Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/25040 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Suely Scherer |
id |
UFPR_c2000a03d23854f6172b64824a5b631e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25040 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Branco, Eguimara SelmaScherer, SuelyUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-18T18:24:30Z2020-08-18T18:24:30Z2010https://hdl.handle.net/1884/25040Orientadora: Profª Drª Suely SchererDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/08/2010Inclui referênciasResumo: Nesta pesquisa, propomos analisar as possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática, vivenciadas em um ambiente virtual de aprendizagem, como caminho para propiciar a aprendizagem em matemática com a utilização de diferentes recursos tecnológicos, em uma proposta de formação continuada em EaD online. Para constituição da pesquisa, assumimos a metodologia da pesquisa-ação, onde a pesquisadora e os cursistas estiveram atuando juntos em um curso, desenvolvido com atividades em momentos presenciais e encontros à distância. O curso estruturou-se através de reuniões, registros e observações. A análise dos dados baseou-se nos momentos de comunicação entre os professores de Matemática e destes com a pesquisadora, como sujeitos sócio-culturais, evidenciando o foco desta pesquisa nas possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática em um ambiente virtual. Tais momentos foram analisados a partir dos registros desses sujeitos no fórum do ambiente virtual do curso; da mediação da pesquisadora e da proposta pedagógica do curso. Para análise consideramos os estudos sobre tecnologias educacionais de Brito e Purificação (2008), Kenski (2007), Santaella (2007) e Valente (2005); a formação continuada de professores de matemática amparados em Penteado (2000), Fiorentini (2003), Ferreira (2003) e Miskulin (2005) e o conceito de interatividade com base nos estudos de Silva (2000, 2001, 2003, 2008).Abstract: In this research, our aim is to analyze the possibilities of interaction and cooperation among Math Teachers experienced in a virtual learning environment as a way of promoting the math learning with the use of different technological resources in a Continued Teachers' Training Proposal in Online Distance Education. For the constitution of the research, we have assumed the methodology of action research and the researcher and participant teachers got involved and interacted in a semipresential course. The course was structured through meetings, observations and reports. The analyses of the data was based in the moments of communication among the participant math teachers and the researcher as socio-cultural subjects having the focus on the possibilities of interaction and cooperation among math teachers in a virtual environment. These moments were analysed through the participants' reports posted in the section Forum in the virtual environment; the mediation of the researcher and the pedagogical proposal of the course. For the analyses, we have considered the studies in educational technologies of Brito and Purificação (2008), Kenski (2007), Santaella (2007) and Valente (2005); the Continued Math Teachers' Training based on Penteado (2000), Fiorentini (2003), Ferreira (2003) and Miskulin (2005); and the concept of interactivity based on the studies of Silva (2000, 2001, 2003, 2008).140 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoMatemática - Estudo e ensinoTecnologia educacionalProfessores - EducaçãoEnsino auxiliado por computadorEducaçãoPossibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALBRANCO, Eguimara - dissert_final.pdfapplication/pdf3623795https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25040/1/BRANCO%2c%20Eguimara%20-%20dissert_final.pdffeee979e1444fd957a2b9283375931a1MD51open accessTEXTBRANCO, Eguimara - dissert_final.pdf.txtExtracted Texttext/plain227149https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25040/2/BRANCO%2c%20Eguimara%20-%20dissert_final.pdf.txt0a950012d837c885d2de0852a6f1a77eMD52open accessTHUMBNAILBRANCO, Eguimara - dissert_final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25040/3/BRANCO%2c%20Eguimara%20-%20dissert_final.pdf.jpg251e16e3cbc2fdd9b4479a25b8e5ce44MD53open access1884/250402020-08-18 15:24:30.267open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25040Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-18T18:24:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática |
title |
Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática |
spellingShingle |
Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática Branco, Eguimara Selma Dissertações - Educação Matemática - Estudo e ensino Tecnologia educacional Professores - Educação Ensino auxiliado por computador Educação |
title_short |
Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática |
title_full |
Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática |
title_fullStr |
Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática |
title_sort |
Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática |
author |
Branco, Eguimara Selma |
author_facet |
Branco, Eguimara Selma |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Scherer, Suely Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Eguimara Selma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Matemática - Estudo e ensino Tecnologia educacional Professores - Educação Ensino auxiliado por computador Educação |
topic |
Dissertações - Educação Matemática - Estudo e ensino Tecnologia educacional Professores - Educação Ensino auxiliado por computador Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Suely Scherer |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-18T18:24:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-18T18:24:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/25040 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/25040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
140 f. : il. algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25040/1/BRANCO%2c%20Eguimara%20-%20dissert_final.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25040/2/BRANCO%2c%20Eguimara%20-%20dissert_final.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25040/3/BRANCO%2c%20Eguimara%20-%20dissert_final.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
feee979e1444fd957a2b9283375931a1 0a950012d837c885d2de0852a6f1a77e 251e16e3cbc2fdd9b4479a25b8e5ce44 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898818855370752 |