A Competência pragmática em aprendizes de língua inglesa : uma análise do uso de estratégias corteses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peruchi, Rangel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/25599
Resumo: Orientadora : Profª Drª Elena Godoi
id UFPR_cc0777b152f17c9bc82958517c22ffc8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25599
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Peruchi, RangelGodoi, Elena, 1947-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-06-22T20:35:59Z2020-06-22T20:35:59Z2010https://hdl.handle.net/1884/25599Orientadora : Profª Drª Elena GodoiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 14/12/2010Inclui referênciasResumo: No presente trabalho, pretendemos investigar as estratégias corteses utilizadas por falantes nativos e por aprendizes de língua inglesa na tessitura de uma "carta ao editor". Esse estudo é baseado na análise do corpus dos dois grupos específicos constituídos de falantes nativos e falantes aprendizes com o objetivo de verificar quatro estratégias principais, tais como: o uso inclusivo, ocultação do agente, perguntas retóricas e mitigação e/ou modalização. Além disso, objetiva-se perceber como os falantes nativos e os aprendizes de língua inglesa utilizam estratégias corteses para satisfazer as necessidades da face. Com base na análise do corpus, é possível inferir que os falantes nativos fazem um uso variado dessas estratégias para proteger a face do escritor/leitor se comparado as produções escritas pelos aprendizes. Os resultados sugerem que embora os aprendizes apresentem um comando competente da estrutura morfo-sintática da língua inglesa, a escrita de muitos deles soa um tanto inadequada, se comparadas às produções escritas dos falantes nativos, visto que suas produções carecem de muitas das estratégias utilizadas por esses últimos. O comando adequado demonstrado por alguns dos aprendizes sugere que eles já adquiriram um bom nível de conhecimento pragmático e, consequentemente, tenderão a comunicar-se mais adequadamente no mundo real. Assim, o comando no uso das estratégias corteses pode vir a revelar não somente o nível de conhecimento da segunda língua por parte do aprendiz, mas também vir a funcionar como uma ferramenta metodológica para o professor de uma língua estrangeira através do ensino das estratégias corteses.Abstract: This study investigates the polite strategies used by native speakers and English learners in the writing of a letter to the editor. In addition, this study is based on corpus analyses of the two specific groups in order to verify four main polite strategies such as: inclusive use; person's ocultation;rthetorical questions; and mitigagion/ modalization. Furthermore, it is aimed to perceive how the native speakers and the learners use these strategies in order to satisfy face needs. Based on the corpus analyses, it is possible to infer that native speakers use a great variety of strategies to protect speakers/ heares face and that their writing production seems to be less direct if compared to the letters produced by English learners.The results suggest that even though the learners make great use of the morpho-syntatic structure of English language, the writing of some learnes sounds rather inadequate whether compared to those produced by native speakers since their production lacks most of the polite strategies used by native speakers. Futhermore, the adequate command shown by some of the learners suggests that these ones have already acquired pragmatic knowledge and as a consequence wil behave themselves more apropriately in the real world. That is, the command of polite strategies might reveal not just the learner's level of knowlege in the second language but it may work to the teacher as a methodological tool for the teaching of a second language.121f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - LetrasLíngua inglesa - Estudo e ensinoLingua inglesa - Estudo e ensinoLingua inglesa - Estudo e ensino - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosLetrasA Competência pragmática em aprendizes de língua inglesa : uma análise do uso de estratégias cortesesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALUFPR- Rangel Peruchi- Mestrado.pdfapplication/pdf1071342https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25599/1/UFPR-%20Rangel%20Peruchi-%20Mestrado.pdf560c5570c08edd1996f8514781d5d651MD51open accessTEXTUFPR- Rangel Peruchi- Mestrado.pdf.txtExtracted Texttext/plain225216https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25599/2/UFPR-%20Rangel%20Peruchi-%20Mestrado.pdf.txt93a22b3a651889d044c72c37239fe821MD52open accessTHUMBNAILUFPR- Rangel Peruchi- Mestrado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25599/3/UFPR-%20Rangel%20Peruchi-%20Mestrado.pdf.jpg80775c46d06c2dc57004d1d8b03485d5MD53open access1884/255992020-06-22 17:35:59.515open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25599Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-22T20:35:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Competência pragmática em aprendizes de língua inglesa : uma análise do uso de estratégias corteses
title A Competência pragmática em aprendizes de língua inglesa : uma análise do uso de estratégias corteses
spellingShingle A Competência pragmática em aprendizes de língua inglesa : uma análise do uso de estratégias corteses
Peruchi, Rangel
Dissertações - Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Letras
title_short A Competência pragmática em aprendizes de língua inglesa : uma análise do uso de estratégias corteses
title_full A Competência pragmática em aprendizes de língua inglesa : uma análise do uso de estratégias corteses
title_fullStr A Competência pragmática em aprendizes de língua inglesa : uma análise do uso de estratégias corteses
title_full_unstemmed A Competência pragmática em aprendizes de língua inglesa : uma análise do uso de estratégias corteses
title_sort A Competência pragmática em aprendizes de língua inglesa : uma análise do uso de estratégias corteses
author Peruchi, Rangel
author_facet Peruchi, Rangel
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Godoi, Elena, 1947-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Peruchi, Rangel
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Letras
topic Dissertações - Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Letras
description Orientadora : Profª Drª Elena Godoi
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-22T20:35:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-22T20:35:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25599
url https://hdl.handle.net/1884/25599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25599/1/UFPR-%20Rangel%20Peruchi-%20Mestrado.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25599/2/UFPR-%20Rangel%20Peruchi-%20Mestrado.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25599/3/UFPR-%20Rangel%20Peruchi-%20Mestrado.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 560c5570c08edd1996f8514781d5d651
93a22b3a651889d044c72c37239fe821
80775c46d06c2dc57004d1d8b03485d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860488429043712