Entre dilemas e decisões : análise das incertezas e possibilidades emergentes de um currículo do ensino médio integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, David José de Andrade, 1978-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66016
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Denise Cristina Kluge
id UFPR_c8f2676db8fc75057ed56846467bbd00
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66016
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, David José de Andrade, 1978-Kluge, Denise Cristina, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-03-03T21:29:42Z2020-03-03T21:29:42Z2019https://hdl.handle.net/1884/66016Orientadora: Profa. Dra. Denise Cristina KlugeTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 13/12/2019Inclui referências: p. 222-227Resumo: A presente tese trata-se de uma investigação sobre os efeitos produzidos pelo currículo do Ensino Médio Integrado do Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná (IFPR), implementado no ano de 2015, sobre um grupo de estudantes, com destaque para as matérias relacionadas à Letras. Fizeram parte desse estudo 9 participantes maiores de idade e no último semestre de seus cursos. O grupo contribuiu para a pesquisa por meio da cessão dos seguintes dados: 1) entrevista, 2) dados do histórico escolar, 3) dados do relatório de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada conjunto de dados corresponde a uma dimensão pesquisada, sendo a entrevista correspondente à autoavaliação do processo formativo, os registros no histórico escolar referem-se à avaliação interna promovida pelo corpo docente da instituição, e a pontuação do Enem consiste na avaliação externa, organizada por órgão desvinculado ao campus e ao grupo participante. No intuito de compreender as questões emergentes do grupo de estudantes em relação às novas atribuições estudantis propostas pelo currículo, optou-se pelo embasamento teórico em autores vinculados aos estudos da pósmodernidade e na Teoria da Complexidade. Em adendo, pelo local de pesquisa se tratar de uma instituição federal de Educação Profissional e Tecnológica, estão presentes discussões pertinentes à essa modalidade educacional, desde suas origens até as alterações legislativas decorridas da reforma do ensino médio em 2017. No trabalho, consta também dados históricos sobre o IFPR e, em especial, do Campus Jacarezinho, no intuito de contextualizar melhor o espaço onde a proposta curricular foi construída. A partir da análise realizada, foi possível perceber convergências nos relatos, como a importância do papel docente, do planejamento institucional e da liberdade de escolha no processo educacional. Por sua vez, no desempenho acadêmico escolar e na performance no Enem do grupo participantes, verificaram-se fenômenos intrigantes, como: a não correlação entre horas estudadas e resultados na prova nacional; a consistência de proficiência da área de Ciências Humanas; e a alta dispersão de desempenho na área de Redação. Palavras-chave: IFPR Campus Jacarezinho. Ensino Médio Integrado. Currículo.Abstract: The present thesis concerns an investigation of the effects on a group of students of the Integrated High School curriculum in the Jacarezinho Campus of the Federal Institute of Paraná (IFPR), implemented in 2015, with emphasis on subjects related to Letters. The nine participants were major and in the last semester of their respective courses. The group contributed to the research by ceasing the following data: 1) interview; 2) report card; 3) the performance report of the National High School Exam (Enem). Each data set corresponds to a research dimension, being the interview related to the self-assessment of the educational process, the records in the report card referenced to the internal evaluation promoted by the institution's faculty, and the Enem score is considered in the external evaluation, organized by an institution unlinked to the campus or the participating group. In order to understand the emergent questions of the studied group in relation to the new attributions brought by the curriculum, the theoretical basis chosen was in the authors linked to postmodernity studies and Complexity Theory. In addition, because the research site is a federal institution for Vocational and Technological Education, there are discussions related to this type of education, from its origins to legislative changes resulting from the high school reform in 2017. On the text, there is also historical data about IFPR and, in particular, the Jacarezinho Campus, in order to better contextualize the place where the curriculum proposal was built. From the analysis performed, it was possible to notice the convergences in the reports, such as the importance of the teaching role, the institutional planning and the freedom of choice in the educational process. In turn, on academic and Enem performance of the group of participants, there were intriguing phenomena, such as: no correlation between hours studied and results in the national test; a consistency of proficiency in the Humanities area; and high performance dispersion in the Writing area. Keywords: IFPR Campus Jacarezinho. Integrated High School. Curriculum229 p. : il.application/pdfEnsino médio - CurriculosCurrículos - AvaliaçãoLetrasEntre dilemas e decisões : análise das incertezas e possibilidades emergentes de um currículo do ensino médio integradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - DAVID JOSE DE ANDRADE SILVA.pdfapplication/pdf3366406https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66016/1/R%20-%20T%20-%20DAVID%20JOSE%20DE%20ANDRADE%20SILVA.pdfeea4a464564210241d26e9294e8a0d2bMD51open access1884/660162020-03-03 18:29:42.278open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66016Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-03T21:29:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre dilemas e decisões : análise das incertezas e possibilidades emergentes de um currículo do ensino médio integrado
title Entre dilemas e decisões : análise das incertezas e possibilidades emergentes de um currículo do ensino médio integrado
spellingShingle Entre dilemas e decisões : análise das incertezas e possibilidades emergentes de um currículo do ensino médio integrado
Silva, David José de Andrade, 1978-
Ensino médio - Curriculos
Currículos - Avaliação
Letras
title_short Entre dilemas e decisões : análise das incertezas e possibilidades emergentes de um currículo do ensino médio integrado
title_full Entre dilemas e decisões : análise das incertezas e possibilidades emergentes de um currículo do ensino médio integrado
title_fullStr Entre dilemas e decisões : análise das incertezas e possibilidades emergentes de um currículo do ensino médio integrado
title_full_unstemmed Entre dilemas e decisões : análise das incertezas e possibilidades emergentes de um currículo do ensino médio integrado
title_sort Entre dilemas e decisões : análise das incertezas e possibilidades emergentes de um currículo do ensino médio integrado
author Silva, David José de Andrade, 1978-
author_facet Silva, David José de Andrade, 1978-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Kluge, Denise Cristina, 1975-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, David José de Andrade, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio - Curriculos
Currículos - Avaliação
Letras
topic Ensino médio - Curriculos
Currículos - Avaliação
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Denise Cristina Kluge
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-03T21:29:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-03T21:29:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66016
url https://hdl.handle.net/1884/66016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 229 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66016/1/R%20-%20T%20-%20DAVID%20JOSE%20DE%20ANDRADE%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eea4a464564210241d26e9294e8a0d2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898843129905152