that is considered as a breakthrough. From the point of view of advertising, the approach to the "communication project" of the official agency (AERP / ARP) took place in two moments. The first one, whose characteristic is the exacerbated nationalism of the years of the Brazilian "economic miracle", and after the exhaustion of the AERP / ARP, from 1975, when advertising seems to have absorbed the content of the project and brought its productions closer to the ideals of the government. The separation can be perceived in the transformation of the 1970s patriotism into a romantic or discrete nationalism, after the 1980s a complete breakthrough, that is, the abandonment of nationalist themes and the focus on individual values and the exaltation of the pleasures of the individual. With regard to dictatorship, our goal was to understand how Brazilian advertising, directly and / or indirectly, helped to compose, as a committed part of the government, a set of messages that somehow sought to maintain / instigate some kind of positive feeling, optimism or euphoria. As a theoretical support, we base our research on Pierre Ansart's various reflections on political regimes and regimes of emotions, or on what the author calls "management of political passions," to understand how such feelings can be manipulated by both those who they occupied the state, like those that revolved in its orbit. Key words: Military dictatorship, advertisement, political advertisement.250 p. : il. (algumas color.).application/pdfXGoverno militar - Brasil - HistóriaPropaganda - Brasil - História - Séc. XXComunicação - Aspectos politicos - Brasil - História - Séc. XXBrasil - Política e governo  - 1964-1977Nossos comerciais por favor! : ditadura militar e propaganda no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - DAVID ANTONIO DE CASTRO NETTO.pdfapplication/pdf9743919https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56009/1/R%20-%20T%20-%20DAVID%20ANTONIO%20DE%20CASTRO%20NETTO.pdf15540c3de99f1bc6205780a80f2c8439MD51open access1884/560092019-11-18 12:19:46.049open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56009Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-18T15:19:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nossos comerciais por favor! : ditadura militar e propaganda no Brasil
title Nossos comerciais por favor! : ditadura militar e propaganda no Brasil
spellingShingle Nossos comerciais por favor! : ditadura militar e propaganda no Brasil
Castro Netto, David Antonio de
X
Governo militar - Brasil - História
Propaganda - Brasil - História - Séc. XX
Comunicação - Aspectos politicos - Brasil - História - Séc. XX
Brasil - Política e governo  - 1964-1977
title_short Nossos comerciais por favor! : ditadura militar e propaganda no Brasil
title_full Nossos comerciais por favor! : ditadura militar e propaganda no Brasil
title_fullStr Nossos comerciais por favor! : ditadura militar e propaganda no Brasil
title_full_unstemmed Nossos comerciais por favor! : ditadura militar e propaganda no Brasil
title_sort Nossos comerciais por favor! : ditadura militar e propaganda no Brasil
author Castro Netto, David Antonio de
author_facet Castro Netto, David Antonio de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Magalhães, Marion Brepohl de, 1956-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro Netto, David Antonio de
dc.subject.por.fl_str_mv X
Governo militar - Brasil - História
Propaganda - Brasil - História - Séc. XX
Comunicação - Aspectos politicos - Brasil - História - Séc. XX
Brasil - Política e governo  - 1964-1977
topic X
Governo militar - Brasil - História
Propaganda - Brasil - História - Séc. XX
Comunicação - Aspectos politicos - Brasil - História - Séc. XX
Brasil - Política e governo  - 1964-1977
description Orientadora: Profa. Dra. Marion Brepohl de Magalhães
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-18T15:19:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-18T15:19:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56009
url https://hdl.handle.net/1884/56009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 250 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56009/1/R%20-%20T%20-%20DAVID%20ANTONIO%20DE%20CASTRO%20NETTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 15540c3de99f1bc6205780a80f2c8439
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860858629849088