Ensino híbrido de histologia em turmas de inclusão de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Joseane Maria Rachid
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69412
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Mariana da Rocha Piemonte
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spelling Martins, Joseane Maria RachidPiemonte, Mariana da Rocha, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional2021-02-09T21:26:28Z2021-02-09T21:26:28Z2020https://hdl.handle.net/1884/69412Orientadora: Profa. Dra. Mariana da Rocha PiemonteDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Biologia em Rede-PROFBIO. Defesa : Curitiba, 20/10/2020Inclui referências: p. 59-67Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: O Ensino de Biologia no Brasil se caracteriza por utilizar uma metodologia predominante expositiva, já os conteúdos trazem terminologias e conceitos com uma certa complexidade. Os estudantes surdos não dispõem de um material didático e metodologia específica para contemplar suas necessidades. Então, este trabalho possui como objetivo produzir e analisar uma sequência didática de histologia, utilizando a concepção de Ensino Híbrido para surdos em turmas de inclusão, assumindo essa metodologia como uma contribuição para processo de ensino e aprendizagem dos demais educandos da classe inclusiva de Biologia. A metodologia apresentada se encaixa na descrição de pesquisa-ação na educação e consistiu no desenvolvimento do conteúdo de histologia utilizando o Ensino Híbrido com atividades investigativas e os Objetos Educacionais Digitais (OED): webquest, sway e kahoot, e, autoavaliação. Estavam envolvidos alunos ouvintes e um surdo do 1º ano do Ensino Médio matutino do Colégio Estadual Amyntas de Barros do munícipio de Pinhais. Observações sistemáticas foram realizadas, concomitantemente às atividades propostas, analisando os materiais a partir da epistemologia dos Estudos Surdos. A pesquisa utilizou as abordagens quali-quantitativa, porém a análise quantitativa não foi realizada a título de comparação entre grupos, mas para mensurar dificuldades dos estudantes. A análise dos resultados permite afirmar que o surdo e os ouvintes foram capazes de construir seus conhecimentos na disciplina de Biologia através de atividades com pistas em código QR, pesquisa com webquest, apresentação no sway, aula prática com coxa e perna de galinha e questões no kahoot. A autoavaliação proporcionou uma reflexão sobre o interesse e o aprendizado de cada aluno. Atividades que suscitaram maior interesse foram as com código QR, a aula prática e o jogo kahoot, já a atividade que os alunos consideraram terem aprendido mais foi a aula prática. O site criado para os professores apresenta toda a sequência didática para ser aplicada. Assim, o conteúdo de histologia trabalhado a partir da utilização do Ensino Híbrido em uma perspectiva bilíngue, em turmas de inclusão de surdos, proporcionou uma melhoria na prática docente no 1º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada coloca em prática a inclusão de surdos, viabilizando o acesso a materiais bilíngues e atividades que promovam a construção de conhecimentos para esses educandos. Palavras-chave: Biologia, ensino médio, sequência didática, Objetos Educacionais Digitais, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.Abstract: Biology teaching in Brazil is characterized by using a predominantly expository methodology, while the contents bring terminologies and concepts with a certain complexity. Deaf students do not have specific teaching material and methodology to address their needs. Then, the work aims to produce and analyze a didactic sequence of histology using the concept of Hybrid Teaching for the deaf in inclusion classes, assuming this methodology as a contribution to the teaching and learning process of the other students of the inclusive Biology class. The methodology presented fits the description of research-action in education and consisted of the development of histology content using Hybrid Teaching with investigative activities and Digital Educational Objects (DEOs): webquest, sway and kahoot, and, self-assessment. Listening students and a deaf person from the 1st year of high school in the morning at Colégio Estadual Amyntas de Barros in the municipality of Pinhais were involved. Systematic observations were made, concurrently with the proposed activities, analyzing the materials from the epistemology of Deaf Studies. The research used qualitative and quantitative approaches, however the quantitative analysis was not performed as a comparison between groups, but to measure students' difficulties. The analysis of the results allows to affirm that the deaf students and listeners were able to build their knowledge in the discipline of Biology through activities with tracks in QR code, research with webquest, presentation in the sway, practical class with thigh and chicken leg and questions in the kahoot . The self-assessment provided a reflection on the interest and learning of each student. Activities that aroused the most interest were those with QR code, the practical class and the kahoot game, whereas the activity that the students consider to have learned more was the practical class. The website created for educators presents the entire didactic sequence to be applied. Thus, the histology content worked from the use of Hybrid Teaching in a bilingual perspective, in inclusion classes for the deaf, provided an improvement in teaching practice in the 1st year of high school. The methodology used puts into practice the inclusion of deaf people, enabling access to bilingual materials and activities that promote the construction of knowledge for these students. Keyword: Biology high school, didactic sequence, Digital Educational Objects, Digital Information and Communication Technologies.90 p. : il. 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