Critérios/parâmetros para produtos sustentáveis de moda no varejo em e-commerce: um estudo sistemático de revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coltro, José Eugênio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237218
Resumo: Persiste já algum tempo uma evolução no comportamento socioambiental empresarial de diversos segmentos. Estes buscam se diferenciar conquistando novos clientes através de condutas sustentáveis estabelecendo novos critérios em sua cadeia produtiva envolvendo colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço. Nesse contexto, este estudo investiga o cenário de artigos recentes, publicados nos últimos cinco anos, que abordam práticas sustentáveis nas redes de varejo de moda online. Uma análise bibliométrica foi realizada na plataforma Scopus com a utilização das seguintes palavras-chave: sustainability, fashion e e-commerce. Apesar de se tratar de um assunto relevante, constatou-se a escassez de artigos publicados onde, dos mais de mil artigos relacionados na busca inicial, apenas vinte e nove se apresentaram de acordo com a proposta de pesquisa tendo países como China, Alemanha, Estados Unidos e Coreia do Sul em destaque nos resultados obtidos. Dessa forma, observa-se uma necessidade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico sobre o assunto, sendo perceptível nas revisões a necessidade de desenvolvimento de instrumentos de gestão para empresas a adotarem práticas sustentáveis.
id UNSP_c3e8817fb664e7f473610e2dae615cb5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237218
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Critérios/parâmetros para produtos sustentáveis de moda no varejo em e-commerce: um estudo sistemático de revisãoCriteria/parameters of sustainable fashion products in e-commerce retail: a systematic reviews studySustentabilidadeComércio varejistaComércio eletrônicoSustainabilityElectronic commercePersiste já algum tempo uma evolução no comportamento socioambiental empresarial de diversos segmentos. Estes buscam se diferenciar conquistando novos clientes através de condutas sustentáveis estabelecendo novos critérios em sua cadeia produtiva envolvendo colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço. Nesse contexto, este estudo investiga o cenário de artigos recentes, publicados nos últimos cinco anos, que abordam práticas sustentáveis nas redes de varejo de moda online. Uma análise bibliométrica foi realizada na plataforma Scopus com a utilização das seguintes palavras-chave: sustainability, fashion e e-commerce. Apesar de se tratar de um assunto relevante, constatou-se a escassez de artigos publicados onde, dos mais de mil artigos relacionados na busca inicial, apenas vinte e nove se apresentaram de acordo com a proposta de pesquisa tendo países como China, Alemanha, Estados Unidos e Coreia do Sul em destaque nos resultados obtidos. Dessa forma, observa-se uma necessidade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico sobre o assunto, sendo perceptível nas revisões a necessidade de desenvolvimento de instrumentos de gestão para empresas a adotarem práticas sustentáveis.We can notice an evolution in the behavior of many business segments that seek to differentiate themselves by obtaining new customers through sustainable conducts establishing new criteria in its production chain involving employees, suppliers and service providers. Based on these facts, this study investigates the scenario of recent articles, published in the last five years, which studies sustainable practices in fashion retail chains focused on e-commerce. A bibliometric analysis was carried out on the Scopus platform using the following keywords: sustainability, fashion and e-commerce. Although it’s an extremely important subject, there wasn’t many published articles. Starting with more than one thousand articles related in the initial research, only twenty-nine presented themselves according to the research proposal, with countries such as China, Germany, the United States and South Korea highlighted in the obtained results. Much remains to be explored and studied about management tools that can be offered to companies who are willing to adopt sustainable practices.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Admilson Írio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coltro, José Eugênio2022-10-25T18:14:37Z2022-10-25T18:14:37Z2022-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-25T06:15:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237218Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-25T06:15:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Critérios/parâmetros para produtos sustentáveis de moda no varejo em e-commerce: um estudo sistemático de revisão
Criteria/parameters of sustainable fashion products in e-commerce retail: a systematic reviews study
title Critérios/parâmetros para produtos sustentáveis de moda no varejo em e-commerce: um estudo sistemático de revisão
spellingShingle Critérios/parâmetros para produtos sustentáveis de moda no varejo em e-commerce: um estudo sistemático de revisão
Coltro, José Eugênio
Sustentabilidade
Comércio varejista
Comércio eletrônico
Sustainability
Electronic commerce
title_short Critérios/parâmetros para produtos sustentáveis de moda no varejo em e-commerce: um estudo sistemático de revisão
title_full Critérios/parâmetros para produtos sustentáveis de moda no varejo em e-commerce: um estudo sistemático de revisão
title_fullStr Critérios/parâmetros para produtos sustentáveis de moda no varejo em e-commerce: um estudo sistemático de revisão
title_full_unstemmed Critérios/parâmetros para produtos sustentáveis de moda no varejo em e-commerce: um estudo sistemático de revisão
title_sort Critérios/parâmetros para produtos sustentáveis de moda no varejo em e-commerce: um estudo sistemático de revisão
author Coltro, José Eugênio
author_facet Coltro, José Eugênio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Admilson Írio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Coltro, José Eugênio
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Comércio varejista
Comércio eletrônico
Sustainability
Electronic commerce
topic Sustentabilidade
Comércio varejista
Comércio eletrônico
Sustainability
Electronic commerce
description Persiste já algum tempo uma evolução no comportamento socioambiental empresarial de diversos segmentos. Estes buscam se diferenciar conquistando novos clientes através de condutas sustentáveis estabelecendo novos critérios em sua cadeia produtiva envolvendo colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço. Nesse contexto, este estudo investiga o cenário de artigos recentes, publicados nos últimos cinco anos, que abordam práticas sustentáveis nas redes de varejo de moda online. Uma análise bibliométrica foi realizada na plataforma Scopus com a utilização das seguintes palavras-chave: sustainability, fashion e e-commerce. Apesar de se tratar de um assunto relevante, constatou-se a escassez de artigos publicados onde, dos mais de mil artigos relacionados na busca inicial, apenas vinte e nove se apresentaram de acordo com a proposta de pesquisa tendo países como China, Alemanha, Estados Unidos e Coreia do Sul em destaque nos resultados obtidos. Dessa forma, observa-se uma necessidade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico sobre o assunto, sendo perceptível nas revisões a necessidade de desenvolvimento de instrumentos de gestão para empresas a adotarem práticas sustentáveis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-25T18:14:37Z
2022-10-25T18:14:37Z
2022-08-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237218
url http://hdl.handle.net/11449/237218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046652836052992