O papel da consciência morfológica no desempenho em compreensão da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minatel, Magaly Quintana Pouzo, 1972-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66092
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Kirchner Guimarães
id UFPR_c395f9c85de3621f3f9110badc6eb29f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66092
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Minatel, Magaly Quintana Pouzo, 1972-Guimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-04-03T19:22:41Z2020-04-03T19:22:41Z2016https://hdl.handle.net/1884/66092Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Kirchner GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/09/2016Inclui referências: p. 123-131Resumo: Este estudo investigou as relações entre as habilidades metamorfológicas, relativas à morfologia derivacional e flexional e o desempenho dos participantes em provas de compreensão da leitura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa transversal com alcance correlacional. Participaram do estudo 94 escolares de três turmas de Ensino Fundamental (3.º, 4.º e 5.º anos) de uma escola pública de Curitiba (Paraná - Brasil). Foram aplicadas cinco diferentes tipos de provas: duas de vocabulário - o subteste de vocabulário do WISC IV e uma tarefa de definição de palavras afixadas; uma prova para avaliar a memória de trabalho verbal (o subteste Dígitos - WISC IV); quatro provas para a avaliação de habilidades morfológicas (flexional e derivacional), sendo duas delas de analogia no nível lexical e outras duas que trabalharam com derivação, decomposição e flexão em contexto; além de duas provas de compreensão leitora - a primeira padronizada - PROCOMLE e a segunda PACLEEM que avaliou a compreensão de elementos mórficos flexionais e derivacionais presentes em uma fábula. Os resultados expressam um avanço gradual do vocabulário dos estudantes, o que pode ser interpretado como influência da escolaridade, que exerce importante papel no desenvolvimento lexical. Evidenciam também que os leitores com maior desempenho em compreensão de leitura são os que já automatizaram os mecanismos de decifração. Nas provas de compreensão leitora, o melhor desempenho dos alunos nos textos narrativos revela maior familiaridade deles com esse gênero textual. Observam-se entre as medidas relativas à morfologia derivacional e flexional e a compreensão leitora correlações significativamente positivas, variando de moderada a forte conforme avançam os anos escolares. Palavras-chave: Habilidades Morfológicas - Compreensão LeitoraAbstract: This study investigated the relationship between metamorphological skills relating to derivational and inflectional morphology and also to participants' performance in reading comprehension tests. Therefore, a cross-sectional AND correlational survey was carried out. THE data were collected from 94 students of three elementary school classes (3rd, 4th and 5th grades) of a public school in Curitiba (Parana - Brazil). Five different types of tests were applied: two vocabulary ones - the WISC-IV Vocabulary subtest and a task of definition of affixed word; a test to assess verbal working memory (the Digit subtest - WISC IV); four tests for assessing morphological skills (inflectional and derivational), two of them of analogy on the lexical level and two others which dealt with derivation, decomposition and inflection in context; as well as two tests of reading comprehension - the first one is standardized - PROCOMLE, and the second test is PACLEEM which evaluated the understanding of inflectional and derivational morphic elements that are present in a fable. The results show a gradual improvement of students' vocabulary, which can be interpreted as influence of schooling, which plays an important role in lexical development. They also show that the readers with higher performance in reading comprehension are the ones who automatize the decoding mechanisms. In the tests of reading comprehension, the best performance of students in narrative texts reveals their greater familiarity with this genre. There are significantly positive correlations between the measures for the derivational and inflectional morphology and reading comprehension, ranging from moderate to strong as the school grades progress. Keywords: Morphological Skills - Reading Comprehension131 p. : il.application/pdfCompreensão na leituraLeituraLeitura - Estudo e ensinoLeitura - Testes de aptidãoEnsino fundamentalEducaçãoO papel da consciência morfológica no desempenho em compreensão da leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MAGALY QUINTANA POUZO MINATEL.pdfapplication/pdf1903082https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66092/1/R%20-%20D%20-%20MAGALY%20QUINTANA%20POUZO%20MINATEL.pdf072fbeba122a8cb3965342df2185a184MD51open access1884/660922020-04-03 16:22:42.072open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66092Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-03T19:22:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel da consciência morfológica no desempenho em compreensão da leitura
title O papel da consciência morfológica no desempenho em compreensão da leitura
spellingShingle O papel da consciência morfológica no desempenho em compreensão da leitura
Minatel, Magaly Quintana Pouzo, 1972-
Compreensão na leitura
Leitura
Leitura - Estudo e ensino
Leitura - Testes de aptidão
Ensino fundamental
Educação
title_short O papel da consciência morfológica no desempenho em compreensão da leitura
title_full O papel da consciência morfológica no desempenho em compreensão da leitura
title_fullStr O papel da consciência morfológica no desempenho em compreensão da leitura
title_full_unstemmed O papel da consciência morfológica no desempenho em compreensão da leitura
title_sort O papel da consciência morfológica no desempenho em compreensão da leitura
author Minatel, Magaly Quintana Pouzo, 1972-
author_facet Minatel, Magaly Quintana Pouzo, 1972-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Guimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Minatel, Magaly Quintana Pouzo, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão na leitura
Leitura
Leitura - Estudo e ensino
Leitura - Testes de aptidão
Ensino fundamental
Educação
topic Compreensão na leitura
Leitura
Leitura - Estudo e ensino
Leitura - Testes de aptidão
Ensino fundamental
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Kirchner Guimarães
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-03T19:22:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-03T19:22:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66092
url https://hdl.handle.net/1884/66092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66092/1/R%20-%20D%20-%20MAGALY%20QUINTANA%20POUZO%20MINATEL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 072fbeba122a8cb3965342df2185a184
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898876886712320