A educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ladeira, Karine Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56402
Resumo: Orientador : Udo Baldur Moosburger
id UFPR_dac862d1fd90eb57af71d00405bbe931
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56402
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ladeira, Karine GomesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da EducaçãoMoosburger, Udo Baldur2019-10-30T12:56:00Z2019-10-30T12:56:00Z2017https://hdl.handle.net/1884/56402Orientador : Udo Baldur MoosburgerMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da EducaçãoInclui referênciasResumo: Emílio é considerado a obra mais importante de Rousseau, dela deriva sua tese de educação natural. A obra desagradou a sociedade europeia do século XVIII, por apresentar reflexões sobre a formação do homem, tratando a educação da criança como ferramenta principal e base para essa formação. Apesar de se tratar de uma obra conhecida e de importância significativa para os estudos de filosofia e educação, há no Emílio um assunto pouco abordado em estudos sobre Rousseau: a educação do corpo e dos sentidos. Considerando isto, resultado de um estudo dos dois primeiros capítulos do Emílio, este trabalho tem como objetivo contribuir para a compreensão do pensamento de Rousseau sobre a educação do corpo e dos sentidos durante a infância. Além disso, pretende-se com este trabalho contribuir para futuros estudos que tenham o intuito de partir da educação do corpo e dos sentidos para a elaboração de outras possíveis pesquisas.Abstract: Emílio is considered the most important work of Rousseau, from it derives his thesis of natural education. The work displeased the European society of the eighteenth century, for presenting reflections on the formation of man, treating the education of the child as the main tool and basis for this formation. Although it is a work known and of significant importance for the studies of philosophy and education, there is in Emílio a subject little discussed in studies about Rousseau: the education of the body and the senses. Considering this, the result of a study of the first two chapters of the Emile, this work aims to contribute to the understanding of Rousseau's thinking about the education of the body and the senses during childhood. In addition, this work intends to contribute to future studies aimed at starting from the education of the body and the senses to the elaboration of other possible researches.35 f.application/pdfEducação - FilosofiaEducação de criançasA educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - KARINE GOMES LADEIRA.pdfapplication/pdf283477https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56402/1/R%20-%20E%20-%20KARINE%20GOMES%20LADEIRA.pdffc039b848fa38dcf9da91679d97aa43cMD51open access1884/564022019-10-30 09:56:00.328open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56402Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-30T12:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseau
title A educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseau
spellingShingle A educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseau
Ladeira, Karine Gomes
Educação - Filosofia
Educação de crianças
title_short A educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseau
title_full A educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseau
title_fullStr A educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseau
title_full_unstemmed A educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseau
title_sort A educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseau
author Ladeira, Karine Gomes
author_facet Ladeira, Karine Gomes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ladeira, Karine Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moosburger, Udo Baldur
contributor_str_mv Moosburger, Udo Baldur
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Filosofia
Educação de crianças
topic Educação - Filosofia
Educação de crianças
description Orientador : Udo Baldur Moosburger
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-30T12:56:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-30T12:56:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56402
url https://hdl.handle.net/1884/56402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56402/1/R%20-%20E%20-%20KARINE%20GOMES%20LADEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fc039b848fa38dcf9da91679d97aa43c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898877649027072