Ocupa tudo : as transformações no espaço escolar, por meio das práticas de territorialização do movimento secundaristas de ocupações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fernando Mendes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76343
Resumo: Orientador: Adilar Antonio Cigolini
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em GeografiaCigolini, Adilar Antonio, 1969-Souza, Fernando Mendes de2022-10-31T13:47:31Z2022-10-31T13:47:31Z2021https://hdl.handle.net/1884/76343Orientador: Adilar Antonio CigoliniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 16/12/2021Inclui referênciasResumo: O ano de 2016 foi marcado como um período efervescência política no Brasil, devido aos desdobramentos do golpe jurídico-institucional-midiático que acabara de se concretizar. Nesse contexto, ocorreu a emergência de diversos movimentos sociais que buscavam resistir a ataques aos direitos sociais, que ocorriam em ritmo acelerado desde a ascensão do Governo ilegítimo ao poder. Dentre esses destacou-se o movimento secundarista de ocupações, que mobilizou estudantes de todo o país em torno do objetivo primordial de combater a Medida Provisória 746/2016. Essa que fora apresentada de forma acelerada com o intuito de realizar uma Reforma do Ensino Médio, atendendo a agenda de reformas educacionais construída por órgãos internacionais e ameaçando mudar as dinâmicas escolares, sem ao menos considerar as opiniões e aspirações desses jovens. Em resposta a isso, os estudantes resolvem ocupar suas escolas, já que outras estratégias não estavam surtindo efeito para chamar atenção e tentar abrir o caminho de diálogo com o governo. Foi a partir da apropriação estratégica desse espaço que os jovens passaram a transformar a estrutura física da escola através de intervenções e melhoramentos, além de transformar a forma das relações sociais que são estabelecidas nesse espaço, sendo as novas baseadas na autonomia e na horizontalidade, características do movimento. Tais aspectos levam a entender que esse movimento teve as disputas territoriais em torno dos sentidos de escola como seu elemento central. Considerando tais questões, o presente trabalho teve como objetivo principal compreender o caráter territorial do movimento secundarista de ocupações. Para tanto, buscou-se olhar para o processo de construção territorial da escola, a partir de uma perspectiva multiescalar, o que possibilitou a apreensão das relações de poder e os diferentes atores envolvidos nesse processo, ressaltando a sua importância para a organização do movimento. Também se fez necessário analisar as pautas do movimento, buscando compreender o que esses estudantes estavam combatendo, quais interesses e atores estavam subjacentes à Reforma do Ensino Médio. E por fim, analisou-se as ações do movimento durante o período em que eles ocuparam as escolas, tentando compreender como essas ações transformaram esses espaços. Essas análises possibilitaram a compreensão do movimento territorial, que produziu outras formas de territorialidade no seu processo de resistência.Abstract: The year of 2016 was defined by political effervescence in Brazil, due to the developments of the juridical-institutional-media coup that had just happened. In this context, several social movements emerged seeking to resist attacks on social rights, which had been occurring at an accelerated pace since the rise of the illegitimate government to power. Among these was the secondary school occupation movement, which mobilized students from all over the country around the main objective of fighting against Provisional Measure 746/2016. It had been rushed with the intention of carrying out a Secondary School Reform, meeting the educational reform agenda built by international organizations and threatening to change the schools dynamics, without at least considering the opinions and aspirations of the youth. In response to that, the students decided to occupy their schools, since other strategies were not having any effect to draw attention and try to dialogue with the government. It was from the strategic appropriation of this space that the young people started to transform the physical structure of the school through interventions and improvements, besides transforming the form of social relations established in this space, now based on autonomy and horizontality, which defined the movement. Such characteristics can lead to the understanding of this as a movement that had territorial disputes around the meaning of school as its central element. Considering these issues, this study presents as its main objective to understand the territorial aspect of the secondary school occupation movement. To this purpose, the process of territorial construction of the school was observed from a multiscalar perspective, which enabled the apprehension of the power relations and the different actors involved, highlighting their importance for the organization of the movement. It was also necessary to analyze the movement’s agenda, trying to understand what these students were fighting against, what interests and actors were behind the Secondary School Reform. And finally, the actions of the movement during the occupations were analyzed, seeking to understand how they transformed these spaces. These analyses made it possible to comprehend the territorial movement, that produced other forms of territoriality in its process of resistance.1 recurso online : PDF.application/pdfGeografiaTerritorio nacionalOcupaçõesReforma do ensino - BrasilGeografiaOcupa tudo : as transformações no espaço escolar, por meio das práticas de territorialização do movimento secundaristas de ocupaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERNANDO MENDES DE SOUZA.pdfapplication/pdf2094084https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76343/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDO%20MENDES%20DE%20SOUZA.pdf655bd0f45b1dfd3412d74ab546a646abMD51open access1884/763432022-10-31 10:47:32.044open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76343Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-31T13:47:32Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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