Motivação e criatividade em aulas de musicalização infantil sob a perspectiva da teoria do fluxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Flávia de Andrade, 1993-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61383
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújo
id UFPR_c2ea603c4ff3e985c1ff023825b08d63
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61383
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Campos, Flávia de Andrade, 1993-Araújo, Rosane Cardoso de, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música2019-09-12T14:25:54Z2019-09-12T14:25:54Z2019https://hdl.handle.net/1884/61383Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de AraújoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 19/02/2019Inclui referências: p.109-113Resumo: A presente pesquisa tem como tema a motivação e criatividade nas aulas de musicalização infantil, tendo como constructo a Teoria do Fluxo de Mihalyi Csikszentmihalyi. O estado do fluxo é chamado também de experiência máxima, e ocorre quando o indivíduo se encontra realizando uma determinada atividade com um profundo envolvimento, concentração e prazer. No entanto, para que o fluxo seja alcançado é necessário que as habilidades do sujeito se mantenham em equilíbrio com os desafios a serem alcançados, para não causar tédio, apatia ou frustração ou mesmo ansiedade. O objetivo central desta pesquisa foi investigar a motivação, o engajamento e o processo criativo das crianças em atividades de criação musical e criação de movimentos corporais em aulas de musicalização infantil. Como delineamento metodológico optou-se pelo estudo de caso. Os participantes dessa pesquisa foram sete crianças entre 6 e 8 anos matriculadas em aulas de musicalização infantil, em uma escola especializada da cidade de Curitiba/PR. Os principais resultados indicaram que as atividades que envolveram o movimento corporal - improvisação com o corpo a partir da música e criação de sequência de movimentos corporais a partir da música - atingiram, em maior frequência, níveis altos em relação ao comportamento das crianças neste contexto. Em relação às categorias de análise, os quesitos emoção/alegria e engajamento/motivação foram os que alcançaram um maior nível de frequência entre as crianças. Espera-se que este trabalho possa contribuir com outras pesquisas da área da Educação Musical e Cognição Musical, bem como proporcionar orientações para professores de musicalização infantil que almejem conhecer suas práticas pedagógicas a partir da ótica da motivação. Palavras-chave: Educação Musical. Motivação. Criatividade. Teoria do Fluxo.Abstract: The present research has as main theme motivation and creativity in children 's music classes, with Mihalyi Csikszentmihalyi' s Flow Theory as the construct. The state of the flow is also called maximum experience, and it occurs when the individual is performing a given activity with a deep involvement, concentration, and pleasure. However, for the flow to be achieved it is necessary that the subject's abilities remain in balance with the challenges to be achieved, not to cause boredom, apathy or frustration or even anxiety. The central objective of this research was to investigate the motivation, the engagement and the creative process of the children in activities of musical creation and creation of corporal movements in classes of infantile musicalization. As a methodological outline, the case study was chosen. The participants of this research were seven children between 6 and 8 years old enrolled in children's music classes at a specialized school in the city of Curitiba, south Brazil. The main results indicated that the activities that involved body movement - improvisation with the body from the music and creation of a sequence of body movements from the music - reached, more frequently, high levels in relation to the behavior of the children in this context. Regarding the categories of analysis, the questions emotion / joy and engagement / motivation were those that reached a higher level of frequency among children. It is hoped that this work may contribute to other researches in the area of Music Education and Musical Cognition, as well as provide guidelines for teachers of children's musicalization who wish to know their pedagogical practices from the point of view of motivation. Key-words: Musical education. Motivation. Creativity. Theory of Flow.115 p. : il. (algumas color.).application/pdfMúsica - Estudo e ensinoMúsica - CriançasMúsicaMotivação e criatividade em aulas de musicalização infantil sob a perspectiva da teoria do fluxoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FLAVIA DE ANDRADE CAMPOS.pdfapplication/pdf2417051https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61383/1/R%20-%20D%20-%20FLAVIA%20DE%20ANDRADE%20CAMPOS.pdf3e8f98e70eb1778cb5831ee2459d6d08MD51open access1884/613832019-09-12 11:25:54.917open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61383Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-09-12T14:25:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivação e criatividade em aulas de musicalização infantil sob a perspectiva da teoria do fluxo
title Motivação e criatividade em aulas de musicalização infantil sob a perspectiva da teoria do fluxo
spellingShingle Motivação e criatividade em aulas de musicalização infantil sob a perspectiva da teoria do fluxo
Campos, Flávia de Andrade, 1993-
Música - Estudo e ensino
Música - Crianças
Música
title_short Motivação e criatividade em aulas de musicalização infantil sob a perspectiva da teoria do fluxo
title_full Motivação e criatividade em aulas de musicalização infantil sob a perspectiva da teoria do fluxo
title_fullStr Motivação e criatividade em aulas de musicalização infantil sob a perspectiva da teoria do fluxo
title_full_unstemmed Motivação e criatividade em aulas de musicalização infantil sob a perspectiva da teoria do fluxo
title_sort Motivação e criatividade em aulas de musicalização infantil sob a perspectiva da teoria do fluxo
author Campos, Flávia de Andrade, 1993-
author_facet Campos, Flávia de Andrade, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Araújo, Rosane Cardoso de, 1968-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Flávia de Andrade, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Estudo e ensino
Música - Crianças
Música
topic Música - Estudo e ensino
Música - Crianças
Música
description Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújo
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-12T14:25:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-12T14:25:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61383
url https://hdl.handle.net/1884/61383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61383/1/R%20-%20D%20-%20FLAVIA%20DE%20ANDRADE%20CAMPOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e8f98e70eb1778cb5831ee2459d6d08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860349967728640