Os sentidos da prática docente : um estudo com futuros professores de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/29029 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Odisséia Boaventura de Oliveira |
id |
UFPR_d61b1a731c00d3f8be4172c75a905752 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29029 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pampu, Luiz GustavoOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-30T17:31:16Z2020-09-30T17:31:16Z2012https://hdl.handle.net/1884/29029Orientadora: Profª Drª Odisséia Boaventura de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30 de março de 2012Bibliografia: fls. 115-118Resumo: A presente investigação foi realizada em um curso de licenciatura em física visando compreender algumas dimensões dos processos de produção e de manifestação de sentidos. Para isto adentramos no Estágio Supervisionado I e II acompanhando alguns licenciandos. No primeiro semestre do estágio entrevistamos um grupo de licenciandos que escolheu como foco da docência o desafio de trabalhar com a história da ciência. A escolha deste grupo foi tanto devido a sua distribuição nas escolas quanto à familiaridade que tínhamos com esta temática. No segundo semestre escolhemos um subgrupo do anterior devido à impossibilidade de acompanharmos todos e dada a abertura que encontramos para nos inserir no campo de estágio. Para analisarmos e tecermos nossas considerações utilizamos principalmente dois conceitos o de ?recurso? e de ?pré-construído?. O primeiro representa algo mobilizado pelo sujeito tanto para significar como para expressar determinado sentido. Enquanto o segundo representa uma coincidência estatística dos ?recursos? dos sujeitos de um determinado campo social. A partir destes dois conceitos buscamos entender como eles se materializam nas relações pedagógicas e quais são suas características. Percebemos em nossa análise que as interações pedagógicas produzidas pelos licenciandos parecem funcionar através de uma censura sucessiva dos sentidos dos alunos. Ou seja, o futuro professor parece adaptar as suas formas de expressão buscando interditar as respostas erradas dos alunos, pois para o licenciando o que é preciso ser respondido está posto claramente em suas falas. Entretanto observamos uma abertura de espaço aos alunos na sala de aula.Abstract: We present here the results of an investigation into a degree course in physics seeks to understand some dimensions of production and expression of meaning. For this we enter the discipline of stage I and II and we follow some undergraduate students during its development. We interviewed a group of future teachers during the first half of the research. They chose as the focus of teaching the challenge of working with the history of science. The choice of this group was either due to their distribution in schools and the familiarity we had with this theme. In the second half. We chose a subset of the former due to inability to keep watching to all and because we found the opening to enter the training field in this place. We may weave our considerations we primarily use the two concepts of "resource" and "pre-built". The first is mobilized by the subject to build a sense and to express this sense. While the second represents a statistical coincidence of the "resources" of the subjects of a particular social field. From these two concepts we seek to understand how it materialize in pedagogical relations and what are its characteristics. Through analysis we can see that the pedagogical interactions produced by undergraduates seem to work through a succession of censoring students' senses. That is, the teacher seems to adapt their ways of expression seeking bans on what they consider wrong answers of the students, because for them what needs to be answered is clearly put in their speech. However we note that unlike a totally traditional pedagogy in which the student has no voice in this the undergraduates opening this place for them.118 f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoProfessores de fisica - FormaçãoFísica - Estudo e ensinoAmbiente de sala de aulaEstagios supervisionadosEducaçãoOs sentidos da prática docente : um estudo com futuros professores de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUIZ GUSTAVO PAMPU.pdfapplication/pdf2099113https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29029/1/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20GUSTAVO%20PAMPU.pdf59ea4e37c77de3cec3fdf01459e7f87aMD51open accessTEXTR - D - LUIZ GUSTAVO PAMPU.pdf.txtExtracted Texttext/plain279978https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29029/2/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20GUSTAVO%20PAMPU.pdf.txtc1f0f33c3f6e6d43a444ee005dbed346MD52open accessTHUMBNAILR - D - LUIZ GUSTAVO PAMPU.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29029/3/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20GUSTAVO%20PAMPU.pdf.jpgcefdc8b2d327247dda4d255fe9d6a665MD53open access1884/290292020-09-30 14:31:16.986open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29029Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-30T17:31:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os sentidos da prática docente : um estudo com futuros professores de física |
title |
Os sentidos da prática docente : um estudo com futuros professores de física |
spellingShingle |
Os sentidos da prática docente : um estudo com futuros professores de física Pampu, Luiz Gustavo Dissertações - Educação Professores de fisica - Formação Física - Estudo e ensino Ambiente de sala de aula Estagios supervisionados Educação |
title_short |
Os sentidos da prática docente : um estudo com futuros professores de física |
title_full |
Os sentidos da prática docente : um estudo com futuros professores de física |
title_fullStr |
Os sentidos da prática docente : um estudo com futuros professores de física |
title_full_unstemmed |
Os sentidos da prática docente : um estudo com futuros professores de física |
title_sort |
Os sentidos da prática docente : um estudo com futuros professores de física |
author |
Pampu, Luiz Gustavo |
author_facet |
Pampu, Luiz Gustavo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pampu, Luiz Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Professores de fisica - Formação Física - Estudo e ensino Ambiente de sala de aula Estagios supervisionados Educação |
topic |
Dissertações - Educação Professores de fisica - Formação Física - Estudo e ensino Ambiente de sala de aula Estagios supervisionados Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Odisséia Boaventura de Oliveira |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-30T17:31:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-30T17:31:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/29029 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/29029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
118 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29029/1/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20GUSTAVO%20PAMPU.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29029/2/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20GUSTAVO%20PAMPU.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29029/3/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20GUSTAVO%20PAMPU.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
59ea4e37c77de3cec3fdf01459e7f87a c1f0f33c3f6e6d43a444ee005dbed346 cefdc8b2d327247dda4d255fe9d6a665 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898807285383168 |