(In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/34704 |
Resumo: | Orientadora: Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia |
id |
UFPR_d061e43cef04ce31a0aec268ab511920 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34704 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-Szenczuk, Dorotea Pascnuki2024-01-08T10:39:27Z2024-01-08T10:39:27Z2004https://hdl.handle.net/1884/34704Orientadora: Tânia Maria Figueiredo Braga GarciaInclui apendiceDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografiaResumo: Relata resultados de pesquisa sobre a problemática da (in)disciplina escolar. Investiga as produções realizadas por mestrandos e doutorandos nos Programas de Pós-graduação em Educação no Brasil, nos últimos vinte anos, a partir de levantamento realizado nos resumos cadastrados na base de dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped e no Banco de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. O fenômeno da indisciplina tem sido apontado como um grande problema do sistema escolar, no Brasil e em outros países, indicando a relevância de se investigar como tem sido pesquisado. São identificados, localizados e analisados 134 resumos relacionados à temática, quanto à forma de abordagem do tema, aos tipos de escola em que se realizaram as pesquisas, às unidades de análise usadas pelos pesquisadores, ao foco das pesquisas e ao tipo de abordagem teórica e metodológica. Conclui que a (in)disciplina não foi marcadamente tomada como objeto de pesquisa nos Programas Pós-graduação em Educação, não sendo localizados, nesses programas, centros específicos de produção de dissertações e teses sobre o tema. Constata a predominância de investigações que abordam o tema de forma secundária. A caracterização dessa produção mostrou que a escola pública apresenta-se como locus privilegiado pelos investigadores e que a abordagem didático-pedagógica da temática está presente em um número muito significativo de dissertações e teses, em uma perspectiva que associa a discussão da (in)disciplina com a organização do trabalho na escola e na sala de aula. Para desenvolver suas pesquisas, os discentes dos PPGE realizaram preferencialmente trabalho de campo, em estudos de caso nos quais foram utilizadas as técnicas de observação e entrevista. Aponta, finalmente, elementos que podem contribuir para o debate educacional sobre a questão, na direção de novas práticas escolares.Abstract: It reports the results of research whose focus is the problem of indiscipline and it investigates the productions done by mastery and doctoral students in the Programs of Pos-graduation in Education in Brazil, of late 20 years, from a survey done in the registered abstracts in the database of the National Association of Pos-Graduation and Research in Education - Anped and in the Bank of Theses and dissertations of the Coordination of Staff's Improvement of Higher Education - Capes. The phenomenon of indiscipline has been pointed as a great problem of the school system, in Brazil and in other countries, indicating the relevance of investigating how the subject of indiscipline has been searched. 134 abstracts were located and identified related to the theme. They were analysed concerning the way of theme's approach, the kinds of school where the research was done, the units of analyses used by the researchers, the research's focus, the kind of theoretical and methodological approach. It is concluded that the indiscipline was not markedly taken as object of research in the Programs of Pos-graduation in Education. For this reason, specific centers of production of dissertations and theses about the theme were not located in these programs and it was checked the predominance of investigations that approach the theme in a secondary way. The characterization of this production showed that the public school presents itself as a privileged locus by the investigators and that the pedagogical-didactic approach of this thematic is present in a large number of dissertations and theses, in a perspective that associates the discussion of indiscipline with the work's organization at school and in the classroom. To develop their research, the the teacheers of the PPGE did preferentially fieldwork, in case studies in which the techniques of observation and interview were used. It points, finally, some elements that can contribute for the debate about the subject, towards new school practices.xii, 204 f. : il; tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDisciplinaPesquisa educacionalRedação acadêmicaEducação(In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DOROTEA PASCNUKI SZENCZUK.pdfapplication/pdf2552992https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34704/1/R%20-%20D%20-%20DOROTEA%20PASCNUKI%20SZENCZUK.pdff541194bb2f15607bb8ed5566bf57ac1MD51open accessTEXTR - D - DOROTEA PASCNUKI SZENCZUK.pdf.txtExtracted Texttext/plain400299https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34704/2/R%20-%20D%20-%20DOROTEA%20PASCNUKI%20SZENCZUK.pdf.txt2cb879249ddf09f3d0396aa3cd5fcaf1MD52open accessTHUMBNAILR - D - DOROTEA PASCNUKI SZENCZUK.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34704/3/R%20-%20D%20-%20DOROTEA%20PASCNUKI%20SZENCZUK.pdf.jpg13af0ee8f290e535fee31a4338689e20MD53open access1884/347042024-01-08 07:39:27.752open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34704Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-01-08T10:39:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
(In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001) |
title |
(In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001) |
spellingShingle |
(In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001) Szenczuk, Dorotea Pascnuki Disciplina Pesquisa educacional Redação acadêmica Educação |
title_short |
(In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001) |
title_full |
(In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001) |
title_fullStr |
(In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001) |
title_full_unstemmed |
(In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001) |
title_sort |
(In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001) |
author |
Szenczuk, Dorotea Pascnuki |
author_facet |
Szenczuk, Dorotea Pascnuki |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Szenczuk, Dorotea Pascnuki |
contributor_str_mv |
Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina Pesquisa educacional Redação acadêmica Educação |
topic |
Disciplina Pesquisa educacional Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-08T10:39:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-08T10:39:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/34704 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/34704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xii, 204 f. : il; tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34704/1/R%20-%20D%20-%20DOROTEA%20PASCNUKI%20SZENCZUK.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34704/2/R%20-%20D%20-%20DOROTEA%20PASCNUKI%20SZENCZUK.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34704/3/R%20-%20D%20-%20DOROTEA%20PASCNUKI%20SZENCZUK.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f541194bb2f15607bb8ed5566bf57ac1 2cb879249ddf09f3d0396aa3cd5fcaf1 13af0ee8f290e535fee31a4338689e20 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860439941840896 |