O governo por contrato(s) e a concretização de políticas públicas horizontais como mecanismo de justiça distributiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breus, Thiago Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/40312
Resumo: Orientador : Prof. Dr.Egon Bockmann Moreira
id UFPR_ca68ea6d93db1161d2866742a56b14b9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/40312
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Breus, Thiago LimaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em DireitoMoreira, Egon Bockmann2015-12-02T15:26:40Z2015-12-02T15:26:40Z2015http://hdl.handle.net/1884/40312Orientador : Prof. Dr.Egon Bockmann MoreiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito. Defesa: Curitiba,14/08/2015Inclui referências : f. 246-263Resumo: A presente investigação tem por premissa o reconhecimento da contratualização pública como principal técnica contemporânea de implementação de políticas públicas de caráter desenvolvimentista. Sob a designação de governo por contrato(s), apresenta-se a possibilidade da Administração empregar a chamada contratação pública estratégica consistente na adição de finalidades contratuais acessórias, transversais e/ou horizontais no bojo dos contratos públicos. Contudo, ainda que consentânea com os escopos constitucionais fundamentais, a satisfação de políticas secundárias por meio da contratação pública pode se apresentar extremamente problemática, porque pode conduzir à majoração dos custos e, por consequência, à mitigação do best value for money contratual. Por definição, as políticas horizontais estabelecem os objetivos de compromisso de sustentabilidade e de equilíbrio de cada comunidade e, como tais, representam opções para cada governo. Elas impõem o dever de ponderação entre os sacrifícios em matéria de eficiência e os objetivos de políticas públicas a serem concretizados por meio dos contratos públicos. Diante disso, são apresentadas duas hipóteses: (i) Qual é o grau de autonomia pública para a Administração fixar (ou não) políticas públicas horizontais nos seus contratos? (ii) As políticas públicas horizontais devem ser implementadas mesmo que atenuem a eficiência econômica estrita do contrato? A proposta, apresentada para enfrentar as supracitadas problemáticas, pressupõe o reconhecimento de que cada comunidade política deve procurar, à luz de seus valores constitucionais, os tradeoffs e/ou os equilíbrios que considere adequados entre as preocupações de eficiência e as preocupações de justiça a serem alcançados. Com base nestes elementos, o argumento defendido é o de que, em virtude do papel protagonista assumido pelos contratos públicos na Administração contemporânea, eles passam a funcionar (isto é, a ser e a estar funcionalizados) como técnica de alcance de uma justiça não exclusivamente comutativa (de equilíbrio e alcance de objetivos entre as partes), mas também de caráter distributivo, o que fundamenta o recurso às políticas públicas contratuais horizontais. Ademais, a título de proposição, são apresentados determinados limites e possibilidades, assim como critérios para a aderência das políticas horizontais aos contratos públicos. Busca-se, ao final, demonstrar que a caracterização dos contratos públicos na contemporaneidade não pode mais ser exclusivamente atribuída pelos critérios tradicionais, como o subjetivo, do serviço público ou da exorbitância, mas deve considerar a satisfação de fins supra partes e o equilíbrio de múltiplas equações que não se restringem à manutenção econômico-financeira; vale dizer, a contratação pública contemporânea é assim designada pela unidade de múltiplos e proporcionais conteúdos, os quais são responsáveis por elevar a avença administrativa a também atuar como instrumento de satisfação de uma justiça distributiva. Palavras-chave: Contratos Públicos; Governo por contrato(s); Políticas Públicas; Contratação Pública Estratégica; Políticas Públicas Horizontais; Justiça Comutativa; Justiça Distributiva.Abstract: This study is premised on the recognition of public contracting as one of the main modern techniques for implementing developmental public policies. Designated as government by contract(s), it presents the possibility of the Administration employing so-called strategic public procurement, consistent with the addition of ancillary contractual purposes - transverse and/or horizontal among public contracts. Nevertheless, although consistent with fundamental constitutional objectives, the success of secondary policies through public procurement can be problematic, as they can lead to increased costs and therefore not represent best value for money. As such, two hypotheses are presented: (i) what is the degree of autonomy to which the public administration should be able to set (or not) horizontal public policies in their contracts? (ii) Should horizontal policies still be implemented, given they mitigate strict economic efficiency? The proposal presented to address the aforementioned propositions presupposes the recognition of the fact that each political community should, in light of its constitutional values, seek tradeoffs and balances that it considers appropriate, amid concerns that both efficiency and fairness be achieved. By definition, horizontal policies constitute commitments for sustainability and balance in each community and, as such, represent policy options for each government to address. They impose a duty to weigh up both sacrifices in terms of efficiency and public policy objectives to be pursued through public contracts. On this basis, the theory defended here is that, given the leading role played by public procurement in modern administration, the contracts go on to function (i.e. both in permanent and temporary ways) as techniques for achieving fairness not exclusively in a commutative manner (balanced and with goals set by the parties involved), but also in a distributive way, acting as a basis for resources to be assigned for horizontal contractual policies. Moreover, by way of example, some limitations and possibilities are presented, as well as criteria for adhering horizontal policies to public procurement. In the end, this study seeks to show that the characterization of administrative contracts in modern times can no longer be assigned solely by traditional criteria, such as subjective decision-making, whether a particular policy serves the public or is excessively priced, but should instead consider the success of goals beyond those set by the parties involved, as well as balancing multiple considerations not restricted to economic and financial stability; it is worth mentioning that modern public contracting is therefore assigned by uniting multiple, proportional policy content, which is responsible for raising the administrative covenant so that it also acts as an instrument for achieving distributive justice. Keywords: Public Procurement; Government by contract(s); Public Policy; Strategic Public Procurement; Horizontal Public Policy; Commutative Justice; Distributive Justice. Contractual Equations.263 f.application/pdfDisponível em formato digitalDireitoO governo por contrato(s) e a concretização de políticas públicas horizontais como mecanismo de justiça distributivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - T - THIAGO LIMA BREUS.pdf.txtExtracted Texttext/plain717855https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40312/1/R%20-%20T%20-%20THIAGO%20LIMA%20BREUS.pdf.txtc5a4068d43fcdd6331812d7156c6fff9MD51open accessORIGINALR - T - THIAGO LIMA BREUS.pdfapplication/pdf1888914https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40312/2/R%20-%20T%20-%20THIAGO%20LIMA%20BREUS.pdf4232bd3b9041ab28962a3bb8388f59acMD52open accessTHUMBNAILR - T - THIAGO LIMA BREUS.pdf.jpgR - T - THIAGO LIMA BREUS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40312/3/R%20-%20T%20-%20THIAGO%20LIMA%20BREUS.pdf.jpg27b3cda64cbc54be4649c0624237c505MD53open access1884/403122016-04-07 05:38:09.691open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40312Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T08:38:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O governo por contrato(s) e a concretização de políticas públicas horizontais como mecanismo de justiça distributiva
title O governo por contrato(s) e a concretização de políticas públicas horizontais como mecanismo de justiça distributiva
spellingShingle O governo por contrato(s) e a concretização de políticas públicas horizontais como mecanismo de justiça distributiva
Breus, Thiago Lima
Direito
title_short O governo por contrato(s) e a concretização de políticas públicas horizontais como mecanismo de justiça distributiva
title_full O governo por contrato(s) e a concretização de políticas públicas horizontais como mecanismo de justiça distributiva
title_fullStr O governo por contrato(s) e a concretização de políticas públicas horizontais como mecanismo de justiça distributiva
title_full_unstemmed O governo por contrato(s) e a concretização de políticas públicas horizontais como mecanismo de justiça distributiva
title_sort O governo por contrato(s) e a concretização de políticas públicas horizontais como mecanismo de justiça distributiva
author Breus, Thiago Lima
author_facet Breus, Thiago Lima
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito
dc.contributor.author.fl_str_mv Breus, Thiago Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Egon Bockmann
contributor_str_mv Moreira, Egon Bockmann
dc.subject.por.fl_str_mv Direito
topic Direito
description Orientador : Prof. Dr.Egon Bockmann Moreira
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-02T15:26:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-02T15:26:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/40312
url http://hdl.handle.net/1884/40312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 263 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40312/1/R%20-%20T%20-%20THIAGO%20LIMA%20BREUS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40312/2/R%20-%20T%20-%20THIAGO%20LIMA%20BREUS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40312/3/R%20-%20T%20-%20THIAGO%20LIMA%20BREUS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c5a4068d43fcdd6331812d7156c6fff9
4232bd3b9041ab28962a3bb8388f59ac
27b3cda64cbc54be4649c0624237c505
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860251808432128