Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagio, Viviane Aparecida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/37250
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Emerson Rolkouski
id UFPR_c10fad4a9d9bde7d311e792d34542f06
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37250
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rolkouski, Emerson, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaBagio, Viviane Aparecida2024-04-08T12:23:32Z2024-04-08T12:23:32Z2014https://hdl.handle.net/1884/37250Orientador : Prof. Dr. Emerson RolkouskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 11/12/2014Inclui referênciasResumo: Este trabalho tem como objetivo resgatar o processo de formação de professores no Estado do Paraná entre os anos 2003 e 2010 com vistas à implantação do conteúdo de Geometrias Não Euclidianas (e outras discussões atreladas), pela ótica dos formadores que estavam vinculados à SEED/PR – Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Inicialmente apresentamos algumas discussões para motivar as compreensões acerca do currículo e o que ele representa. Para cumprir nosso objetivo nos valeremos de uma pesquisa documental acerca das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, bem como um estudo sobre os documentos que antecederam as DCE e suas versões preliminares. Na sequência apresentamos depoimentos que foram produzidos de acordo com os princípios metodológicos da História Oral. Tanto a pesquisa documental como as entrevistas são suporte para uma análise baseada na Hermenêutica de Profundidade. Finalmente, encerramos este trabalho com uma interpretação da lírica de Luís Vaz de Camões e uma possível comparação do currículo com o amor e o que ambos podem implicar no nosso cotidiano e em especial, num documento de Diretrizes.Abstract: This paper aims to rescue the process of training teachers in the state of Paraná between 2003 and 2010 with a view of the deployment of Non-Euclidean Geometries content (and other related discussions), through the perspective of trainers who were linked to the SEED/PR - State Department of Education of Paraná. Initially we present some discussions to motivate understandings about the curriculum and what it represents. To accomplish our goal we will use some documentary research on the Paraná State Curriculum Guidelines, as well as a study of the documents preceding the DCE and their drafts. Following that, we present testimonials that were collected according to the methodological principles of Oral History. Both desk research and interviews are support for an analysis based on Hermeneutics of Depth. Finally, we end this paper with a lyrical interpretation of Luís Vaz de Camões and a possible comparison of the ccurriculum with love and what both can imply in our everyday life and especially in the Guidelines document.350f. : il., color., grafs. tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoGeometria não-euclidianaHistoria oralMatemáticaDa escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VIVIANE APARECIDA BAGIO.pdfapplication/pdf16643008https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37250/1/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20BAGIO.pdf3d682fada071219ecabeb6070d434d41MD51open accessTEXTR - D - VIVIANE APARECIDA BAGIO.pdf.txtExtracted Texttext/plain601338https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37250/2/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20BAGIO.pdf.txtf252ee0eccf6245bd122376d8dc43f84MD52open accessTHUMBNAILR - D - VIVIANE APARECIDA BAGIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1117https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37250/3/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20BAGIO.pdf.jpg1e60862b3532ad083af740456f02cbaaMD53open access1884/372502024-04-08 09:23:32.334open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37250Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T12:23:32Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos
title Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos
spellingShingle Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos
Bagio, Viviane Aparecida
Matemática - Estudo e ensino
Geometria não-euclidiana
Historia oral
Matemática
title_short Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos
title_full Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos
title_fullStr Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos
title_full_unstemmed Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos
title_sort Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos
author Bagio, Viviane Aparecida
author_facet Bagio, Viviane Aparecida
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Rolkouski, Emerson, 1975-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagio, Viviane Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Geometria não-euclidiana
Historia oral
Matemática
topic Matemática - Estudo e ensino
Geometria não-euclidiana
Historia oral
Matemática
description Orientador : Prof. Dr. Emerson Rolkouski
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T12:23:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T12:23:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/37250
url https://hdl.handle.net/1884/37250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 350f. : il., color., grafs. tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37250/1/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20BAGIO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37250/2/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20BAGIO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37250/3/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20BAGIO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d682fada071219ecabeb6070d434d41
f252ee0eccf6245bd122376d8dc43f84
1e60862b3532ad083af740456f02cbaa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898749062152192