Reflexão ou inflexão? A produção de conhecimentos sobre a formação de professores no Brasil : a prática reflexiva em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Hellen Jaqueline
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24099
Resumo: Orientadora: Profª Drª Claudia Barcelos de Moura Abreu
id UFPR_cb039618169420630208bb564967d6dc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24099
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Marques, Hellen JaquelineAbreu, Claudia Barcelos de Moura, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-29T12:03:27Z2020-10-29T12:03:27Z2008https://hdl.handle.net/1884/24099Orientadora: Profª Drª Claudia Barcelos de Moura AbreuDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 12/12/2008Bibliografia: fls. 105-109Resumo: O objetivo da pesquisa é apontar o impacto da formação prática reflexiva na produção de conhecimento da área de formação de professores, a partir dos trabalhos apresentados e publicados pela ssociação Nacional de Pós Graduação em Educação (ANPED). Para o levantamento dos dados da pesquisa, destacamos os artigos apresentados e publicados em forma de comunicação oral, no Grupo de Trabalho (GT) Formação de Professores da ANPEd, a partir do ano 2000 até 2007, inc usive. Nesse levantamento, procuramos identificar os sentidos/significados atribuídos à categoria professor reflexivo na produção do conhecimento na área da Formação de Professores em Educação; captar o movimento de emergência das propostas acerca da prática reflexiva na pesquisa sobre a formação de professores e; problematizar os caminhos da formação profissional do docente a partir da produção do conhecimento sobre o tema. A seleção dos trabalhos analisados foi realizada em duas etapas: Inicialmente por meio das referências bibliográficas dos mesmos, totalizando 125 trabalhos dentre os 183 do total neste período. Em seguida, elucidamos alguns conceitos que permeiam a proposta da prática reflexiva, identificamos quais trabalhos possuíam tais conceitos em seu corpo teórico e selecionamos aqueles que apresentavam cinco ou mais conceitos dos que foram destacados. Nesta fase de seleção, totalizamos 22 trabalhos, os quais fizeram parte da nossa análise final. Para análise criteriosa dos trabalhos, construímos uma ficha de registro que nos possibilitou sintetizar as principais idéias dos autores e os pressupostos pistemológicos criticados e defendidos nos artigos publicados na ANPEd nos últimos oito anos. A análise da produção de conhecimentos baseou-se na metodologia de análise de conteúdo e na técnica de análise temática. este sentido, elencamos alguns elementos de análise convergentes nos trabalhos para a estruturação de nossa apresentação e discussão dos resultados. Esses elementos nos permitiram fundamentar algumas onsiderações em torno do conhecimento e prática pedagógica dos professores e futuros docentes. Os resultados nos permitiram perceber ainda, uma ampla representação das proposições para a prática-reflexiva, definida pelo autor Donald Schön, na produção de conhecimentos em educação/formação de professores no país e que indicam certas premissas fundamentais para o direcionamento dos currículos e cursos de formação. Premissas baseadas nas críticas à ciência e transmissão de conhecimentos científicos em favor da formação pela pesquisa da prática cotidiana e troca de experiências através da reflexão na ação, eflexão sobre a ação e sobre a reflexão na ação.Abstract: The objective of the paper is to show the impact of the reflective practice formation on production of knowledge of the area of teacher’s education, from the studies presented and published by the ational Association of Graduate in Education (ANPED). For the analysis of the research’s data, we highlighted the papers presented and published in the form of oral communication in the Working Group (GT) Teacher’s Education of ANPEd, from 2000 to 2007, including. In this research, we tried to identify the senses / meanings attributed to the reflective practitioner in the production of knowledge in the area of teacher’s ducation in Education; to capture the movement of emergency of the proposals on the reflective practice in research about teacher’s education and; to problematize the ways of the professional/teacher’s formation from the production of knowledge on the subject. The selection of the works reviewed was conducted in two stages: initially through the references of them, totalizing 125 jobs among the total 183 in this period. Then, we explained some concepts that permeate the proposal of reflective practice, we identified which works had these concepts into their theoretical body and selected those who had five or more of the concepts pointed out. At this stage of selection, we had a total of 22 works, which were part of our final analysis. For thorough analysis of the works, we built a form that allowed us to summarize the main ideas of the authors and the epistemological assumptions criticized and defended in the papers published in ANPEd over the past eight years. The analysis of the production of knowledge, based on the methodology of content analysis and the technique of thematic analysis. Accordingly, we listed some elements of analysis that were converges in the works for the structuring of our presentation and discussion of results. These elements had enabled us to explain some considerations about the knowledge and pedagogical practices of teachers and future teachers. Results showed us, a broad representation of propositions for the eflective practice, defined by author Donald Schön, in the production of knowledge in education / teacher’s education in the country and indicating certain basic prerequisites for the direction of the curriculum and formation courses. Assumptions based on criticism of the science and transmission of scientific knowledge in favor of education for the research of daily practice and exchange of experiences through reflection in action, reflection about the action and about the reflection in action.117 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoFormação de professoresEducaçãoReflexão ou inflexão? A produção de conhecimentos sobre a formação de professores no Brasil : a prática reflexiva em focoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMARQUES, HELLEN JAQUELINE.pdfapplication/pdf1449378https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24099/1/MARQUES%2c%20HELLEN%20JAQUELINE.pdf49b8239be78c05f1318f4b71307fc0ddMD51open accessTEXTMARQUES, HELLEN JAQUELINE.pdf.txtExtracted Texttext/plain264531https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24099/2/MARQUES%2c%20HELLEN%20JAQUELINE.pdf.txt4e68803b31bb81836035b6aeecb4b389MD52open accessTHUMBNAILMARQUES, HELLEN JAQUELINE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1626https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24099/3/MARQUES%2c%20HELLEN%20JAQUELINE.pdf.jpg2983c4988697d2d32d12ad5fe6076380MD53open access1884/240992020-10-29 09:03:27.577open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24099Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-29T12:03:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexão ou inflexão? A produção de conhecimentos sobre a formação de professores no Brasil : a prática reflexiva em foco
title Reflexão ou inflexão? A produção de conhecimentos sobre a formação de professores no Brasil : a prática reflexiva em foco
spellingShingle Reflexão ou inflexão? A produção de conhecimentos sobre a formação de professores no Brasil : a prática reflexiva em foco
Marques, Hellen Jaqueline
Dissertações - Educação
Formação de professores
Educação
title_short Reflexão ou inflexão? A produção de conhecimentos sobre a formação de professores no Brasil : a prática reflexiva em foco
title_full Reflexão ou inflexão? A produção de conhecimentos sobre a formação de professores no Brasil : a prática reflexiva em foco
title_fullStr Reflexão ou inflexão? A produção de conhecimentos sobre a formação de professores no Brasil : a prática reflexiva em foco
title_full_unstemmed Reflexão ou inflexão? A produção de conhecimentos sobre a formação de professores no Brasil : a prática reflexiva em foco
title_sort Reflexão ou inflexão? A produção de conhecimentos sobre a formação de professores no Brasil : a prática reflexiva em foco
author Marques, Hellen Jaqueline
author_facet Marques, Hellen Jaqueline
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Abreu, Claudia Barcelos de Moura, 1964-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Hellen Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Formação de professores
Educação
topic Dissertações - Educação
Formação de professores
Educação
description Orientadora: Profª Drª Claudia Barcelos de Moura Abreu
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-29T12:03:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-29T12:03:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24099
url https://hdl.handle.net/1884/24099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 117 f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24099/1/MARQUES%2c%20HELLEN%20JAQUELINE.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24099/2/MARQUES%2c%20HELLEN%20JAQUELINE.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24099/3/MARQUES%2c%20HELLEN%20JAQUELINE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 49b8239be78c05f1318f4b71307fc0dd
4e68803b31bb81836035b6aeecb4b389
2983c4988697d2d32d12ad5fe6076380
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898684037857280