Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Eguimara Selma
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/25040
Resumo: Orientadora: Profª Drª Suely Scherer
id UFPR_c2000a03d23854f6172b64824a5b631e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25040
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Branco, Eguimara SelmaScherer, SuelyUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-18T18:24:30Z2020-08-18T18:24:30Z2010https://hdl.handle.net/1884/25040Orientadora: Profª Drª Suely SchererDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/08/2010Inclui referênciasResumo: Nesta pesquisa, propomos analisar as possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática, vivenciadas em um ambiente virtual de aprendizagem, como caminho para propiciar a aprendizagem em matemática com a utilização de diferentes recursos tecnológicos, em uma proposta de formação continuada em EaD online. Para constituição da pesquisa, assumimos a metodologia da pesquisa-ação, onde a pesquisadora e os cursistas estiveram atuando juntos em um curso, desenvolvido com atividades em momentos presenciais e encontros à distância. O curso estruturou-se através de reuniões, registros e observações. A análise dos dados baseou-se nos momentos de comunicação entre os professores de Matemática e destes com a pesquisadora, como sujeitos sócio-culturais, evidenciando o foco desta pesquisa nas possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática em um ambiente virtual. Tais momentos foram analisados a partir dos registros desses sujeitos no fórum do ambiente virtual do curso; da mediação da pesquisadora e da proposta pedagógica do curso. Para análise consideramos os estudos sobre tecnologias educacionais de Brito e Purificação (2008), Kenski (2007), Santaella (2007) e Valente (2005); a formação continuada de professores de matemática amparados em Penteado (2000), Fiorentini (2003), Ferreira (2003) e Miskulin (2005) e o conceito de interatividade com base nos estudos de Silva (2000, 2001, 2003, 2008).Abstract: In this research, our aim is to analyze the possibilities of interaction and cooperation among Math Teachers experienced in a virtual learning environment as a way of promoting the math learning with the use of different technological resources in a Continued Teachers' Training Proposal in Online Distance Education. For the constitution of the research, we have assumed the methodology of action research and the researcher and participant teachers got involved and interacted in a semipresential course. The course was structured through meetings, observations and reports. The analyses of the data was based in the moments of communication among the participant math teachers and the researcher as socio-cultural subjects having the focus on the possibilities of interaction and cooperation among math teachers in a virtual environment. These moments were analysed through the participants' reports posted in the section Forum in the virtual environment; the mediation of the researcher and the pedagogical proposal of the course. For the analyses, we have considered the studies in educational technologies of Brito and Purificação (2008), Kenski (2007), Santaella (2007) and Valente (2005); the Continued Math Teachers' Training based on Penteado (2000), Fiorentini (2003), Ferreira (2003) and Miskulin (2005); and the concept of interactivity based on the studies of Silva (2000, 2001, 2003, 2008).140 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoMatemática - Estudo e ensinoTecnologia educacionalProfessores - EducaçãoEnsino auxiliado por computadorEducaçãoPossibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALBRANCO, Eguimara - dissert_final.pdfapplication/pdf3623795https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25040/1/BRANCO%2c%20Eguimara%20-%20dissert_final.pdffeee979e1444fd957a2b9283375931a1MD51open accessTEXTBRANCO, Eguimara - dissert_final.pdf.txtExtracted Texttext/plain227149https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25040/2/BRANCO%2c%20Eguimara%20-%20dissert_final.pdf.txt0a950012d837c885d2de0852a6f1a77eMD52open accessTHUMBNAILBRANCO, Eguimara - dissert_final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25040/3/BRANCO%2c%20Eguimara%20-%20dissert_final.pdf.jpg251e16e3cbc2fdd9b4479a25b8e5ce44MD53open access1884/250402020-08-18 15:24:30.267open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25040Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-18T18:24:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática
title Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática
spellingShingle Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática
Branco, Eguimara Selma
Dissertações - Educação
Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Professores - Educação
Ensino auxiliado por computador
Educação
title_short Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática
title_full Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática
title_fullStr Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática
title_full_unstemmed Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática
title_sort Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática
author Branco, Eguimara Selma
author_facet Branco, Eguimara Selma
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Scherer, Suely
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Eguimara Selma
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Professores - Educação
Ensino auxiliado por computador
Educação
topic Dissertações - Educação
Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Professores - Educação
Ensino auxiliado por computador
Educação
description Orientadora: Profª Drª Suely Scherer
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-18T18:24:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-18T18:24:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25040
url https://hdl.handle.net/1884/25040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 140 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25040/1/BRANCO%2c%20Eguimara%20-%20dissert_final.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25040/2/BRANCO%2c%20Eguimara%20-%20dissert_final.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25040/3/BRANCO%2c%20Eguimara%20-%20dissert_final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv feee979e1444fd957a2b9283375931a1
0a950012d837c885d2de0852a6f1a77e
251e16e3cbc2fdd9b4479a25b8e5ce44
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898818855370752