Relação entre educação popular e movimentos sociais na perspectiva de militantes-educadores de Curitiba : um balanço das décadas de 1980 e 1990 e os desafios de realidade atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Inês
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59781
Resumo: Orientadora : Maria de Fátima Quintal de Freitas
id UFPR_d5e26bf4b737bcc04a9b4635f8333786
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59781
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Ana InêsFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-11T15:30:23Z2020-09-11T15:30:23Z2003https://hdl.handle.net/1884/59781Orientadora : Maria de Fátima Quintal de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de EducaçãoResumo: A presente dissertação tem como objetivo discutir as relações entre educação popular e movimentos sociais, na cidade de Curitiba, durante as décadas de 1980 e 1990, na perspectiva dos militantes sociais envolvidos. A educação popular é entendida aqui como impulsionadora e ao mesmo tempo resultante das práticas desenvolvidas nos movimentos sociais naquele período. Analisa mudanças de qualidade ocorridas nestas práticas entre as duas décadas estudadas e destaca como uma das causas mais importantes destas mudanças, os processos macroeconômicos, políticos, sociais e culturais que ocorreram no mundo, impactando fortemente o Brasil a partir do final dos anos 80, que são a dissolução das experiências históricas do socialismo e a globalização capitalista neoliberal. Discute ainda as possibilidades de construção humana no mundo atual, guiado pelo fetiche da mercadoria e as contribuições que a inserção em práticas político-pedagógico-sociais transformadoras trazem para a construção psicossocial do homem, vendo a militância como uma das vias de acesso à humanização, enquanto atividade transformadora das pessoas e da realidade. Palavras-chave: Educação Popular; Movimentos Sociais; Conscientização.Abstract: The present dissertation has the aim to discuss the relations between the popular education and the social movements, in the city of Curitiba, during the decades of 1980 and 1990, in the perspective of the social militants involved. Popular education is understood here as impelled and at the same time as resultant of the practice developed in the social movements in that time. The dissertation analyses the quality changes that happened in those practices between the two decades studied and it emphasizes as one of the most important causes of those changes, the macroeconimics, political, social and cultural processes that happened in the world causing a strong impact in Brazil since the end of the 80's that are the dissolution of the historic experiences of the socialism and the neoliberal capitalist globalization. The dissertation still discusses the possibilities of the human construction in the present world, guided by the fetish of the goods and the contribuitions that the inclusion of the political-pedagogical-social changing practices bring to the psychosocial construction to man, seeing the militance as one of the way to humanization as a transforming activity of people and reality.105 f.application/pdfEducação popularMovimentos sociaisConscientizaçãoDissertações - EducaçãoEducaçãoRelação entre educação popular e movimentos sociais na perspectiva de militantes-educadores de Curitiba : um balanço das décadas de 1980 e 1990 e os desafios de realidade atualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ANA INES SOUZA.pdfapplication/pdf6022171https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59781/1/D%20-%20ANA%20INES%20SOUZA.pdf4576bc2c04814a1f32420e51070a26b8MD51open access1884/597812020-09-11 12:30:23.347open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59781Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-11T15:30:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre educação popular e movimentos sociais na perspectiva de militantes-educadores de Curitiba : um balanço das décadas de 1980 e 1990 e os desafios de realidade atual
title Relação entre educação popular e movimentos sociais na perspectiva de militantes-educadores de Curitiba : um balanço das décadas de 1980 e 1990 e os desafios de realidade atual
spellingShingle Relação entre educação popular e movimentos sociais na perspectiva de militantes-educadores de Curitiba : um balanço das décadas de 1980 e 1990 e os desafios de realidade atual
Souza, Ana Inês
Educação popular
Movimentos sociais
Conscientização
Dissertações - Educação
Educação
title_short Relação entre educação popular e movimentos sociais na perspectiva de militantes-educadores de Curitiba : um balanço das décadas de 1980 e 1990 e os desafios de realidade atual
title_full Relação entre educação popular e movimentos sociais na perspectiva de militantes-educadores de Curitiba : um balanço das décadas de 1980 e 1990 e os desafios de realidade atual
title_fullStr Relação entre educação popular e movimentos sociais na perspectiva de militantes-educadores de Curitiba : um balanço das décadas de 1980 e 1990 e os desafios de realidade atual
title_full_unstemmed Relação entre educação popular e movimentos sociais na perspectiva de militantes-educadores de Curitiba : um balanço das décadas de 1980 e 1990 e os desafios de realidade atual
title_sort Relação entre educação popular e movimentos sociais na perspectiva de militantes-educadores de Curitiba : um balanço das décadas de 1980 e 1990 e os desafios de realidade atual
author Souza, Ana Inês
author_facet Souza, Ana Inês
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Freitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação popular
Movimentos sociais
Conscientização
Dissertações - Educação
Educação
topic Educação popular
Movimentos sociais
Conscientização
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora : Maria de Fátima Quintal de Freitas
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-11T15:30:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-11T15:30:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59781
url https://hdl.handle.net/1884/59781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59781/1/D%20-%20ANA%20INES%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4576bc2c04814a1f32420e51070a26b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898804083032064