(In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Szenczuk, Dorotea Pascnuki
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/34704
Resumo: Orientadora: Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
id UFPR_d061e43cef04ce31a0aec268ab511920
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34704
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-Szenczuk, Dorotea Pascnuki2024-01-08T10:39:27Z2024-01-08T10:39:27Z2004https://hdl.handle.net/1884/34704Orientadora: Tânia Maria Figueiredo Braga GarciaInclui apendiceDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografiaResumo: Relata resultados de pesquisa sobre a problemática da (in)disciplina escolar. Investiga as produções realizadas por mestrandos e doutorandos nos Programas de Pós-graduação em Educação no Brasil, nos últimos vinte anos, a partir de levantamento realizado nos resumos cadastrados na base de dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped e no Banco de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. O fenômeno da indisciplina tem sido apontado como um grande problema do sistema escolar, no Brasil e em outros países, indicando a relevância de se investigar como tem sido pesquisado. São identificados, localizados e analisados 134 resumos relacionados à temática, quanto à forma de abordagem do tema, aos tipos de escola em que se realizaram as pesquisas, às unidades de análise usadas pelos pesquisadores, ao foco das pesquisas e ao tipo de abordagem teórica e metodológica. Conclui que a (in)disciplina não foi marcadamente tomada como objeto de pesquisa nos Programas Pós-graduação em Educação, não sendo localizados, nesses programas, centros específicos de produção de dissertações e teses sobre o tema. Constata a predominância de investigações que abordam o tema de forma secundária. A caracterização dessa produção mostrou que a escola pública apresenta-se como locus privilegiado pelos investigadores e que a abordagem didático-pedagógica da temática está presente em um número muito significativo de dissertações e teses, em uma perspectiva que associa a discussão da (in)disciplina com a organização do trabalho na escola e na sala de aula. Para desenvolver suas pesquisas, os discentes dos PPGE realizaram preferencialmente trabalho de campo, em estudos de caso nos quais foram utilizadas as técnicas de observação e entrevista. Aponta, finalmente, elementos que podem contribuir para o debate educacional sobre a questão, na direção de novas práticas escolares.Abstract: It reports the results of research whose focus is the problem of indiscipline and it investigates the productions done by mastery and doctoral students in the Programs of Pos-graduation in Education in Brazil, of late 20 years, from a survey done in the registered abstracts in the database of the National Association of Pos-Graduation and Research in Education - Anped and in the Bank of Theses and dissertations of the Coordination of Staff's Improvement of Higher Education - Capes. The phenomenon of indiscipline has been pointed as a great problem of the school system, in Brazil and in other countries, indicating the relevance of investigating how the subject of indiscipline has been searched. 134 abstracts were located and identified related to the theme. They were analysed concerning the way of theme's approach, the kinds of school where the research was done, the units of analyses used by the researchers, the research's focus, the kind of theoretical and methodological approach. It is concluded that the indiscipline was not markedly taken as object of research in the Programs of Pos-graduation in Education. For this reason, specific centers of production of dissertations and theses about the theme were not located in these programs and it was checked the predominance of investigations that approach the theme in a secondary way. The characterization of this production showed that the public school presents itself as a privileged locus by the investigators and that the pedagogical-didactic approach of this thematic is present in a large number of dissertations and theses, in a perspective that associates the discussion of indiscipline with the work's organization at school and in the classroom. To develop their research, the the teacheers of the PPGE did preferentially fieldwork, in case studies in which the techniques of observation and interview were used. It points, finally, some elements that can contribute for the debate about the subject, towards new school practices.xii, 204 f. : il; tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDisciplinaPesquisa educacionalRedação acadêmicaEducação(In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DOROTEA PASCNUKI SZENCZUK.pdfapplication/pdf2552992https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34704/1/R%20-%20D%20-%20DOROTEA%20PASCNUKI%20SZENCZUK.pdff541194bb2f15607bb8ed5566bf57ac1MD51open accessTEXTR - D - DOROTEA PASCNUKI SZENCZUK.pdf.txtExtracted Texttext/plain400299https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34704/2/R%20-%20D%20-%20DOROTEA%20PASCNUKI%20SZENCZUK.pdf.txt2cb879249ddf09f3d0396aa3cd5fcaf1MD52open accessTHUMBNAILR - D - DOROTEA PASCNUKI SZENCZUK.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34704/3/R%20-%20D%20-%20DOROTEA%20PASCNUKI%20SZENCZUK.pdf.jpg13af0ee8f290e535fee31a4338689e20MD53open access1884/347042024-01-08 07:39:27.752open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34704Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-01-08T10:39:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv (In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001)
title (In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001)
spellingShingle (In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001)
Szenczuk, Dorotea Pascnuki
Disciplina
Pesquisa educacional
Redação acadêmica
Educação
title_short (In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001)
title_full (In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001)
title_fullStr (In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001)
title_full_unstemmed (In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001)
title_sort (In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001)
author Szenczuk, Dorotea Pascnuki
author_facet Szenczuk, Dorotea Pascnuki
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-
dc.contributor.author.fl_str_mv Szenczuk, Dorotea Pascnuki
contributor_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina
Pesquisa educacional
Redação acadêmica
Educação
topic Disciplina
Pesquisa educacional
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-08T10:39:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-08T10:39:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/34704
url https://hdl.handle.net/1884/34704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xii, 204 f. : il; tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34704/1/R%20-%20D%20-%20DOROTEA%20PASCNUKI%20SZENCZUK.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34704/2/R%20-%20D%20-%20DOROTEA%20PASCNUKI%20SZENCZUK.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34704/3/R%20-%20D%20-%20DOROTEA%20PASCNUKI%20SZENCZUK.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f541194bb2f15607bb8ed5566bf57ac1
2cb879249ddf09f3d0396aa3cd5fcaf1
13af0ee8f290e535fee31a4338689e20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860439941840896