Concepções e tendências do trabalho docente na educação a distância : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberti, Eliane do Rocio, 1978-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/34196
Resumo: Orientadora: Profª Drª Claudia Barcelos de Moura Abreu
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spelling Alberti, Eliane do Rocio, 1978-Abreu, Claudia Barcelos de Moura, 1964-Invernizzi Castillo, Noela, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-05T13:24:43Z2020-08-05T13:24:43Z2013https://hdl.handle.net/1884/34196Orientadora: Profª Drª Claudia Barcelos de Moura AbreuCo-orientadora: Profª Drª Noela InvernizziTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/09/2013Inclui referênciasResumo: Esta tese analisa o trabalho docente no Ensino Superior na Educação a Distância (EaD), com o objetivo de investigar como se desenvolve esse trabalho, o qual é mediado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Inicialmente, foram revisadas as contribuições teóricas de diferentes autores sobre a concepção e a constituição da EaD e as políticas públicas para essa modalidade no Brasil, a partir da Lei nº 9.394/1996. Com base na literatura especializada, apresenta-se apontamentos divergentes dos pesquisadores que, ora entendem o trabalho docente realizado na EaD como sinônimo de intensificação e precarização, ora como inovação pedagógica, associada à incorporação das tecnologias de informação e comunicação. Para entender esse processo, faz-se um estudo de caso, no âmbito de uma abordagem qualitativa, para analisar como se desenvolve o trabalho dos docentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública de um Instituto Federal (IF) do país. Tal estudo se efetivou por meio do levantamento de documentos, entrevistas com a coordenação de curso, aplicação de questionários semiestruturados aos professores, análise das aulas por teleconferências, do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e dos materiais impressos do curso. Os resultados da pesquisa realizada mostram que, na EaD, não é possível constatar a hegemonia de um formato único para a docência e, no estudo de caso, o processo de trabalho dos docentes, mesmo sendo desenvolvido com base em alguns dos princípios tayloristas/fordistas e toyotista de gestão, ora tensiona para a tendência da precarização, dada as condições estruturais de trabalho e ora para o da inovação pedagógica a partir da mediação do processo educativo pelas tecnologias de informação e comunicação. Verificou-se, ao longo da pesquisa, que essa polarização tem provocado mudanças substantivas nas relações de trabalho e, consequentemente, uma ressignificação no papel dos docentes.Abstract: Analyze this thesis work teaching in higher Education in Distance learning, in order to investigate how to develop that work which is mediated by the information and communication technology. Initially, the contributions were revised theory of different authors on the design and construction of Education in Distance and public policies for this type in Brazil, from law n. 9.394/1996. Based specialized literature, presents up points of divergent that researchers, onp understand the work performed in teaching as a synonym for renewal Education in Distance and failing, xxx as educational innovation, associated with incorporation of information technology and communication. To understand that process makes up a case study in the context of a qualitative approach to examine how to develop the work of teachers of Course Top Technology in Public Management of a Federal Institute of country. Tal study became effective through the list of documents, interviews with the coordination of course, semi-structured questionnaires application of teachers, school for analysis of conference call, virtual environment course and printed materials course. The results show that pesuisa held Education in Distance, can not establish hegemony of a single format for teachingand, in case study, the process of working teachers even being developed based on any of the principles taylorist/fordista and toyotist of management, xxx tenses for the trend casualization given conditions and structural work for the xxx educational innovation from the mediation of information technology and communication. Checked up, along the research that this has caused bias substantive changes in labour relations and therefore a reinterpretation role of teachers in.219 f.application/pdfDisponível em formato digitalTesesProfessores universitáriosEnsino auxiliado por computadorPratica de ensinoTecnologia educacionalEducaçãoConcepções e tendências do trabalho docente na educação a distância : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ELIANE DO ROCIO ALBERTI COMPARIN.pdfapplication/pdf1389310https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34196/1/R%20-%20T%20-%20ELIANE%20DO%20ROCIO%20ALBERTI%20COMPARIN.pdf5ae4b3f986fcd98fcae76750b85f5451MD51open accessTEXTR - T - ELIANE DO ROCIO ALBERTI COMPARIN.pdf.txtExtracted Texttext/plain515617https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34196/2/R%20-%20T%20-%20ELIANE%20DO%20ROCIO%20ALBERTI%20COMPARIN.pdf.txt905a9d8cbba4c341cd236ef02f25c878MD52open accessTHUMBNAILR - T - ELIANE DO ROCIO ALBERTI COMPARIN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34196/3/R%20-%20T%20-%20ELIANE%20DO%20ROCIO%20ALBERTI%20COMPARIN.pdf.jpg1b9651113a5b7c64b7359b2aaad5b10dMD53open access1884/341962020-08-05 10:24:43.535open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34196Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-05T13:24:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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