Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Júlia Pereira Steffen
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80967
Resumo: Orientadora: Prof.ª. Dra. Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto
id UFPR_da59e04e3c0a5a2347d730c8d0e9e005
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80967
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Braga, Rodrigo Antônio Marques, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignOkimoto, Maria Lúcia Leite Ribeiro, 1960-Muniz, Júlia Pereira Steffen2023-01-31T15:05:04Z2023-01-31T15:05:04Z2022https://hdl.handle.net/1884/80967Orientadora: Prof.ª. Dra. Maria Lúcia Leite Ribeiro OkimotoCoorientador: Profº. Dr. Rodrigo Antonio Marques BragaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 16/09/2022Inclui referências: p. 205-222Resumo: Dentro da área da educação artística, muitas vezes a comunicação é baseada em um domínio da imagem visual, onde os estudantes cegos muitas vezes não possuem acesso informacional aos conteúdos propostos pelos professores. Justamente pela relevância da imagem como geradora de novos códigos e linguagens, devem-se utilizar outros sentidos para suprimir esta lacuna informacional, como é o caso do tato e do áudio. É dentro deste contexto que as imagens audiotáteis, com estímulos táteis e auditivos, permitem o acesso de estudantes cegos a imagens bidimensionais. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo estabelecer diretrizes de tradução de imagens bidimensionais a imagens audiotáteis para a acessibilidade de estudantes cegos no ensino de Artes. Para que o objetivo fosse alcançado, o método proposto é uma adaptação da Design Science Research e é caracterizado como sendo de natureza aplicada, objetivo descritivo e abordagem qualitativa e foi dividido em cinco fases de execução: (1) compreensão do problema; (2) diretrizes de tradução; (3) tradução audiotátil; (4) avaliação; e (5) resultados. Como resultado, foram obtidas 72 diretrizes, divididas em quatro categorias: (1) Contexto e Uso; (2) Tátil; (3) Áudio; (4) Fabricação. Espera-se que o resultado obtido seja um material de auxílio ao desenvolvimento de imagens audiotáteis por profissionais das áreas de acessibilidade e educação.Abstract: Within the area of arts education, communication is often based on a visual image domain, where blind students often do not have informational access to the contents proposed by teachers. Precisely because of image relevance as a generator of new codes and languages, other senses must be used to suppress this informational gap, as is the case of touch and audio. It is within this context that audio-tactile images, with tactile and auditory stimuli, allow blind students to access two-dimensional images. Therefore, this research aims to establish guidelines for translating twodimensional images into audio-tactile images for the accessibility of blind students in arts education. In order for the objective to be achieved, the proposed method is a Design Science Research adaptation and is characterized as having an applied nature, a descriptive objective and a qualitative approach. It was divided into five execution phases: (1) understanding the problem; (2) translation guidelines; (3) audio-tactile translation; (4) evaluation; and (5) results. As a result, 72 guidelines were obtained, divided into four categories: (1) Context and Use; (2) Tactile; (3) Audio; (4) Manufacturing. It is expected that this result will be a material to aid the development of audio-tactile images by accessibility and education professionals.1 recurso online : PDF.application/pdfCegueiraArtes - Estudo e ensinoDesenho IndustrialProposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIA PEREIRA STEFFEN MUNIZ.pdfapplication/pdf16424113https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80967/1/R%20-%20D%20-%20JULIA%20PEREIRA%20STEFFEN%20MUNIZ.pdf5568d185f0b54830c2bd14bd29b658daMD51open access1884/809672023-01-31 12:05:04.48open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80967Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-31T15:05:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes
title Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes
spellingShingle Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes
Muniz, Júlia Pereira Steffen
Cegueira
Artes - Estudo e ensino
Desenho Industrial
title_short Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes
title_full Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes
title_fullStr Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes
title_full_unstemmed Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes
title_sort Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes
author Muniz, Júlia Pereira Steffen
author_facet Muniz, Júlia Pereira Steffen
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Braga, Rodrigo Antônio Marques, 1973-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Okimoto, Maria Lúcia Leite Ribeiro, 1960-
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Júlia Pereira Steffen
contributor_str_mv Okimoto, Maria Lúcia Leite Ribeiro, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Cegueira
Artes - Estudo e ensino
Desenho Industrial
topic Cegueira
Artes - Estudo e ensino
Desenho Industrial
description Orientadora: Prof.ª. Dra. Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-31T15:05:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-31T15:05:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80967
url https://hdl.handle.net/1884/80967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80967/1/R%20-%20D%20-%20JULIA%20PEREIRA%20STEFFEN%20MUNIZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5568d185f0b54830c2bd14bd29b658da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860363250040832