Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/75145 |
Resumo: | Orientador: Jose Wladimir Freitas da Fonseca |
id |
UFPR_d2296b8e79907f59609cbd15ea5efd81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/75145 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Costa, Edgar Valmor daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências EconômicasFonseca, José Wladimir Freitas da, 1963-2022-04-19T20:13:02Z2022-04-19T20:13:02Z2004https://hdl.handle.net/1884/75145Orientador: Jose Wladimir Freitas da FonsecaMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias EconômicasResumo:Este trabalho busca delinear as estratégias das empresas automobilísticas após a abertura econômica dos anos 1990, para isto, no primeiro capítulo é abordada a teoria das estratégias das firmas sob uma ótica evolucionista, de forma que se observa como as empresas aprendem e acumulam conhecimentos e tecnologia a partir das adversidades corriqueiras e como são definidas as tecnologias aplicadas de acordo com as soluções encontradas para os paradigmas tecnológicos. No segundo capítulo é abordada a teoria da aprendizagem, forma esta de como as firmas se organizam e se estruturam e inovam a partir dos cenários apresentados pelo mercado. No terceiro capítulo é apresentado um histórico da formação da indústria metal-mecânica brasileira, da indústria automobilística brasileira e um estudo de caso sobre a empresa FIAT, buscando entender de que maneira as estratégias evolucionistas foram adotadas pela FIAT face a entrada no mercado brasileiro da sua concorrente Renault a partir dos anos 90.61 f.application/pdfIndústria automobilísticaEstrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renaultinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEDGAR-VALMOR-DA-COSTA.pdfapplication/pdf1461731https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75145/1/EDGAR-VALMOR-DA-COSTA.pdf3c18a1066a8e0578a4f5d5d13e480973MD51open access1884/751452022-04-19 17:13:02.713open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/75145Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-19T20:13:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault |
title |
Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault |
spellingShingle |
Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault Costa, Edgar Valmor da Indústria automobilística |
title_short |
Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault |
title_full |
Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault |
title_fullStr |
Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault |
title_full_unstemmed |
Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault |
title_sort |
Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault |
author |
Costa, Edgar Valmor da |
author_facet |
Costa, Edgar Valmor da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Edgar Valmor da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, José Wladimir Freitas da, 1963- |
contributor_str_mv |
Fonseca, José Wladimir Freitas da, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria automobilística |
topic |
Indústria automobilística |
description |
Orientador: Jose Wladimir Freitas da Fonseca |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-19T20:13:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-19T20:13:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/75145 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/75145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
61 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75145/1/EDGAR-VALMOR-DA-COSTA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c18a1066a8e0578a4f5d5d13e480973 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860904854224896 |