A lógica da produtividade capitalista e suas manifestações na formação do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Marilene Brum
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/2987
Resumo: Orientadora: Vera Regina Beltrao Marques
id UFPR_cb4705f5616258efbda6a3f3bb33dd8d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/2987
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lemos, Marilene BrumUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMarques, Vera Regina Beltrão, 1953-2022-08-18T18:21:58Z2022-08-18T18:21:58Z2004https://hdl.handle.net/1884/2987Orientadora: Vera Regina Beltrao MarquesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografia e anexosResumo: O presente estudo objetiva identificar os momentos em que a lógica da produtividade capitalista se tornou mais evidente durante o processo de formação do enfermeiro no Brasil. A crítica que se realiza à formação profissional da enfermagem é apresentada com base nos determinantes sociais, políticos e econômicos que influenciaram o ensino e a prática da enfermagem no país, bem como na elaboração das leis e normas que regularam as atividades da educação universitária, média, fundamental e dos cursos de capacitação, além de nortear as ações de saúde desenvolvidas ao longo dos períodos analisados. Insere-se numa perspectiva materialista histórica com a preocupação teórica de analisar a realidade social de cada época específica, no contexto do desenvolvimento das forças produtivas. A inserção da enfermagem como profissão no Brasil tem início com a instauração do capitalismo e traz consigo as prerrogativas próprias desse sistema de produção, pela utilização de normas e técnicas de enfermagem bem definidas, aplicáveis a partir da divisão de tarefas e hierarquia das funções. Entretanto, ainda não apresenta princípios científicos bem definidos. As mudanças ocorridas desde a acumulação primitiva do capital até a fase imperialista, produziram mutações tecnológicas e organizacionais, alcançando todos os níveis das organizações sociais, afetando o setor de serviços, que também se submeteu à racionalidade do capital. No Brasil, assim como nos demais países em desenvolvimento, essa racionalidade leva à centralidade da educação e da saúde nas orientações das políticas de intervenção deliberada, colocadas em prática por organismos internacionais. O atual ajustamento da educação e da organização dos serviços de enfermagem aos padrões tayloristas/fordistas não interessam mais a nova ordem social, portanto, na medida em que tal contradição se estabelece, devem surgir novas formas de ajustamento ou de enfrentamento à atual política neoliberal, cabendo a própria categoria de enfermagem, a delimitação deste espaço profissional. Palavras-chave: Enfermagem; educação; capitalismo; políticas neoliberais.Abstract: The present study objectives to identify the moments where the logic of the capitalist productivity became more evident during the formation process of the nurse in Brazil. The critical one that is done on the professional formation of the nursing is presented on the basis of determinative the social ones, economic politicians and who had influenced the education and the practical one of the nursing in the country, as well as in the elaboration of the laws and norms that had regulated the activities of the university education, average, basic and of the courses of qualification, besides guiding the actions of health developed the long one of the analyzed periods. It inserts in a historical materialistic perspective with the theoretical concern to analyze the social reality of each specific time, in the context of the development of the productive forces. The insertion of the nursing as profession in Brazil has beginning with the instauration of the capitalism and brings obtains the proper prerogatives of this system of production, for the use of norms and techniques of nursing well definite, applicable from the division of tasks and hierarchy of the functions. However, still it does not present well definite scientific principles. The occurred changes since the primitive accumulation of the capital until the imperialist phase had produced technological and organizational mutations, reaching all the levels of the social organizations, affecting the sector of services that also was submitted to the rationality of the capital. In Brazil, as well as in the too much developing countries, this rationality leads to the centrality of the education and the health in the orientation of the politics of deliberated intervention, placed in practical for international organisms. The current adjustment of the education and the organization of the services of nursing to the tayloristas/fordistas standards does not interest more to the new social order, therefore, in the measure where such contradiction if establishes, new forms must appear of adjustment or confrontation to the current neoliberal politics, fitting the proper category of nursing, the delimitation of this professional space. Key words: Nursing; education; capitalism; neoliberal politics.x, 166 f.application/pdfDisponível em formato digitalEnfermagemEducaçãoCapitalismoNeoliberalismoRedação acadêmicaEducaçãoA lógica da produtividade capitalista e suas manifestações na formação do enfermeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertação final.pdfapplication/pdf931931https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2987/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf980becc1a291b0ac62d95ce91a894212MD51open accessTEXTdissertação final.pdf.txtExtracted Texttext/plain437293https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2987/2/disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txtf80ea2d1d08ef8c839cdad500eae2c50MD52open accessTHUMBNAILdissertação final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1117https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2987/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.jpgb06cd7d6c0003ee9f67f106a386d3672MD53open access1884/29872022-08-18 15:21:58.163open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/2987Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-18T18:21:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A lógica da produtividade capitalista e suas manifestações na formação do enfermeiro
title A lógica da produtividade capitalista e suas manifestações na formação do enfermeiro
spellingShingle A lógica da produtividade capitalista e suas manifestações na formação do enfermeiro
Lemos, Marilene Brum
Enfermagem
Educação
Capitalismo
Neoliberalismo
Redação acadêmica
Educação
title_short A lógica da produtividade capitalista e suas manifestações na formação do enfermeiro
title_full A lógica da produtividade capitalista e suas manifestações na formação do enfermeiro
title_fullStr A lógica da produtividade capitalista e suas manifestações na formação do enfermeiro
title_full_unstemmed A lógica da produtividade capitalista e suas manifestações na formação do enfermeiro
title_sort A lógica da produtividade capitalista e suas manifestações na formação do enfermeiro
author Lemos, Marilene Brum
author_facet Lemos, Marilene Brum
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Marilene Brum
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Vera Regina Beltrão, 1953-
contributor_str_mv Marques, Vera Regina Beltrão, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação
Capitalismo
Neoliberalismo
Redação acadêmica
Educação
topic Enfermagem
Educação
Capitalismo
Neoliberalismo
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Vera Regina Beltrao Marques
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-18T18:21:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-18T18:21:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/2987
url https://hdl.handle.net/1884/2987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 166 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2987/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2987/2/disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2987/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 980becc1a291b0ac62d95ce91a894212
f80ea2d1d08ef8c839cdad500eae2c50
b06cd7d6c0003ee9f67f106a386d3672
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860560023715840