Os significados de cultura em escolas da rede municipal de Curitiba : o caso do programa Mais Cultura nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rojanira Roque dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/50276
Resumo: Orientadora: Profª Drª Valéria Milena Rohrich Ferreira
id UFPR_d54abcc073f921fdb1f9f28145945e11
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/50276
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFerreira, Valéria Milena Röhrich, 1969-Santos, Rojanira Roque dos2022-11-10T20:01:47Z2022-11-10T20:01:47Z2017https://hdl.handle.net/1884/50276Orientadora: Profª Drª Valéria Milena Rohrich FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 22/03/2017Inclui referências : f. 114-120Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar os significados de cultura identificados em documentos e em relatos de pessoas que participaram do programa Mais Cultura nas Escolas em escolas da rede municipal de ensino de Curitiba. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados a análise documental e entrevistas. Na primeira fase do estudo, analisou-se a Resolução que regulamentou o programa e os Planos de Atividades Culturais elaborados pelas escolas participantes. A seguir, foram realizadas entrevistas com integrantes das equipes pedagógicas e gestoras das escolas e com pessoas vinculadas às parcerias culturais. Os materiais foram analisados utilizando como referencial teórico autores do campo dos Estudos Culturais, em especial, Raymond Williams. Como referencial metodológico, empregou-se a análise de conteúdo. Foram criadas três categorias de análise que classificaram a cultura a partir de seus principais significados: a primeira que ressalta os elementos sociológicos e antropológicos da cultura; a segunda que considera a cultura como forma de desenvolvimento no plano intelectual; e a terceira que vincula cultura à arte. Enquanto na Resolução do programa os aspectos sociais foram mais enfatizados, nos Planos das escolas destacou-se o significado de cultura vinculado à arte. No caso das entrevistas obtidas junto às equipes pedagógicas e gestoras foi identificada certa ênfase sobre o significado de cultura associada à formação intelectual. Já nas entrevistas obtidas junto às parcerias culturais, apesar do destaque dado aos aspectos intelectuais da cultura, também foi enfatizada sua dimensão social e antropológica. Assim, os resultados da pesquisa indicaram que, durante o desenvolvimento das atividades do programa, as três categorias coexistiram nas escolas pesquisadas, em diferentes graus de ocorrência, a depender dos materiais analisados. Palavras-chave: Educação. Cultura. Programa Mais Cultura nas Escolas. Significados.Abstract: The objective in the present research was investigating the meanings of culture identified in documents and in people reports which participated in the Programa Mais Cultura nas Escolas in municipal system schools of Curitiba. The document analysis and interview were used as data collection methods. In the first part of study, one has analysed the Normative Resolution that established the program and the Culture Activities Guidelines designed by the participant schools. Afterwards, one has performed interviews with pedagogical and management teams and with cultural partners. The material were analised applying as theoretical reference authors from the field cultural studies, in special, Raymond Williams. From the methodological perspective, content analysis was used. According to the different meanings of culture, three cathegories of analysis were criated: the first one highlights sociological and antropological elements; the second one considers the culture as development in the intelectual level; and the third one links culture to art. Whereas in the Normative Resolution of the program the social aspects were more focused, in the schools' Guidelines one highlights the culture meaning linked to art. In the case of the interviews obtained from the pedagogical and management teams, we identified a kind of prominence about the meaning of culture associated to intelectual formation. On the other hand, in the interviews acquired from the cultural partners, though the highlight given to the intelectual aspects of culture, it was emphasized its social and antropological viewpoint as well. In this way, the research results indicated that the categories coexisted in the schoolar enviroment and presented different levels of advantage depending on the analised groups. Keywords: Education. Culture. Programa Mais Cultura nas Escolas. Meanings.143 f. : il., algumas color., gráfs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducação - CulturaOs significados de cultura em escolas da rede municipal de Curitiba : o caso do programa Mais Cultura nas escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROJANIRA ROQUE DOS SANTOS.pdfapplication/pdf4118405https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50276/1/R%20-%20D%20-%20ROJANIRA%20ROQUE%20DOS%20SANTOS.pdfd142947e80212694498b73e198b1029aMD51open access1884/502762022-11-10 17:01:47.206open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/50276Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-10T20:01:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os significados de cultura em escolas da rede municipal de Curitiba : o caso do programa Mais Cultura nas escolas
title Os significados de cultura em escolas da rede municipal de Curitiba : o caso do programa Mais Cultura nas escolas
spellingShingle Os significados de cultura em escolas da rede municipal de Curitiba : o caso do programa Mais Cultura nas escolas
Santos, Rojanira Roque dos
Educação
Educação - Cultura
title_short Os significados de cultura em escolas da rede municipal de Curitiba : o caso do programa Mais Cultura nas escolas
title_full Os significados de cultura em escolas da rede municipal de Curitiba : o caso do programa Mais Cultura nas escolas
title_fullStr Os significados de cultura em escolas da rede municipal de Curitiba : o caso do programa Mais Cultura nas escolas
title_full_unstemmed Os significados de cultura em escolas da rede municipal de Curitiba : o caso do programa Mais Cultura nas escolas
title_sort Os significados de cultura em escolas da rede municipal de Curitiba : o caso do programa Mais Cultura nas escolas
author Santos, Rojanira Roque dos
author_facet Santos, Rojanira Roque dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Valéria Milena Röhrich, 1969-
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rojanira Roque dos
contributor_str_mv Ferreira, Valéria Milena Röhrich, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Cultura
topic Educação
Educação - Cultura
description Orientadora: Profª Drª Valéria Milena Rohrich Ferreira
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-10T20:01:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-10T20:01:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/50276
url https://hdl.handle.net/1884/50276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 f. : il., algumas color., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50276/1/R%20-%20D%20-%20ROJANIRA%20ROQUE%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d142947e80212694498b73e198b1029a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860443647508480