Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Edgar Valmor da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/75145
Resumo: Orientador: Jose Wladimir Freitas da Fonseca
id UFPR_d2296b8e79907f59609cbd15ea5efd81
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/75145
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Costa, Edgar Valmor daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências EconômicasFonseca, José Wladimir Freitas da, 1963-2022-04-19T20:13:02Z2022-04-19T20:13:02Z2004https://hdl.handle.net/1884/75145Orientador: Jose Wladimir Freitas da FonsecaMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias EconômicasResumo:Este trabalho busca delinear as estratégias das empresas automobilísticas após a abertura econômica dos anos 1990, para isto, no primeiro capítulo é abordada a teoria das estratégias das firmas sob uma ótica evolucionista, de forma que se observa como as empresas aprendem e acumulam conhecimentos e tecnologia a partir das adversidades corriqueiras e como são definidas as tecnologias aplicadas de acordo com as soluções encontradas para os paradigmas tecnológicos. No segundo capítulo é abordada a teoria da aprendizagem, forma esta de como as firmas se organizam e se estruturam e inovam a partir dos cenários apresentados pelo mercado. No terceiro capítulo é apresentado um histórico da formação da indústria metal-mecânica brasileira, da indústria automobilística brasileira e um estudo de caso sobre a empresa FIAT, buscando entender de que maneira as estratégias evolucionistas foram adotadas pela FIAT face a entrada no mercado brasileiro da sua concorrente Renault a partir dos anos 90.61 f.application/pdfIndústria automobilísticaEstrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renaultinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEDGAR-VALMOR-DA-COSTA.pdfapplication/pdf1461731https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75145/1/EDGAR-VALMOR-DA-COSTA.pdf3c18a1066a8e0578a4f5d5d13e480973MD51open access1884/751452022-04-19 17:13:02.713open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/75145Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-19T20:13:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault
title Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault
spellingShingle Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault
Costa, Edgar Valmor da
Indústria automobilística
title_short Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault
title_full Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault
title_fullStr Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault
title_full_unstemmed Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault
title_sort Estrategia das empresas automobilisticas após anos 90 : um estudo de caso da Fiat Face e a Renault
author Costa, Edgar Valmor da
author_facet Costa, Edgar Valmor da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Edgar Valmor da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, José Wladimir Freitas da, 1963-
contributor_str_mv Fonseca, José Wladimir Freitas da, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria automobilística
topic Indústria automobilística
description Orientador: Jose Wladimir Freitas da Fonseca
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-19T20:13:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-19T20:13:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/75145
url https://hdl.handle.net/1884/75145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75145/1/EDGAR-VALMOR-DA-COSTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c18a1066a8e0578a4f5d5d13e480973
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860904854224896