Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Mariangela Jocelita Frigo de, 1982-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66232
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Neila Tonin Agranionih
id UFPR_cdba0045532c713c4ac371e02b05263f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66232
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Campos, Mariangela Jocelita Frigo de, 1982-Agranionih, Neila Tonin, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino2020-04-03T18:11:16Z2020-04-03T18:11:16Z2019https://hdl.handle.net/1884/66232Orientadora: Prof.ª Dr.ª Neila Tonin AgranionihDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 11/12/2019Inclui referências: p. 111-112Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da prática de filmar, assistir e problematizar situações vivenciadas durante o desenvolvimento de jogos para a aprendizagem de cálculos matemáticos em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e envolveu uma intervenção composta de três etapas: jogo antes da reflexão, reflexão coletiva e jogo pós-reflexão. Envolveu 32 estudantes, com idades entre 7 a 9 anos, de um terceiro ano de uma Escola Municipal de Curitiba, sendo que dentre estes, 16 estudantes foram sorteados para participar do primeiro momento da pesquisa (jogo). Os momentos do jogo foram gravados em áudio e vídeo para análise dos diálogos estabelecidos entre os estudantes no processo de formulação de estratégias resolutivas dos cálculos. Após o jogo foram realizadas edições nas gravações e as mesmas foram apresentadas para todos os 32 estudantes. A análise de dados envolveu três categorias prévias: estratégias de cálculo, processos reflexivos e mudanças de atitudes. Dentre as estratégias de cálculo foram identificadas: cálculo nos dedos, contagem termo a termo, cálculo mental, uso de apenas uma operação, e o uso de duas operações. Foram observados processos reflexivos em relação ao início da partida; à organização da vez de jogar; às possibilidades de estratégias de resolução de cálculos; à percepção e à compreensão sobre os objetivos do jogo. As mudanças de atitudes se deram em relação ao erro, à competitividade, à interação com os colegas, ao envolvimento no jogo; ao cálculo e seus registros, ao cálculo mental, à postura do estudante em relação ao tabuleiro, às estratégias de jogo, à postura quanto à conferência dos resultados dos cálculos. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que o momento de reflexão coletiva sobre o jogo contribuiu para o envolvimento nas atividades propostas e para que os estudantes assumissem a responsabilidade pela construção do conhecimento, à medida que refletem sobre as jogadas na busca por soluções estratégicas. Também revelaram que o momento de reflexão coletiva contribui para a construção de estratégias mais elaboradas de cálculo, para o maior envolvimento dos estudantes no jogo, gerando interesse, atenção e concentração nas possibilidades da matemática. E, ainda, concluímos que ao trabalhar com essa metodologia estamos oportunizando que o estudante seja protagonista do/no seu processo de aprendizagem. Palavras-chave: Vídeo na sala de aula. Jogo matemático. Estratégias de cálculo.Abstract: This research aims to analyze the contributions of the practice of filming, watching, and bringing to discussion situations experienced during the development of games for learning mathematical calculations in a 3rd grade elementary school class. The research is qualitative and involved an intervention carried along three stages: considerations prior to the game, collective considerations and considerations after the game. The research involved 32 students, aged 7 to 9, from a third year of Municipal School in Curitiba. Among these, 16 students were drawn randomly to participate in the first stageof the research (game). The students were recorded in audio and video while playing, so that it was possible to analyze the dialogues established amongthem in the process of formulation of solving strategies for thecalculations. After the game, a few edits were made on the recordings, and later displayed to all 32 students. Data analysis involved three previous categories: calculations strategies, reflective processes, and changes in attitudes. Among the calculation strategies finger calculations, element by element counting, mental calculation, use of only one operation, and the use of two operations were identified. Reflective processes were observed at the start of the match, as play turn organization,the possibilities of calculations resolution strategies,and the perception and understanding of the goals of the game. The changes in the students' attitudes were related to error, competitiveness, interaction with classmates, involvement in the game; to the calculations and its records, the mental calculations, the students'stance in relation to the board, to the game strategies, to the posture regarding the calculations results verification. The outcomings of this research showed that the moment of collective considerations on the game contributed to the students' involvement in the proposed activities and to their responsibility in the construction of knowledge, for they thought carefully on the moves in search of strategic solutions. They also revealed that the moment of collective considerations contributes to the construction of more elaborate calculation strategies and to the greater involvement of students in the game, which enhances interest, attention and concentration on the mathematical possibilities. Hence, we concluded that by working with this methodology we are allowing the student to be a protagonist of / in their learning process. Keywords: Video in the classroom. Mathematical game. Calculations strategies128 p. : il. (algumas color.).application/pdfTecnologia educacionalEnsino audiovisualJogos em educação matematicaMatemática - Ensino fundamentalMatemática - Estudo e ensinoEducaçãoFilmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIANGELA JOCELITA FRIGO DE CAMPOS.pdfapplication/pdf5151589https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66232/1/R%20-%20D%20-%20MARIANGELA%20JOCELITA%20FRIGO%20DE%20CAMPOS.pdf57bb876d7a63976745b8128f81c83423MD51open access1884/662322020-04-03 15:11:16.597open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66232Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-03T18:11:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática
title Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática
spellingShingle Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática
Campos, Mariangela Jocelita Frigo de, 1982-
Tecnologia educacional
Ensino audiovisual
Jogos em educação matematica
Matemática - Ensino fundamental
Matemática - Estudo e ensino
Educação
title_short Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática
title_full Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática
title_fullStr Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática
title_sort Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática
author Campos, Mariangela Jocelita Frigo de, 1982-
author_facet Campos, Mariangela Jocelita Frigo de, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Agranionih, Neila Tonin, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Mariangela Jocelita Frigo de, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Ensino audiovisual
Jogos em educação matematica
Matemática - Ensino fundamental
Matemática - Estudo e ensino
Educação
topic Tecnologia educacional
Ensino audiovisual
Jogos em educação matematica
Matemática - Ensino fundamental
Matemática - Estudo e ensino
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Neila Tonin Agranionih
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-03T18:11:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-03T18:11:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66232
url https://hdl.handle.net/1884/66232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 128 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66232/1/R%20-%20D%20-%20MARIANGELA%20JOCELITA%20FRIGO%20DE%20CAMPOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 57bb876d7a63976745b8128f81c83423
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860246331719680