Problema de aprendizagem dos alunos na 5ª série do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68326 |
Resumo: | Orientadora : Nara Angela dos Anjos |
id |
UFPR_c3e91a6135660743ebe611f8995f84fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68326 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Donadeli, CíceroAnjos, Nara Angela dosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar2021-01-22T14:34:25Z2021-01-22T14:34:25Z2010https://hdl.handle.net/1884/68326Orientadora : Nara Angela dos AnjosMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão EscolarResumo: Os problemas da aprendizagem observados nos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Padre Silvestre Kandora estão relacionados não a um único fator, mas a diversos fatores que envolvem o processo de ensino aprendizagem. Este artigo vem questionar e verificar os principais problemas encontrados no desenvolvimento da Educação Escolar que encontramos na transição dos alunos das séries iniciais do Ensino fundamental para as séries finais do Ensino Fundamental. A partir daí procurar soluções para garantir um ensino que proporcione uma melhor qualidade e que as consequências sejam minimizadas nesta instituição de ensino. Com relação aos problemas da aprendizagem escolar há uma preocupação em investigar suas causas, como também os responsáveis e as possíveis soluções. O problema da aprendizagem escolar nos últimos anos tem sido bastante discutido na referida instituição com o objetivo de buscar soluções, onde se observa que não existe uma única causa. Neste artigo serão apresentados os problemas da defasagem de conteúdos e as ações que então sendo tomadas para minimizar as consequências. Destacando os índices de aprovação e reprovação dos últimos anos desta instituição de ensino e retratando a indagações dos profissionais da educação encontram no desenvolvimento da prática pedagógica em sala de aula. A causa do fracasso escolar não é só referente ao professor, nem aos métodos de ensino, nem a escola e nem ao sistema e sim dê todo um conjunto de fatores que interfere na educação escolar. Assim não se deve pensar a escola de forma isolada, e sim analisar todo o contexto que envolve a questão do ensino aprendizagem.23 f. : il., tabs.application/pdfDisturbios da aprendizagem nas criançasEnsino fundamental - DoençasProblema de aprendizagem dos alunos na 5ª série do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - CICERO DONADELI.pdfapplication/pdf165617https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68326/1/E%20-%20CICERO%20DONADELI.pdff9b1046ce74fa930965d9457e03007fbMD51open access1884/683262021-01-22 11:34:25.357open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68326Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-22T14:34:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Problema de aprendizagem dos alunos na 5ª série do ensino fundamental |
title |
Problema de aprendizagem dos alunos na 5ª série do ensino fundamental |
spellingShingle |
Problema de aprendizagem dos alunos na 5ª série do ensino fundamental Donadeli, Cícero Disturbios da aprendizagem nas crianças Ensino fundamental - Doenças |
title_short |
Problema de aprendizagem dos alunos na 5ª série do ensino fundamental |
title_full |
Problema de aprendizagem dos alunos na 5ª série do ensino fundamental |
title_fullStr |
Problema de aprendizagem dos alunos na 5ª série do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Problema de aprendizagem dos alunos na 5ª série do ensino fundamental |
title_sort |
Problema de aprendizagem dos alunos na 5ª série do ensino fundamental |
author |
Donadeli, Cícero |
author_facet |
Donadeli, Cícero |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Anjos, Nara Angela dos Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Donadeli, Cícero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disturbios da aprendizagem nas crianças Ensino fundamental - Doenças |
topic |
Disturbios da aprendizagem nas crianças Ensino fundamental - Doenças |
description |
Orientadora : Nara Angela dos Anjos |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-22T14:34:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-22T14:34:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68326 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
23 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68326/1/E%20-%20CICERO%20DONADELI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f9b1046ce74fa930965d9457e03007fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860448331497472 |