Contos milenares e autoconhecimento na formação de professores : uma experiência estética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Juliana, 1986-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62523
Resumo: Orientadora: Profª Drª. Tania Stoltz
id UFPR_c61a39c5521e8a920cc1f7370f2dec6d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62523
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rodrigues, Juliana, 1986-Stoltz, Tania, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-08-26T19:28:30Z2019-08-26T19:28:30Z2019https://hdl.handle.net/1884/62523Orientadora: Profª Drª. Tania StoltzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2019Inclui referências: p. 77-81Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar a possibilidade de reconhecer os contos milenares enquanto experiência estética capaz de oportunizar autoconhecimento na formação de professores. Trata-se de estudo teórico, pautado em revisão de literatura do tipo narrativa e na busca sistematizada. Para isso, temos como objetivos específicos, investigar a problemática da experiência estética atual; examinar se a temática do autoconhecimento se expressa na literatura sobre formação de professores; investigar se, e de que forma, os contos milenares aparecem na literatura sobre formação de professores e, investigar na literatura se há indícios de possíveis relações entre autoconhecimento e experiência estética. Concluímos que reconhecer os contos enquanto experiência estética, relaciona-se à produção de subjetividade singular, aqui compreendida como possibilidade de interrupção no campo dos sentidos habitualmente experimentados, conforme Guattari e Duarte Júnior. A experiência com os contos, de acordo com Rudolf Steiner, apresenta-se como possibilidade de experiência estética pois, na interrupção da ordem habitual dos sentidos, permite vivências internas capazes de oportunizar o autoconhecimento e, portanto, ressignificar as relações dos indivíduos consigo e com o entorno. Palavras-chave: Formação de professores. Singularização. Experiência estética. Contos milenares. Autoconhecimento. Rudolf Steiner. Felix Guattari.Abstract: The objective of this research is to identify the possibility of acknowledging ancient fairy tales as an aesthetic experience capable of enabling self-knowledge during teacher training. It is a theoretical study based on a narrative literature review and systematized searches. To this end its specific objectives are to investigate the problematics of current aesthetic experience; to examine whether the theme of self-knowledge is expressed in the literature on teacher training; to investigate whether, and in what way, ancient fairy tales appear in the literature on teacher training and to investigate whether the literature contains signs of possible relationships between selfknowledge and aesthetic experience. We conclude that recognizing fairy tales as an aesthetic experience is related to the production of singular subjectivity, understood here as a possibility of interruption in the field of feelings usually experienced, as per Guattari and Duarte Júnior. Experiencing fairy tales, according to Rudolf Steiner, is a possibility of aesthetic experience since, by interrupting the usual order of feelings, it enables inner experiences capable of providing the opportunity for self-knowledge and, therefore, resignifies the relationships of individuals with themselves and with their surroundings. Keywords: Teacher training. Singularization. Aesthetic experience. Ancient tales. Self-knowledge. Rudolf Steiner. Felix Guattari.81 p. : il.application/pdfFormação de professoresEducaçãoContos milenares e autoconhecimento na formação de professores : uma experiência estéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANA RODRIGUES.pdfapplication/pdf1037950https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62523/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20RODRIGUES.pdf713d2f6a08e5bbed0dc2a7393e3d08c4MD51open access1884/625232019-08-26 16:28:30.927open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62523Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-08-26T19:28:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contos milenares e autoconhecimento na formação de professores : uma experiência estética
title Contos milenares e autoconhecimento na formação de professores : uma experiência estética
spellingShingle Contos milenares e autoconhecimento na formação de professores : uma experiência estética
Rodrigues, Juliana, 1986-
Formação de professores
Educação
title_short Contos milenares e autoconhecimento na formação de professores : uma experiência estética
title_full Contos milenares e autoconhecimento na formação de professores : uma experiência estética
title_fullStr Contos milenares e autoconhecimento na formação de professores : uma experiência estética
title_full_unstemmed Contos milenares e autoconhecimento na formação de professores : uma experiência estética
title_sort Contos milenares e autoconhecimento na formação de professores : uma experiência estética
author Rodrigues, Juliana, 1986-
author_facet Rodrigues, Juliana, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Juliana, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação
topic Formação de professores
Educação
description Orientadora: Profª Drª. Tania Stoltz
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-26T19:28:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-26T19:28:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62523
url https://hdl.handle.net/1884/62523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62523/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20RODRIGUES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 713d2f6a08e5bbed0dc2a7393e3d08c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898769853317120