O papel do outro no processo de construçao de produçoes escritas por sujeitos surdos
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/27872 |
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Guarinello, Ana CristinaPereira, Maria Cristina da CunhaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasGuindaste, Reny Maria Gregolin, 1949-2020-07-29T18:20:12Z2020-07-29T18:20:12Z2004BROCHhttps://hdl.handle.net/1884/27872AnexoOrientadora : Reny Maria GregolinCo-orientadora: Maria Cristina da Cunha PereiraTese(doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-graduaçao em Letras- área de concentraçao: Estudos LinguísticosInclui bibliografia e notas bibliográficasResumo: A elaboração do presente trabalho originou-se da minha inquietação com relação à aquisição da língua portuguesa em sua modalidade escrita por sujeitos surdos. Como fonoaudióloga, nos últimos dez anos de prática clínica, venho repensando questões sobre a surdez e as diferentes concepções de linguagem que caracterizam o trabalho com sujeitos surdos. Assim, partindo do fato de que há poucos trabalhos da lingüística que analisam as produções escritas de sujeitos surdos, o objetivo desta investigação é evidenciar o papel do outro na construção das produções escritas de sujeitos surdos, demonstrando que é fundamental que esse outro tenha o domínio da língua de sinais, para que sua experiência com a linguagem escrita possa ser compartilhada de forma mais efetiva. Além disso, pretendo também analisar produções escritas de quatro sujeitos surdos entre 11 e 15 anos, com base na lingüística textual, principalmente à luz dos estudos de Koch e Marcuschi (2002), ao tratarem do processo de referenciação, e Marcuschi (2001), ao tratar do processo de retextualização e, por fim, tenho como objetivo demonstrar o processo singular de construção de cada sujeito e enfatizar o papel da retextualização no processo de aquisição e produção escrita. Para isso, os dados escritos foram coletados em terapias fonoaudiológicas individuais, nas quais atuei como co-autora. As análises demonstram que o surdo é capaz de escrever e aproximar seu texto do português padrão, desde que lhe sejam dadas oportunidades de interagir com a escrita por meio de atividades significativas e que haja um trabalho de parceria e atribuição de sentidos pelo leitor. Demonstram ainda que o processo de aquisição da linguagem escrita baseia-se na interação com o outro, e nessa parceria reconstroem-se os sentidos dos textos. Com os resultados deste estudo, espero contribuir para que os surdos alcancem melhores resultados no uso do português escrito.Abstract: The elaboration of this work originates from my inquietude in relation of deaf people acquiring the Portuguese Writing Language. As a speech language therapist, in the last ten years of clinical practice, I've been thinking about deafness and the different language conceptions that characterize the work with deaf people. As we know, there are only few researches on linguistics that analyses the writing productions of deaf people, so this study aims to make clear the position of the other in the construction of writing production by deaf people, demonstrating that is important that this other person dominate sign language, in order to his experience with writing language can be shared effectively. Besides, I intend to analyse writing productions of four deaf people between the ages of 11 and 15, based on textual linguistics, specially in the studies of Koch and Marcuschi (2002), when they refer to the referential processes, and Marcuschi (2001), when he postulates the retextualization process. I also pretend to demonstrate the singular process that each person uses to construct writing language and emphasize the retextualization role in this acquisition process of writing production. For that, all the writing productions were collect particularly during the speech language therapies, in which I acted as a co-author. The analyses show that deaf people are capable to write and to approximate their writing of the formal Portuguese, as long as we give them the chance to interact with writing through significant activities and as long as we have a partnership work of attribution of senses by the reader. Besides that, the acquisition of writing language is based in the interaction with other people, that together reconstruct the texts meaning. With the results of this study, I hope to contribute for deaf people achieve better results using writing language.viii, 208f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digital.SurdezEscrita - SurdosLíngua portuguesa - Surdos - Estudo e ensinoTeses - LetrasCNPQO papel do outro no processo de construçao de produçoes escritas por sujeitos surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALT - ANA CRISTINA GUARINELLO.pdfapplication/pdf15963520https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27872/1/T%20-%20ANA%20CRISTINA%20GUARINELLO.pdfdff99ce6db1bc2bb4b6293c1929208ddMD51open accessTEXTT - ANA CRISTINA GUARINELLO.pdf.txtExtracted Texttext/plain430598https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27872/2/T%20-%20ANA%20CRISTINA%20GUARINELLO.pdf.txt7269480129f46d97d15b23c2f8f64307MD52open accessTHUMBNAILT - ANA CRISTINA GUARINELLO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27872/3/T%20-%20ANA%20CRISTINA%20GUARINELLO.pdf.jpgb74435318ce7d4b850021d2eb0f387ddMD53open access1884/278722020-07-29 15:20:12.531open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27872Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-29T18:20:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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