A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Yasmine Habib
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84425
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_5daceb240fd652b5e92984b0cecadd05
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84425
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Yasmine HabibLapolli, Edis Mafra2012-10-20T09:13:08Z2012-10-20T09:13:08Z20022002225272http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84425Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho apresenta um estudo de caso do quadro evolutivo da qualificação do corpo docente da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, com o objetivo de analisar o processo da Educação Continuada na referida instituição. Partindo de uma síntese elaborada através do exame de relatórios da FESPI/SECREGE e de documentos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, verifica-se a existência de políticas e planos de expansão e capacitação de docentes. A pesquisa utiliza-se dos elementos históricos da EAD, no contexto global, salientando o fato da figuração explícita, no Brasil, de tal modalidade educacional constar na atual LDB, como meio para disponibilizar espaços educacionais aos profissionais e alunos para aprenderem, continuamente, nos vários estágios de suas vidas. O estudo enfatiza parâmetros, referências e conceitos de Educação Continuada e a Distância, como elementos fundamentais, visando o acompanhamento da evolução do pensamento científico e da atualização permanente em áreas especificas e interdisciplinares. Sua relevância deve-se ao fato de apresentar diretrizes para políticas de aperfeiçoamento de Educação Continuada de docentes da UESC, na modalidade de EAD. Tal proposição baseia-se na atual perspectiva de que as tecnologias de informação e comunicação # TICs # têm provocado uma transformação radical na relação do homem-espaço, com os corpos, com a economia, modificando as próprias bases das atividades cognitivas e conseqüentemente no mundo do trabalho.97 f.| tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEnsino superiorInovações tecnológicasEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalProfessores universitariosEfeito de inovações tecnológicasProfessores -FormaçãoEnsino a distanciaA universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL225272.pdfapplication/pdf400356https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84425/1/225272.pdffedb443f1d93c717c050086cba8eafeeMD51TEXT225272.pdf.txt225272.pdf.txtExtracted Texttext/plain191855https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84425/2/225272.pdf.txt44cba6de36f230688bb44b60fca2a679MD52THUMBNAIL225272.pdf.jpg225272.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1270https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84425/3/225272.pdf.jpg17b645926ababbda117c82321ad34684MD53123456789/844252013-05-01 11:36:43.236oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84425Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T14:36:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes
title A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes
spellingShingle A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes
Silva, Yasmine Habib
Engenharia de produção
Ensino superior
Inovações tecnológicas
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Professores universitarios
Efeito de inovações tecnológicas
Professores -
Formação
Ensino a distancia
title_short A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes
title_full A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes
title_fullStr A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes
title_full_unstemmed A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes
title_sort A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes
author Silva, Yasmine Habib
author_facet Silva, Yasmine Habib
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Yasmine Habib
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lapolli, Edis Mafra
contributor_str_mv Lapolli, Edis Mafra
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino superior
Inovações tecnológicas
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Professores universitarios
Efeito de inovações tecnológicas
Professores -
Formação
Ensino a distancia
topic Engenharia de produção
Ensino superior
Inovações tecnológicas
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Professores universitarios
Efeito de inovações tecnológicas
Professores -
Formação
Ensino a distancia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-20T09:13:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-20T09:13:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84425
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 225272
identifier_str_mv 225272
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 97 f.| tabs., grafs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84425/1/225272.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84425/2/225272.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84425/3/225272.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fedb443f1d93c717c050086cba8eafee
44cba6de36f230688bb44b60fca2a679
17b645926ababbda117c82321ad34684
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805013283209216