Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/37250 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Emerson Rolkouski |
id |
UFPR_c10fad4a9d9bde7d311e792d34542f06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37250 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Rolkouski, Emerson, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaBagio, Viviane Aparecida2024-04-08T12:23:32Z2024-04-08T12:23:32Z2014https://hdl.handle.net/1884/37250Orientador : Prof. Dr. Emerson RolkouskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 11/12/2014Inclui referênciasResumo: Este trabalho tem como objetivo resgatar o processo de formação de professores no Estado do Paraná entre os anos 2003 e 2010 com vistas à implantação do conteúdo de Geometrias Não Euclidianas (e outras discussões atreladas), pela ótica dos formadores que estavam vinculados à SEED/PR – Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Inicialmente apresentamos algumas discussões para motivar as compreensões acerca do currículo e o que ele representa. Para cumprir nosso objetivo nos valeremos de uma pesquisa documental acerca das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, bem como um estudo sobre os documentos que antecederam as DCE e suas versões preliminares. Na sequência apresentamos depoimentos que foram produzidos de acordo com os princípios metodológicos da História Oral. Tanto a pesquisa documental como as entrevistas são suporte para uma análise baseada na Hermenêutica de Profundidade. Finalmente, encerramos este trabalho com uma interpretação da lírica de Luís Vaz de Camões e uma possível comparação do currículo com o amor e o que ambos podem implicar no nosso cotidiano e em especial, num documento de Diretrizes.Abstract: This paper aims to rescue the process of training teachers in the state of Paraná between 2003 and 2010 with a view of the deployment of Non-Euclidean Geometries content (and other related discussions), through the perspective of trainers who were linked to the SEED/PR - State Department of Education of Paraná. Initially we present some discussions to motivate understandings about the curriculum and what it represents. To accomplish our goal we will use some documentary research on the Paraná State Curriculum Guidelines, as well as a study of the documents preceding the DCE and their drafts. Following that, we present testimonials that were collected according to the methodological principles of Oral History. Both desk research and interviews are support for an analysis based on Hermeneutics of Depth. Finally, we end this paper with a lyrical interpretation of Luís Vaz de Camões and a possible comparison of the ccurriculum with love and what both can imply in our everyday life and especially in the Guidelines document.350f. : il., color., grafs. tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoGeometria não-euclidianaHistoria oralMatemáticaDa escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VIVIANE APARECIDA BAGIO.pdfapplication/pdf16643008https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37250/1/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20BAGIO.pdf3d682fada071219ecabeb6070d434d41MD51open accessTEXTR - D - VIVIANE APARECIDA BAGIO.pdf.txtExtracted Texttext/plain601338https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37250/2/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20BAGIO.pdf.txtf252ee0eccf6245bd122376d8dc43f84MD52open accessTHUMBNAILR - D - VIVIANE APARECIDA BAGIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1117https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37250/3/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20BAGIO.pdf.jpg1e60862b3532ad083af740456f02cbaaMD53open access1884/372502024-04-08 09:23:32.334open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37250Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T12:23:32Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos |
title |
Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos |
spellingShingle |
Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos Bagio, Viviane Aparecida Matemática - Estudo e ensino Geometria não-euclidiana Historia oral Matemática |
title_short |
Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos |
title_full |
Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos |
title_fullStr |
Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos |
title_full_unstemmed |
Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos |
title_sort |
Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos |
author |
Bagio, Viviane Aparecida |
author_facet |
Bagio, Viviane Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rolkouski, Emerson, 1975- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bagio, Viviane Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Geometria não-euclidiana Historia oral Matemática |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Geometria não-euclidiana Historia oral Matemática |
description |
Orientador : Prof. Dr. Emerson Rolkouski |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-08T12:23:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-08T12:23:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/37250 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/37250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
350f. : il., color., grafs. tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37250/1/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20BAGIO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37250/2/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20BAGIO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37250/3/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20BAGIO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d682fada071219ecabeb6070d434d41 f252ee0eccf6245bd122376d8dc43f84 1e60862b3532ad083af740456f02cbaa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898749062152192 |