Capitães da Areia de ontem e hoje : uma releitura à luz dos direitos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Rosa Elena
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/37145
Resumo: Orientadora: Profª Drª Araci Asinelli da Luz
id UFPR_d1e04cb2b9406c298db484908c31b740
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37145
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bueno, Rosa ElenaLuz, Araci Asinelli da, 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-06T15:23:39Z2020-10-06T15:23:39Z2014https://hdl.handle.net/1884/37145Orientadora: Profª Drª Araci Asinelli da LuzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/09/2014Inclui referênciasResumo: A presente dissertação analisou as possibilidades de proposição de um trabalho transdisciplinar entre Literatura e Direitos Humanos, através da releitura do romance "Capitães da Areia" de Jorge Amado(1937). Na época, havia o Reformatório, onde eram confinados "menores em situação irregular". Houve muitos avanços nas Ciências Humanas e Jurídicas referentes à infância e à juventude. Do Código de Menores(1927) para o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), do Reformatório para o Centro de Socioeducação/CENSE, quais mudanças podem ser percebidas pelos protagonistas sociais que atuam nos dias de hoje? Como se edificam os atuais capitães da areia, da terra vermelha que compõem ruas não pavimentadas encontradas nos becos, nas biqueiras das regiões metropolitanas, os capitães do asfalto e do mármore? Como a percepção sobre estas indagações contribui para se pensar a edificação da subjetividade ética e transformadora? A fundamentação teórica traz alguns preceitos constantes no paradigma da complexidade proposto por Morin(2000) e à perspectiva de Bronfrenbrenner(1996) sobre a Bioecologia do Desenvolvimento Humano. O método consistiu de seguir o percurso similar ao apresentado no primeiro capítulo do romance quando, após a publicação de uma reportagem no Jornal da Tarde a respeito de um assalto, segue-se as cartas à redação do jornal, na qual se explicita a concepção que cada remetente tem a respeito do processo de "regeneração" do adolescente e do tratamento no Reformatório. Assim tem-se a carta da mãe costureira, do Secretário do Chefe de Polícia, do Diretor do Reformatório, do Juiz de Menores e do Padre José Pedro. Convidou-se como participantes duas mães de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Delegada da Delegacia do Adolescente, um líder religioso, Diretor do CENSE e cinco adolescentes internos no CENSE. Também se considerou oportuno convidar um jornalista e dois professores que atuam com essa população. Os instrumentos utilizados foram entrevista, textos dissertativos e questionário semiestruturado. A complexidade dos fenômenos observados atribui à pesquisa um cunho qualitativo, exploratório, explicativo e descritivo. Considerou-se a sugestão de Umberto Eco (1990) sobre "Os Limites da Interpretação", bem como a proposta de Leite (1985) e Bruner (1986), para uma leitura crítica das narrativas. Destacam-se as seguintes conclusões: a falta de um envolvimento mais efetivo por parte da família, da escola, da rede de proteção, na edificação humana. Os efeitos da mídia e do consumo ostentatório. O comércio ilícito representa uma fonte de renda, porém implica o preconceito, a discriminação e a exclusão da possibilidade de uma vida digna e "duradoura". Necessidade de políticas públicas para o acompanhamento posterior ao desinternamento. Carência da discussão sobre os Direitos Humanos na formação dos profissionais da educação, socioeducação e da rede protetiva. A literatura articulada aos Direitos Humanos possibilita uma formação preventiva, acolhedora das diversidades humanas, integral e integrada às demandas socioeducacionais especiais contemporâneas. Palavras Chave: Adolescência, Bioecologia, Literatura Brasileira, Educação, Socioeducação.Abstract: This dissertation analyzed the possibilities of proposing a transdisciplinary work between Literature and Human Rights, through the reading of the romance entitled "Captains of the Sand" by Jorge Amado (1937). By that time, there was the Reformatory, where the abandoned children were sent to. There have been many advances in the Human Sciences and Law relating to children and youth. From the Code of Minors (1927) to the Statute of Children and Adolescents (1990), from the Reformatory for CENSE – Social Education Center, what changes can be perceived by social actors working today? How to build the current captains of sand, captains of red earth that make up unpaved roads found in the alleys, in the suburbs, the captains of asphalt and marble? Does the perception of these questions contribute to the building of ethical and transformative subjectivity thinking? The theoretical precepts bring some constants in the complexity paradigm proposed by Morin (2000) and the prospect of Bronfrenbrenner (1996) on the Bioecology Human Development. The method has consisted of a similar route presented in the first chapter of the novel. After publication of a report in the Journal of the Afternoon about an assault, many social actors have written letters to the editor of the newspaper, in which they explain the concept that each one has about the "regeneration" of adolescents and the treatment they received in the "Reformatory" process. In this way, there are the letter of seamstress mother, the Secretary of the Chief of Police, the Director of the Reformatory, the Judge of Minors and the Father José Pedro. In this way, there have been invited to participate on this research two mothers of teenagers who attend the Juvenile Detention Center, a Judge of Infancy and youth, a Delegate of Adolescents, a religious leader, a Director of CENSE and five internal adolescents in the CENSE. Also it was considered appropriate to invite a journalist to weave comparisons regarding the composition of that kind of news and two teachers who work at PROEDUSEs - Education Program in socioeducation Units. The instruments used were interview, argumentative text and semi-structured questionnaire. The complexity of the observed phenomena attributed to research a qualitative, exploratory, ethnographic, descriptive and explanatory nature. We considered the Umberto Eco (1990) suggestion on "The Limits of Interpretation", as well as the one proposed by Leite (1985) and Bruner (1986) in their search for meaning core method. The following conclusions are: the lack of a more effective involvement of the family, the school, the safety net, in human construction. The effects of media and conspicuous consumption on infant’s development The illicit trade is a source of income, but implies prejudice, discrimination and exclusion of the possibility of a dignified and "lasting" life. Need for public policies for the follow-up to teenager time into juvenile detention center. Professionals need to discuss more about socio-educational and protective network. The hinged literature Human Rights provides a preventive training, warm human, comprehensive and integrated diversity to contemporary socio-educational special needs. Keywords: Adolescence, Bioecology, Brazilian Literature, Education, Social education.295 p. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoAdolescênciaSocioeducaçãoBioecologia do desenvolvimento humanoCapitães da Areia de ontem e hoje : uma releitura à luz dos direitos humanosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - ROSA ELENA BUENO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37145/1/R%20-%20D%20-%20ROSA%20ELENA%20BUENO.pdf.jpg9f01bdb979b98e5505e932f5f7ac52b0MD51open accessTEXTR - D - ROSA ELENA BUENO.pdf.txtExtracted Texttext/plain648251https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37145/2/R%20-%20D%20-%20ROSA%20ELENA%20BUENO.pdf.txt184210182685b122364647f2c2cf1fabMD52open accessORIGINALR - D - ROSA ELENA BUENO.pdfapplication/pdf2724027https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37145/3/R%20-%20D%20-%20ROSA%20ELENA%20BUENO.pdff8cb7cf3661b73b5db746e464d7093c4MD53open access1884/371452020-10-06 12:23:39.407open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37145Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-06T15:23:39Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capitães da Areia de ontem e hoje : uma releitura à luz dos direitos humanos
title Capitães da Areia de ontem e hoje : uma releitura à luz dos direitos humanos
spellingShingle Capitães da Areia de ontem e hoje : uma releitura à luz dos direitos humanos
Bueno, Rosa Elena
Educação
Adolescência
Socioeducação
Bioecologia do desenvolvimento humano
title_short Capitães da Areia de ontem e hoje : uma releitura à luz dos direitos humanos
title_full Capitães da Areia de ontem e hoje : uma releitura à luz dos direitos humanos
title_fullStr Capitães da Areia de ontem e hoje : uma releitura à luz dos direitos humanos
title_full_unstemmed Capitães da Areia de ontem e hoje : uma releitura à luz dos direitos humanos
title_sort Capitães da Areia de ontem e hoje : uma releitura à luz dos direitos humanos
author Bueno, Rosa Elena
author_facet Bueno, Rosa Elena
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Rosa Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Adolescência
Socioeducação
Bioecologia do desenvolvimento humano
topic Educação
Adolescência
Socioeducação
Bioecologia do desenvolvimento humano
description Orientadora: Profª Drª Araci Asinelli da Luz
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-06T15:23:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-06T15:23:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/37145
url https://hdl.handle.net/1884/37145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 295 p. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37145/1/R%20-%20D%20-%20ROSA%20ELENA%20BUENO.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37145/2/R%20-%20D%20-%20ROSA%20ELENA%20BUENO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37145/3/R%20-%20D%20-%20ROSA%20ELENA%20BUENO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f01bdb979b98e5505e932f5f7ac52b0
184210182685b122364647f2c2cf1fab
f8cb7cf3661b73b5db746e464d7093c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898686411833344