Aspectos referentes ao desenvolvimento da oralidade em língua inglesa do professor em formação e em serviço
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/39871 |
Resumo: | Orientadora : Profª. Drª. Denise Cristina Kluge |
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Deitos, Giselle LudkaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasKluge, Denise Cristina, 1975-2019-12-19T14:45:51Z2019-12-19T14:45:51Z2015https://hdl.handle.net/1884/39871Orientadora : Profª. Drª. Denise Cristina KlugeInclui apêndicesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 25/06/2015Inclui referências: 148-153Resumo: O presente trabalho visou investigar os aspectos referentes à oralidade em língua inglesa dentro da realidade de um grupo de alunos-professores em situação de formação e também em serviço de uma universidade estadual no curso de Letras (Português-Inglês). Pretendemos analisar como se deu o uso de tal competência linguística, por esse aluno-professor, em dois momentos distintos, quando na situação acadêmica onde é aprendiz, e, como professor, exercendo suas atividades de ensino-aprendizagem dentro de uma instituição de ensino. O interesse de abordar a oralidade em língua inglesa pauta-se na relevância que essa competência linguística vem conquistando cada vez mais em diferentes áreas e da necessidade que os aprendizes demonstram ter quando buscam aprender a língua inglesa em termos de produção oral. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e interpretativista, já que parte da análise dos dados coletados e traz em sua revisão bibliográfica algumas considerações sobre a oralidade e as competências linguísticas;os principais métodos, metodologias e abordagens no ensino-aprendizagem de línguas; e formação de professores. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário elaborado para esta pesquisa e que contemplou questões abrangendo, essencialmente, a oralidade em língua inglesa. Para tal, as perguntas foram categorizadas em cinco situações específicas com questões sobre: (a) a formação do aluno-professor; (b) a sua vivência na condição de aprendiz dentro de uma universidade estadual no curso de Letras; (c) a sua experiência como professor em uma escola de ensino regular ou em algum curso livre de inglês; (d) a sua experiência como falante da língua estrangeira; e (e) o processo de ensino- aprendizagem em âmbitos gerais. O questionário foi aplicado a nove alunos-professores do curso de Letras com dupla habilitação em Português e Inglês em uma universidade estadual de União da Vitória (PR). Além do questionário, realizou-se uma entrevista com os alunos-professores, com o intuito de reforçar e esclarecer os dados coletados via questionário. Os resultados apontaram que a utilização da oralidade por parte dos alunos-professores acontece de forma limitada e que outros aspectos da língua inglesa são mais enfatizados, principalmente nas escolas regulares a na universidade. Os alunos-professores de curso livre de inglês foram os que relataram utilizar mais a oralidade durante as aulas. Palavras-chave: Oralidade. Professor em formação. Professor em serviço. Ensino-aprendizagem de língua inglesa.Abstract: The present work aimed at investigating the aspects about the English language speaking around the reality of a group of students-teachers in training and in service situation of a state university in a Language course (Portuguese-English). We intended to analyze how the linguistic competence mentioned is used by this student-teacher in two distinct situations, when he/she is in an academic situation as a learner, and as well as a teacher, in activities of teaching and learning in an education institute. The interest in referring about the speaking ability of a foreign language comes from the relevance that this linguistic competence is conquering in many different areas and from the necessity that learners demonstrated to have when they pursuit to learn English in terms of oral production. It's a qualitative and interpretative research because it comes from the analyzes of collected data and brings on its bibliographical review some considerations about speaking and the linguistic competences: the main methods, methodologies and approaches in teaching and learning languages; and teachers' formation. The data collection was done through a questionnaire elaborated for this research, which essentially contained questions about speaking competence in English language. In this sense, the questions were categorized in five specific situations with questions about: (a) the formation of the student-teacher; (b) his/her life experiences as a learner in a state university ; (c) his/her experience as a teacher in a regular educational institution or in an English institution; (d) his/her experience as a user of the English language; (e) the learning and teaching process in general matters. The questionnaire was applied to 9 students-teachers of Language course with double license in Portuguese and English, in a state university in União da Vitória (PR). Beyond the questionnaire, it was also done an interview with the same students-teachers, in order to reinforce and clarify the data collected via questionnaire. The results showed that speaking competence used by the students-teachers takes place in a limited way and that other aspects of English language are more emphasized, especially in regular schools and at university. The students-teachers of English institutions were the ones who reported to use speaking ability more frequently during the classes. Keywords: Speaking. Formation teacher. Language teacher. English language teaching-learning.183 f.application/pdfDisponível em formato digitalLetrasOralidadeProfessores - FormaçãoLíngua inglesa - Estudo e ensinoAspectos referentes ao desenvolvimento da oralidade em língua inglesa do professor em formação e em serviçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - GISELLE LUDKA DEITOS.pdf.txtExtracted Texttext/plain371055https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39871/1/R%20-%20D%20-%20GISELLE%20LUDKA%20DEITOS.pdf.txtbef5ffd3e2d41751ef47db7a1f0a538eMD51open accessORIGINALR - D - GISELLE LUDKA DEITOS.pdfapplication/pdf1850949https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39871/2/R%20-%20D%20-%20GISELLE%20LUDKA%20DEITOS.pdfb8c28428a33838a750027629a54b2404MD52open accessTHUMBNAILR - D - GISELLE LUDKA DEITOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39871/3/R%20-%20D%20-%20GISELLE%20LUDKA%20DEITOS.pdf.jpg76d6441729d9a342145abe1d4bcd4aabMD53open access1884/398712019-12-19 11:45:51.145open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/39871Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-19T14:45:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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