Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/73825 |
Resumo: | Orientador: Profa. Dra. Maria do Rosário Knechtel |
id |
UFPR_cf2c9833a4e0e84b80343f17d1853470 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73825 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Gonçalves, Sebastião OvidioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKnechtel, Maria do Rosário, 1930-Gonçalves, Aurora Aparecida Fernandes2022-11-21T18:15:09Z2022-11-21T18:15:09Z1994https://hdl.handle.net/1884/73825Orientador: Profa. Dra. Maria do Rosário KnechtelCoorientador: Prof. Mestre Sebastião Ovidio GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 118-122Resumo: O presente estudo foi realizado com profissionais de nível superior, ligados a treinamento de pessoal, na cidade de Londrina-Pr. Iniciou-se por caracterizar os profissionais que atuam nessa área, e posteriormente através de entrevistas e respostas a questões fechadas de um questionário. Os dados foram analisados com o intuito de obter-se a resposta a um questionamento feito: "será que os treinamentos em Londrina são realizados numa perspectiva de Educação Permanente ou constituem apenas instrumento para a maximização da produção? Concluiu-se que os profissionais que atuam em Londrina: 1. em sua maioria são graduados em Psicologia, seguido dos cursos de Administração de Empresas e Pedagogia; 2. são jovens adultos, com idade variando entre 25 e 40 anos. 3. a maioria, 75% é do sexo feminino; 4. em sua formação extra-acadêmica privilegiam a participação em cursos de curta duração, palestras e leituras técnicas; 5. a maioria, ministra treinamentos voltados para as questões ligadas ao desempenho das funções, ou seja, o aperfeiçoamento profissional; 6. são incongruentes, entre o que acreditam - suas concepções teóricas, suas visões de mundo, de homem, de educação e de treinamento - e as práticas em treinamento. Pode-se dizer, sinteticamente, que os profissionais pesquisados concebem o treinamento numa perspectiva de Educação Permanente e o executam para a maximização da produção.Abstract: The present essay was done with professionals of superior scholarship working with Personel Trainning in Londrina, Paraná, Brasil. Initialy, it typified the working professionals of this area and, later through interviews and answers to closed questions of a questiannaire data was analised intending to get the answer to this: are trainnings in Londrina done with a Permanent Education perspective or do they stablish a mere instrument to production maximization? Conclusion was that acting professionals: 1. in their majority are graduated in Psycology followed by Business and Pedagogy. Are young adults aging from 25 to 40 years old. Mostly females. 2. their extra academic formation is based especially in short term courses, lectures and technical readings. 3. most of them give trainning tumned to questions regarding work perfomance, that is, professional development, delaying activities related to Permanent Education, wich means that there is no concern with global menkind development,. 4. there is a contratiction between what they believe - thecnical conceptions, visions of de world, of menkind, education and trainning - and their trainning practicies. Sintetically, it can be said that researched professionals concieve trainning with a Permanent Education perspective, and execute it to production maximization.127 p. : il., grafs., tabs. ; 28 cm.application/pdfDisponível em formato digitalPessoal - Treinamento - Londrina (PR)Educação permanente - Londrina (PR)Redação acadêmicaEducaçãoTreinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - AURORA APARECIDA FERNANDES GONCALVES.pdfapplication/pdf128307054https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73825/1/D%20-%20D%20-%20AURORA%20APARECIDA%20FERNANDES%20GONCALVES.pdfdfcb54e9fee25c23b15e0281b0beedbcMD51open access1884/738252022-11-21 15:15:09.462open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73825Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-21T18:15:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção? |
title |
Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção? |
spellingShingle |
Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção? Gonçalves, Aurora Aparecida Fernandes Pessoal - Treinamento - Londrina (PR) Educação permanente - Londrina (PR) Redação acadêmica Educação |
title_short |
Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção? |
title_full |
Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção? |
title_fullStr |
Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção? |
title_full_unstemmed |
Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção? |
title_sort |
Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção? |
author |
Gonçalves, Aurora Aparecida Fernandes |
author_facet |
Gonçalves, Aurora Aparecida Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gonçalves, Sebastião Ovidio Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Knechtel, Maria do Rosário, 1930- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Aurora Aparecida Fernandes |
contributor_str_mv |
Knechtel, Maria do Rosário, 1930- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoal - Treinamento - Londrina (PR) Educação permanente - Londrina (PR) Redação acadêmica Educação |
topic |
Pessoal - Treinamento - Londrina (PR) Educação permanente - Londrina (PR) Redação acadêmica Educação |
description |
Orientador: Profa. Dra. Maria do Rosário Knechtel |
publishDate |
1994 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1994 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-21T18:15:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-21T18:15:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/73825 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/73825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
127 p. : il., grafs., tabs. ; 28 cm. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73825/1/D%20-%20D%20-%20AURORA%20APARECIDA%20FERNANDES%20GONCALVES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dfcb54e9fee25c23b15e0281b0beedbc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898800815669248 |