Enunciar ou renunciar-se : o sofrimento acadêmico em rodas de conversa e oficinas de escrita em ambiente virtual

Bibliographic Details
Main Author: Lomba, Jonas Cardoso, 1982-
Publication Date: 2019
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFPR
Download full: https://hdl.handle.net/1884/74534
Summary: Orientadora: Profa. Dra. Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan
id UFPR_cd0a6d3df17217ae47113428465dedd8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74534
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lomba, Jonas Cardoso, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaPan, Miriam, 1958-2022-03-24T15:53:47Z2022-03-24T15:53:47Z2019https://hdl.handle.net/1884/74534Orientadora: Profa. Dra. Miriam Aparecida Graciano de Souza PanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 21/11/2019Inclui referências: p. 85-87Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi desenvolver um método que possibilite aos estudantes de uma instituição de ensino superior realizarem a expressão de seus sentimentos acerca dos obstáculos que se interpõem em suas respectivas jornadas acadêmicas, bem como as soluções encontradas através de ambientes virtuais que contribua na redução dos índices de evasão nesse nível de ensino no Brasil. Junto ao desenvolvimento do método, também foi proposta a realização da tomada de um retorno e avaliação das estudantes participantes sobre o método e um relato sobre a experiência da participação e os eventuais ganhos à permanência, à inclusão e bem-estar psicológico. Foram realizadas duas Rodas de Conversa ao início da pesquisa, quatro atividades de Oficina de Escrita em Ambiente Virtual e uma Entrevista de Encerramento. Foi constatado que as participantes conseguiram utilizar-se dos recursos em ambiente virtual para enunciarem-se respondendo ao contexto silenciador da academia; a participação de todos os interessados nas atividades presenciais devido às diferenças de horários disponíveis não ocorreu. A busca por políticas e métodos que reduzam o sofrimento e a consequente evasão/não-permanência no Ensino Superior demanda por maior número de pesquisas nesse contexto, dada a dificuldade de encontrar número significativo de artigos a esse respeito. Da mesma maneira, a pesquisa elucida a necessidade de pensar novas formas de trabalho ao psicólogo no contexto educacional, e pelas infovias enquanto novo campo de atuação deste profissional, que oferte espaços de fala aos estudantes.Abstract: The objective of this research was to develop a method that enables students of a higher education institution to express their feelings about the obstacles that stand in their academic journeys, as well as the solutions found through virtual environments that contribute reducing dropout rates at this level of education in Brazil. Along with the development of the method, it was also proposed to conduct a feedback and evaluation of the participating students on the method and a report on the experience of participation and any gains in permanence, inclusion and psychological well-being. Two Conversation Wheels were held at the beginning of the research, four Virtual Environment Writing Workshop activities and a Closing Interview. It was found that the participants were able to use the resources in virtual environment to express themselves; The participation of all stakeholders in face-to-face activities due to time differences did not occur. The search for policies and methods that reduce suffering and the consequent dropout/nonpermanence in higher education demands more research in this context, given the difficulty of finding a significant number of articles in this regard. In the same way, the research elucidates the need to think about new forms of work for the psychologist in the educational context, and for the insights as a new field for this professional, which offers speech spaces to the students.87 p.application/pdfEnsino superiorAmbientes virtuais compartilhadosEvasão universitariaEscritaEstudantes universitarios - PsicologiaPsicologiaEnunciar ou renunciar-se : o sofrimento acadêmico em rodas de conversa e oficinas de escrita em ambiente virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JONAS CARDOSO LOMBA.pdfapplication/pdf1078207https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74534/1/R%20-%20D%20-%20JONAS%20CARDOSO%20LOMBA.pdf00fd3b6012f323b9ae004188f19dbd20MD51open access1884/745342022-03-24 12:53:47.464open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74534Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-24T15:53:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Enunciar ou renunciar-se : o sofrimento acadêmico em rodas de conversa e oficinas de escrita em ambiente virtual
title Enunciar ou renunciar-se : o sofrimento acadêmico em rodas de conversa e oficinas de escrita em ambiente virtual
spellingShingle Enunciar ou renunciar-se : o sofrimento acadêmico em rodas de conversa e oficinas de escrita em ambiente virtual
Lomba, Jonas Cardoso, 1982-
Ensino superior
Ambientes virtuais compartilhados
Evasão universitaria
Escrita
Estudantes universitarios - Psicologia
Psicologia
title_short Enunciar ou renunciar-se : o sofrimento acadêmico em rodas de conversa e oficinas de escrita em ambiente virtual
title_full Enunciar ou renunciar-se : o sofrimento acadêmico em rodas de conversa e oficinas de escrita em ambiente virtual
title_fullStr Enunciar ou renunciar-se : o sofrimento acadêmico em rodas de conversa e oficinas de escrita em ambiente virtual
title_full_unstemmed Enunciar ou renunciar-se : o sofrimento acadêmico em rodas de conversa e oficinas de escrita em ambiente virtual
title_sort Enunciar ou renunciar-se : o sofrimento acadêmico em rodas de conversa e oficinas de escrita em ambiente virtual
author Lomba, Jonas Cardoso, 1982-
author_facet Lomba, Jonas Cardoso, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Lomba, Jonas Cardoso, 1982-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pan, Miriam, 1958-
contributor_str_mv Pan, Miriam, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Ambientes virtuais compartilhados
Evasão universitaria
Escrita
Estudantes universitarios - Psicologia
Psicologia
topic Ensino superior
Ambientes virtuais compartilhados
Evasão universitaria
Escrita
Estudantes universitarios - Psicologia
Psicologia
description Orientadora: Profa. Dra. Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-24T15:53:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-24T15:53:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74534
url https://hdl.handle.net/1884/74534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74534/1/R%20-%20D%20-%20JONAS%20CARDOSO%20LOMBA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 00fd3b6012f323b9ae004188f19dbd20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797698999976722432