A prática educativa do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Lourdes Martins de
Data de Publicação: 1985
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61052
Resumo: Orientadora: Onilza Borges Martins
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spelling Almeida, Maria Lourdes Martins deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMartins, Onilza Borges, 1940-20182022-08-22T18:59:38Z2022-08-22T18:59:38Z1985https://hdl.handle.net/1884/61052Orientadora: Onilza Borges MartinsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 123-134Resumo: A importância da prática educativa no trabalho diário do enfermeiro decorre do fato de a mesma favorecer a promoção humana, a medida que valoriza a promoção e manutenção da saúde, através de ações educativas em saúde e da garantia de uma assistência de enfermagem qualificada, com a realização da constante educação em serviço ao pessoal de enfermagem. O objetivo principal deste estudo e, portanto, propiciar uma reflexão sobre a pratica profissional do enfermeiro e sobre a formação acadêmica, em relação a realização de uma pratica educativa. Investigou-se, junto a quarenta enfermeiros atuantes em instituições de saúde de Curitiba, como se efetua a pratica educativa, quais os obstáculos que interferem na realização da mesma e como se deu a formação acadêmica para esta pratica. A análise e interpretação dos dados revelaram que a pratica educativa do enfermeiro, integrante da pratica geral de enfermagem, e dependente da politica de trabalho das instituições de saúde que, por sua vez, sofre influencia da politica econômica do país. Ocorre, assim, uma excessiva valorização da assistência curativa, que não propicia uma pratica educativa junto a clientes, família e comunidade. Em relação ao pessoal de serviço, ocorre processo semelhante, a medida que o numero deste pessoal e reduzido, dificultando a pratica da educação em serviço. Os cursos de enfermagem, por sua vez atrelados a esta politica, direcionam o seu ensino, também, para a assistência curativa, prejudicando a formação do enfermeiro, que deveria ser voltada para uma pratica educativa, pois não valoriza este preparo. Com base na literatura pesquisada e nos dados obtidos com a pesquisa de campo, infere-se que, para levar o enfermeiro a uma efetiva pratica educativa, torna-se necessário uma revisão total do currículo do curso de formação do enfermeiro e da postura dos docentes, no sentido de reorientar o ensino para atender as necessidades de saúde da população.Abstract: Abstract: The importance of educational practices in the nurse's daily activities stems from the fact that they help in the promotion of men, as they value the promotion and maintenance of health, by means of health education action as well as of guaranteeing a qualified nursing assistance, through the permanent realization of in-service education of the nursing personnel. The major objective of this study was, therefore, to make possible a reflection about the nurses' professional activities as well as of their college preparation, as they relate to the accomplishment of educational actions. In order to investigate (1) the way these educational actions are conducted; (2) the obstacles which hamper their development; and (3) how was the college preparation for the conducting of those actions, a sample of fourty nurses who work at health institutions in Curitiba, Parana, Brazil, was selected. The analysis and interpretation of the data indicate that the educational action of the nurses, which should be part of the usual nursing practices, is dependent on the labor policies of the health institutions, which are themselves under the influence of the country's economic policies. Curative assistance is therefore overly stressed, which does not promote educational action towards clients, families, or communities. As far as assistant personnel are concerned, a similar process occurs. Since their number is insufficient, in-service educational actions is always perfunctory. Furthermore, due to the fact that nurse preparation courses are attached to the policies described above - which do not emphasize educational action - these courses direct the learning process toward remedial assistance, in prejudice of preventive assistance, thus jeopardizing the preparation of nurses, whose action should be educative in nature. On the basis of the literature reviewed and on the analysis and interpretation of the data collected for the present research, it can be inferred that, if nurses should effectively develop educational practices, it is necessary a complete revision of the course curriculum and of the deportment of the teaching body, so that the teaching process may care for the health needs of the population.172 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEnfermagem - Estudo e ensino - BrasilEnfermeiro - FormaçãoRedação acadêmicaEducaçãoA prática educativa do enfermeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARIA LOURDES MARTINS DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf5310010https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61052/1/D%20-%20MARIA%20LOURDES%20MARTINS%20DE%20ALMEIDA.pdf0ea8812294d20afad331611dcdae7292MD51open access1884/610522022-08-22 15:59:38.65open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61052Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-22T18:59:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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