Place marketing : relação entre a percepção do desenvolvimento sustentável e a imagem de lugar de um destino de turismo internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buosi, Maria Carolina de Âlcantara
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/28110
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da Silva
id UFPR_cc0ff64ed42d01e87fa8daeab831b544
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28110
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Buosi, Maria Carolina de ÂlcantaraSilva, Áurio Lúcio Leocádio daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2015-11-16T20:52:10Z2015-11-16T20:52:10Z2012http://hdl.handle.net/1884/28110Orientador : Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 23/03/2012Inclui referênciasÁrea de concentração: Estratégia e organizaçõesResumoResumo: O turismo se tornou um fator econômico importante mundialmente, intensificando a competitividade entre destinos turísticos. Com isso, o place marketing se torna elemento-chave para o gerenciamento do turismo e do destino turístico, buscando trazer atratividade ao lugar. Pesquisas apontam para a importância do desenvolvimento sustentável do destino turístico, bem como da importância que a imagem do lugar representa para o seu sucesso. Baseado nisso, o estudo buscou verificar a relação existente entre o desenvolvimento sustentável e a imagem do destino turístico, de forma que os resultados sejam relevantes para as estratégias de place marketing. A idéia veio fundamentada nos apontamentos teóricos para a importância do desenvolvimento sustentável e de modelos de place marketing que colocam a imagem como fator essencial para o sucesso deste. Assim, realizou-se uma survey com 280 turistas e 299 moradores de um destino de turismo internacional. Para a análise de dados foram utilizadas técnicas estatísticas variadas, por meio de análise descritiva, de correlação, fatorial, regressão múltipla, além da modelagem de equações estruturais por meio do software SmartPLS. Os resultados apontaram que o desenvolvimento sustentável influencia de forma direta e positivamente a imagem do destino turístico, segundo a percepção dos turistas e moradores do local, demonstrando ser um fator relevante e que deve ser considerado no planejamento das estratégias de place marketing do destino turístico.Abstract: Tourism has become an important economic factor worldwide, intensifying competition among tourist destinations. With that, the place marketing becomes a key element in the management of tourism and tourist destination, seeking to bring the place attractive. Research points to the importance of developing sustainable tourism destination, as well as the importance that the image of the place is to your success. Based on this, the study sought to assess the relationship between sustainable development and the image of the destination, so that the results are relevant to the strategies of place marketing. The idea came grounded in theoretical approaches to the importance of sustainable development and place marketing models that put the image as an essential factor for the success of this. Thus, a survey was conducted with 280 tourists and 299 residents of an international tourism destination. For data analysis, statistical techniques were used varied by means of descriptive analysis, correlation, factor, multiple regression, in addition to structural equation modeling using the software SmartPLS. The results showed that sustainable development influences directly and positively the image of the destination, according to the perceptions of tourists and local residents, proving to be a relevant factor and should be considered in planning marketing strategies place a tourist destination.226f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMarketing de destinosDesenvolvimento sustentávelMarketing de serviços (Turismo)TesesAdministraçãoPlace marketing : relação entre a percepção do desenvolvimento sustentável e a imagem de lugar de um destino de turismo internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARIA CAROLINA DE ALCANTARA BUOSI.pdfapplication/pdf2312696https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28110/1/R%20-%20T%20-%20MARIA%20CAROLINA%20DE%20ALCANTARA%20BUOSI.pdff18dfad0588a9ccd7bd10418b1657692MD51open accessTEXTR - T - MARIA CAROLINA DE ALCANTARA BUOSI.pdf.txtExtracted Texttext/plain493044https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28110/2/R%20-%20T%20-%20MARIA%20CAROLINA%20DE%20ALCANTARA%20BUOSI.pdf.txt8ae3ba093d749ae9166d7ad261326094MD52open accessTHUMBNAILR - T - MARIA CAROLINA DE ALCANTARA BUOSI.pdf.jpgR - T - MARIA CAROLINA DE ALCANTARA BUOSI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28110/3/R%20-%20T%20-%20MARIA%20CAROLINA%20DE%20ALCANTARA%20BUOSI.pdf.jpg8053ba203c2b47e42a9ace59018f8001MD53open access1884/281102016-04-07 05:50:38.468open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28110Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T08:50:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Place marketing : relação entre a percepção do desenvolvimento sustentável e a imagem de lugar de um destino de turismo internacional
title Place marketing : relação entre a percepção do desenvolvimento sustentável e a imagem de lugar de um destino de turismo internacional
spellingShingle Place marketing : relação entre a percepção do desenvolvimento sustentável e a imagem de lugar de um destino de turismo internacional
Buosi, Maria Carolina de Âlcantara
Marketing de destinos
Desenvolvimento sustentável
Marketing de serviços (Turismo)
Teses
Administração
title_short Place marketing : relação entre a percepção do desenvolvimento sustentável e a imagem de lugar de um destino de turismo internacional
title_full Place marketing : relação entre a percepção do desenvolvimento sustentável e a imagem de lugar de um destino de turismo internacional
title_fullStr Place marketing : relação entre a percepção do desenvolvimento sustentável e a imagem de lugar de um destino de turismo internacional
title_full_unstemmed Place marketing : relação entre a percepção do desenvolvimento sustentável e a imagem de lugar de um destino de turismo internacional
title_sort Place marketing : relação entre a percepção do desenvolvimento sustentável e a imagem de lugar de um destino de turismo internacional
author Buosi, Maria Carolina de Âlcantara
author_facet Buosi, Maria Carolina de Âlcantara
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Buosi, Maria Carolina de Âlcantara
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de destinos
Desenvolvimento sustentável
Marketing de serviços (Turismo)
Teses
Administração
topic Marketing de destinos
Desenvolvimento sustentável
Marketing de serviços (Turismo)
Teses
Administração
description Orientador : Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da Silva
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-16T20:52:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-16T20:52:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/28110
url http://hdl.handle.net/1884/28110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 226f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28110/1/R%20-%20T%20-%20MARIA%20CAROLINA%20DE%20ALCANTARA%20BUOSI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28110/2/R%20-%20T%20-%20MARIA%20CAROLINA%20DE%20ALCANTARA%20BUOSI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28110/3/R%20-%20T%20-%20MARIA%20CAROLINA%20DE%20ALCANTARA%20BUOSI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f18dfad0588a9ccd7bd10418b1657692
8ae3ba093d749ae9166d7ad261326094
8053ba203c2b47e42a9ace59018f8001
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860472546263040