Projecção da imagem do destino através dos websites das organizações de marketing do destino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Cláudia Gomes de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1748
Resumo: O presente trabalho propõe-se estudar a imagem do destino, na perspectiva da sua projecção. Especificamente, como a imagem do destino é projectada pelas Organizações de Marketing do Destino (OMD), através dos seus websites. Após uma revisão da literatura da imagem dos destinos, da promoção realizada pelas OMD e das técnicas existentes para analisar a imagem do destino, em especial a imagem projectada, procede-se na investigação empírica, a uma análise de conteúdo do texto presente em alguns websites. Realiza-se um estudo de caso sobre websites oficiais de três OMD que operam em duas regiões, Centro de Portugal (a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal) e a comunidade espanhola Castela e Leão (Junta de Castilla y León). Os resultados obtidos (palavras mais frequentemente usadas no texto) permitiram conhecer qual a imagem projectada por cada website, comparar as respectivas imagens e reflectir sobre as estratégias de posicionamento subjacente.
id RCAP_7926ca2b8daa062c6493c47392826217
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1748
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projecção da imagem do destino através dos websites das organizações de marketing do destinoGestão do turismoDestinos turísticosMarketingO presente trabalho propõe-se estudar a imagem do destino, na perspectiva da sua projecção. Especificamente, como a imagem do destino é projectada pelas Organizações de Marketing do Destino (OMD), através dos seus websites. Após uma revisão da literatura da imagem dos destinos, da promoção realizada pelas OMD e das técnicas existentes para analisar a imagem do destino, em especial a imagem projectada, procede-se na investigação empírica, a uma análise de conteúdo do texto presente em alguns websites. Realiza-se um estudo de caso sobre websites oficiais de três OMD que operam em duas regiões, Centro de Portugal (a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal) e a comunidade espanhola Castela e Leão (Junta de Castilla y León). Os resultados obtidos (palavras mais frequentemente usadas no texto) permitiram conhecer qual a imagem projectada por cada website, comparar as respectivas imagens e reflectir sobre as estratégias de posicionamento subjacente.This research work proposes the study of destination image, from the perspective of its projection. Specifically, it focuses on the image projected by Destination Marketing Organization (DMO) websites. After a literature review on destination image, DMO destination image promotion and destination image measurement techniques, especially concerning the projected image, the empirical research is performed, in which the text of some DMO websites were object of content analyses. A case study of three DMO websites operating in two regions, Central Region of Portugal (Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal and Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal) and Spanish region of Castile and Leon (Junta de Castilla y León), was undertaken. Results (most frequent words in the text) permitted an understanding of the type of image each website projects, as well as a comparison of these images and a reflection on the underlying positioning strategies of the respective DMOs.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:46:29Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1748porPinho, Cláudia Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:26Zoai:ria.ua.pt:10773/1748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:20.339243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projecção da imagem do destino através dos websites das organizações de marketing do destino
title Projecção da imagem do destino através dos websites das organizações de marketing do destino
spellingShingle Projecção da imagem do destino através dos websites das organizações de marketing do destino
Pinho, Cláudia Gomes de
Gestão do turismo
Destinos turísticos
Marketing
title_short Projecção da imagem do destino através dos websites das organizações de marketing do destino
title_full Projecção da imagem do destino através dos websites das organizações de marketing do destino
title_fullStr Projecção da imagem do destino através dos websites das organizações de marketing do destino
title_full_unstemmed Projecção da imagem do destino através dos websites das organizações de marketing do destino
title_sort Projecção da imagem do destino através dos websites das organizações de marketing do destino
author Pinho, Cláudia Gomes de
author_facet Pinho, Cláudia Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Cláudia Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do turismo
Destinos turísticos
Marketing
topic Gestão do turismo
Destinos turísticos
Marketing
description O presente trabalho propõe-se estudar a imagem do destino, na perspectiva da sua projecção. Especificamente, como a imagem do destino é projectada pelas Organizações de Marketing do Destino (OMD), através dos seus websites. Após uma revisão da literatura da imagem dos destinos, da promoção realizada pelas OMD e das técnicas existentes para analisar a imagem do destino, em especial a imagem projectada, procede-se na investigação empírica, a uma análise de conteúdo do texto presente em alguns websites. Realiza-se um estudo de caso sobre websites oficiais de três OMD que operam em duas regiões, Centro de Portugal (a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal) e a comunidade espanhola Castela e Leão (Junta de Castilla y León). Os resultados obtidos (palavras mais frequentemente usadas no texto) permitiram conhecer qual a imagem projectada por cada website, comparar as respectivas imagens e reflectir sobre as estratégias de posicionamento subjacente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:46:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1748
url http://hdl.handle.net/10773/1748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137452674252800