Variáveis afetivas no contexto da aprendizagem da Língua Inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motti, Sandra Tellier
Data de Publicação: 1984
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/22510
Resumo: Orientador: Otilia Arns
id UFPR_c463f5d6af4c1f91fcf667f0ce4dee43
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/22510
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Motti, Sandra TellierUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasArns, Otília, 1923-2020-05-29T17:47:05Z2020-05-29T17:47:05Z1984https://hdl.handle.net/1884/22510Orientador: Otilia ArnsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em LetrasInclui bibliografiaÁrea de concentração: Língua InglesaResumo: O propósito desta pesquisa pode ser visualizado sob dois aspectos fundamentais:o a obtenção de dados a respeito do papel desempenhado pelos fatores afetivos - atitude e motivação - na aprendizagem da língua inglesa, nas escolas particulares de segundo grau da comunidade de Ponta Grossa; o o levantamento da possível influência do meio sócio-econômico-cultural sobre esses fatores. A fundamentação do estudo foi realizada através da revisão do material bibliográfico existente sobre o assunto. Para a coleta dos dados essenciais ã pesquisa foram utilizados dois questionários aplicados aos informantes: alunos e pais de alunos das escolas acima referidas. Esses questionários foram, posteriormente, submetidos a processamento eletrônico. A análise dos dados obtidos levou à constatação dos seguintes resultados: 1. as atitudes de pais e alunos em relação à cultura norte-americana, apesar de levemente positivas, aproximam-se da indiferença; 2. os níveis de motivação integrativa e instrumental são extremamente baixos. Ainda em relação às hipóteses levantadas sobre possíveis correlações entre os fatores analisados, as provas de coeficiente de Kendal e Spearman indicaram uma correlação não significativa. Concluiu-se, através desses resultados, que alunos de escolas particulares de segundo grau da comunidade apresentam certa indiferença em relação à comunidade norte-americana, e níveis baixos de motivação instrumental e integrativa. Suas opiniões, nesse sentido, não estão sujeitas à influência do meio sócio-economico-cultural representado pela família. Dada a importância desses fatores afetivos no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, é necessário enfatizar que atitudes e motivação podem ser modificadas desde que se considerem as necessidades e objetivos dos alunos para a fixação de objetivos a serem perseguidos no curso. Dada a complexidade de um processo dessa natureza, sugere-se a realização de novas pesquisas sobre fatores psicológicos, intelectuais e sociais capazes de exercer influência nessa aprendizagem. O conhecimento abrangente dos fatores que realmente influenciam a aprendizagem da língua inglesa na comunidade pode vir propiciar um trabalho consciente no desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem seguro e talvez mais bem sucedido.Abstract: The present research is aimed primarily at: o collecting data on the significance of affective factors - attitude and motivation - in the process of learning English as a foreign language among 15-to-18 years old students of private schools in Ponta Grossa, Parana; o finding out whether there is any correlation between these factors and socio-economic variables. The theoretical background of this work was built on a review of the available literature on the subject. Data were collected by means of two questionnaires which were applied to both students of the schools selected and their parents. The corpus of data was subsequently submitted to electronic processing. The results of the analysis of the collected data can be summarized as follows: o both parents' and students' attitudes towards North-American culture, although only slightly positive can be categorized as neutral; o the levels of integrative and instrumental motivation proved to be extremely low. In relation to the hypothesis raised about the variables under observation, Kendal and Spearman's proofs of correlation coeficient showed a non-significant correlation. In view of the results achieved we concluded that the students proved to share neutral attitudes in relation to North-American values, and low degrees of instrumental and integrative motivation. Their opinions on the other hand proved not to be influenced by their socio-economic and cultural back-ground. Considering that affective factors play an important role in the process of learning a foreign language, it is necessary to point out that both - attitude and motivation - can be changed as long as the students' needs and goals are taken into account before one establishes the aims and objectives of the language course they are going to take. The process of learning a foreign language is complex. It is, therefore, necessary to carry out more research on the psychological, intellectual and social aspects which influence it strongly. We believe that, on the basis of these factors which interfer in the process of learning English as a foreign language in the community, one can develop effective means for improving the process of teaching and learning the foreign language.72 f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalLíngua inglesa - Estudo e ensinoEnsino - Aspectos sociaisDissertações - LetrasVariáveis afetivas no contexto da aprendizagem da Língua Inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - SANDRA TELLIER MOTTI.pdfapplication/pdf1911631https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22510/1/D%20-%20SANDRA%20TELLIER%20MOTTI.pdfdc44a0b0e1b0eb1b0030ed16376c3c25MD51open accessTEXTD - SANDRA TELLIER MOTTI.pdf.txtExtracted Texttext/plain104606https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22510/2/D%20-%20SANDRA%20TELLIER%20MOTTI.pdf.txt7a4b328dc06d4f52ab5f06132f2f4e94MD52open accessTHUMBNAILD - SANDRA TELLIER MOTTI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22510/3/D%20-%20SANDRA%20TELLIER%20MOTTI.pdf.jpg1e71c25ad6a1d62b0e2c9c120363122aMD53open access1884/225102020-05-29 14:47:05.148open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/22510Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-29T17:47:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Variáveis afetivas no contexto da aprendizagem da Língua Inglesa
title Variáveis afetivas no contexto da aprendizagem da Língua Inglesa
spellingShingle Variáveis afetivas no contexto da aprendizagem da Língua Inglesa
Motti, Sandra Tellier
Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino - Aspectos sociais
Dissertações - Letras
title_short Variáveis afetivas no contexto da aprendizagem da Língua Inglesa
title_full Variáveis afetivas no contexto da aprendizagem da Língua Inglesa
title_fullStr Variáveis afetivas no contexto da aprendizagem da Língua Inglesa
title_full_unstemmed Variáveis afetivas no contexto da aprendizagem da Língua Inglesa
title_sort Variáveis afetivas no contexto da aprendizagem da Língua Inglesa
author Motti, Sandra Tellier
author_facet Motti, Sandra Tellier
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Motti, Sandra Tellier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arns, Otília, 1923-
contributor_str_mv Arns, Otília, 1923-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino - Aspectos sociais
Dissertações - Letras
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino - Aspectos sociais
Dissertações - Letras
description Orientador: Otilia Arns
publishDate 1984
dc.date.issued.fl_str_mv 1984
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-29T17:47:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-29T17:47:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/22510
url https://hdl.handle.net/1884/22510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72 f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22510/1/D%20-%20SANDRA%20TELLIER%20MOTTI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22510/2/D%20-%20SANDRA%20TELLIER%20MOTTI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22510/3/D%20-%20SANDRA%20TELLIER%20MOTTI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dc44a0b0e1b0eb1b0030ed16376c3c25
7a4b328dc06d4f52ab5f06132f2f4e94
1e71c25ad6a1d62b0e2c9c120363122a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860667114782720