Formação continuada online para professores de jovens com deficiência intelectual : uma abordagem integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Kristina Desirée Azevedo, 1994-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76794
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Iasmin Zanchi Boueri
id UFPR_c4d2ab8bd87aa9d0465406160db59098
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76794
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ferreira, Kristina Desirée Azevedo, 1994-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBoueri, Iasmin Zanchi, 1984-2022-07-06T18:05:02Z2022-07-06T18:05:02Z2022https://hdl.handle.net/1884/76794Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Iasmin Zanchi BoueriDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/03/2022Inclui referênciasResumo: Este trabalho teve como objetivo geral, elaborar, implementar e avaliar o desenvolvimento de um programa de formação online para professores de educação especial do Estado do Paraná sobre a temática da abordagem integrativa da deficiência intelectual. Participaram do programa 10 professores, estudantes jovens/adultos com deficiência intelectual com idade entre 18 e 42 anos e seus responsáveis. A formação foi ofertada na modalidade Educação a Distância - EaD, contemplou o Estado do Paraná (participantes de várias regiões) e, contou com atividades teóricas e práticas, nas quais além da discussão de temas relevantes, os professores planejaram e implementaram planejamentos com base nos conceitos da abordagem integrativa da deficiência intelectual. Para coleta de dados foram utilizados seis instrumentos: questionário inicial; escala de Intensidade de apoio - SIS-A; protocolo de registro de aprendizagem; questionário de acompanhamento; questionário de validade social e diário de campo. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, tendo em vista o desempenho dos professores na Formação Práticas Baseadas em Evidências uma Abordagem Integrativa da Deficiência Intelectual; dos jovens/adultos com DI; e validade social do estudo. Os dados demonstram que a formação foi eficaz no ensino e aprendizagem de professores de jovens/adultos com deficiência intelectual. Os professores demonstraram desempenho ascendente nas atividades teóricas. Nas práticas observou-se que modificaram suas atitudes e formas de ensino aplicadas junto a seus estudantes, e consequentemente houve diminuição do nível de intensidade de apoio ofertado. Tais habilidades aprendidas pelos estudantes com DI, auxiliaram na independência para realização de atividades da mesma ou de outras áreas, além daquelas ensinadas durante a formação por seus professores. Em geral, os professores se demonstraram satisfeitos com o programa e destacaram a importância dele para sua prática pedagógica. Considera-se que mais programas teórico práticos como esse, voltados a professores de jovens e adultos com deficiência intelectual devem ser propostos, para auxiliá-los quanto a forma de ensinar.Abstract: The main goal of this work was to elaborate, implement and evaluate the development of an online education program for Special Education teachers in the State of Paraná, on the theme of an integrative approach to Intellectual Disability. Ten teachers of young adults with intellectual disabilities, their students aged between 18 and 42 and their family members participated in the program. The training was offered in the Distance Learning modality, aimed at the State of Paraná participants (from different regions of the state) and, with theoretical and practical activities and discussions on relevant topics. Teachers plan and implement based on the concepts of the integrative approach to intellectual disability. For data collection, six instruments were used: initial protocol; support intensity scale - SIS-A; learning record protocol; monitoring protocol; social validity protocol, and field diary. The data were analyzed qualitatively and quantitatively, in view of the performance of the program Evidence-Based Training an Integrative Approach to Intellectual Disability; of youth/adults with ID; and the social validity of the study. Collected data shows the program was effective in training teachers who work with young and adults with ID. The teachers' performance was increased in the theoretical activities. In practice activities, was observed their attitudes and teaching methods were modified, consequently, the intensity of offered support was dropped. The skills learned by students with ID are important in independence, to carry out activities in the same or other areas, in addition to their teachings during training by their teachers. In general, teachers were satisfied with the program and emphasized the importance of their pedagogical practice. It is suggested more theoretical/practical programs like these. And that is aimed at the teachers of young adults with intellectual disabilities should be proposed, help them in the way of teaching.1 recurso online : PDF.application/pdfProfessores - FormaçãoEducação especialProfessores de educação especialEducação especial - Ensino auxiliado por computadorEducaçãoFormação continuada online para professores de jovens com deficiência intelectual : uma abordagem integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KRISTINA DESIREE AZEVEDO FERREIRA.pdfapplication/pdf6276856https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76794/1/R%20-%20D%20-%20KRISTINA%20DESIREE%20AZEVEDO%20FERREIRA.pdf1dfce6be8442091ad8ca6c9b6dfb0b8aMD51open access1884/767942022-07-06 15:05:02.499open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76794Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-06T18:05:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada online para professores de jovens com deficiência intelectual : uma abordagem integrativa
title Formação continuada online para professores de jovens com deficiência intelectual : uma abordagem integrativa
spellingShingle Formação continuada online para professores de jovens com deficiência intelectual : uma abordagem integrativa
Ferreira, Kristina Desirée Azevedo, 1994-
Professores - Formação
Educação especial
Professores de educação especial
Educação especial - Ensino auxiliado por computador
Educação
title_short Formação continuada online para professores de jovens com deficiência intelectual : uma abordagem integrativa
title_full Formação continuada online para professores de jovens com deficiência intelectual : uma abordagem integrativa
title_fullStr Formação continuada online para professores de jovens com deficiência intelectual : uma abordagem integrativa
title_full_unstemmed Formação continuada online para professores de jovens com deficiência intelectual : uma abordagem integrativa
title_sort Formação continuada online para professores de jovens com deficiência intelectual : uma abordagem integrativa
author Ferreira, Kristina Desirée Azevedo, 1994-
author_facet Ferreira, Kristina Desirée Azevedo, 1994-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Kristina Desirée Azevedo, 1994-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boueri, Iasmin Zanchi, 1984-
contributor_str_mv Boueri, Iasmin Zanchi, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação especial
Professores de educação especial
Educação especial - Ensino auxiliado por computador
Educação
topic Professores - Formação
Educação especial
Professores de educação especial
Educação especial - Ensino auxiliado por computador
Educação
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Iasmin Zanchi Boueri
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-06T18:05:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-06T18:05:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76794
url https://hdl.handle.net/1884/76794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76794/1/R%20-%20D%20-%20KRISTINA%20DESIREE%20AZEVEDO%20FERREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1dfce6be8442091ad8ca6c9b6dfb0b8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860318393008128