A TV multimídia nas escolas estaduais do Paraná : os desafios pedagógicos na prática docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jackiw, Elizandra
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/25889
Resumo: Orientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
id UFPR_dafedf4b413dfaba1f192c50e9332506
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25889
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Jackiw, ElizandraDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-23T14:35:22Z2020-09-23T14:35:22Z2011https://hdl.handle.net/1884/25889Orientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,28/03/2011Bibliografia: fls. 117-120Resumo: Pesquisa qualitativa que investiga a implantação da TV Multimídia na sala de aula das escolas da rede pública estadual do Paraná, especificamente na cidade de Curitiba. Tem como objetivo principal investigar a utilização dessa nova ferramenta na prática docente como alternativa de trabalho de integração entre mídia e construção do conhecimento. A relevância desta pesquisa justifica-se pela necessidade de envolvimento da escola e das políticas educativas para garantir um acesso democrático às novas tecnologias da informação e da comunicação. O embasamento teórico está fundamentado nos estudos de Comunicação e Educação e Mídia-Educação. Tem como principais autores consultados Citelli (2002; 2006), Baccega (1999; 2001), José Marques de Melo (1998), Monica Fantin (2006), Joan Ferrés (1996) e Ismar de Oliveira Soares (1999; 2002). A pesquisa empírica realizada analisa a proposta da Secretaria de Estado da Educação para a implantação desse novo recurso didático-tecnológico nas escolas e a impressão dos professores acerca do uso desta mídia em suas práticas docentes. Com o intuito de coletar informações a respeito do processo de implantação das TVs Multimídias nas escolas estaduais e dados técnicos desse recurso, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com a Diretoria de Tecnologias Educacionais (DITEC), órgão da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, responsável pelo planejamento, desenvolvimento e avaliação dos processos de tecnologias de informação e comunicação na educação básica. Um questionário fechado também foi aplicado aos professores do Ensino Fundamental - 5º a 8º séries – de 64 escolas da rede estadual de ensino situadas na cidade de Curitiba. Tal instrumento teve o intuito de verificar as impressões dos professores sobre o uso da TV Multimídia na prática diária de sala de aula e sobre a formação profissional específica para o uso deste recurso midiático ofertada pela mantenedora. Os dados foram tratados e sistematizados a partir dos princípios da pesquisa qualitativa, com base em autores como Lessard-Hebert et al (1990) e Alves-Mazzotti & Gewandsznaider (2004). A discussão sinaliza que a integração das tecnologias da informação e da comunicação nas escolas, suas potencialidades comunicacionais e pedagógicas podem oferecer melhorias na construção do conhecimento e eficiência no processo ensino-aprendizagem.Abstract: A qualitative research that investigates the use of Multimedia TV in the classrooms of the public school system in the state of Parana, specifically in the city of Curitiba. Its main objective is to investigate the use of these new tools in the Teacher’s practice as an alternative in the integration process between media and knowledge building. The importance of this research is justified by the necessity of involvement of schools and the education’s political system to guarantee a democratic access to new information and communication technologies. The bibliographical reference is based in the studies of Communication and Education and Media-Education. The main authors researched are Citelli (2002; 2006), Baccega (1999; 2001), Jose Marques de Melo (1998), Monica Fantin (2009), Joan Ferres (1996) and Ismas de Oliveira Soares (1999; 2002). The field research executed analyses the proposal of the State’s Secretary of Education to implement these new didactic-technological resources in the schools and the teacher’s opinion regarding the use of these medias in their practices. In order to collect information about the process of implementing Multimedia TVs in the State’s public schools and technical data aboutthis, we performed a semi-structured interview with the Directorate of Educational Technologies (DITEC), an agency of the State’s Secretary of Education, responsible for the planning, development and evaluation of processes regarding communication and information technologies in the basic education system. A questionnaire was also applied to Elementary School teachers - 5th to 8th grades – of 64 schools in the state schools located in Curitiba. This instrument was intended to verify the opinion of teachers regarding the use of Multimedia TV in their daily practice in the classroom and on the training of specific professional to use this feature offered by the media sponsor. The data was processed and analysed using the principles of qualitative research, based on authors such as Lessard-Hebert et al (1990) and Alves-Mazzotti & Gewandsznaider (2004). The discussion indicates that the integration of information technology and communication in schools, their communication and pedagogical capabilities can offer improvements in knowledge building and efficiency in the teaching-learning process.127 f. : il. [algumas color], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoTelevisão na educação - Escolas publicas - Curitiba (PR)Ensino - Conhecimentos e aprendizagem - Tecnologia educacionalEducaçãoA TV multimídia nas escolas estaduais do Paraná : os desafios pedagógicos na prática docente.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao completa Elizandra Entrega.pdfapplication/pdf1172792https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25889/1/Dissertacao%20completa%20Elizandra%20Entrega.pdff90db749d056bca9f75d426bd7f0465dMD51open accessTEXTDissertacao completa Elizandra Entrega.pdf.txtExtracted Texttext/plain278911https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25889/2/Dissertacao%20completa%20Elizandra%20Entrega.pdf.txta33714e0135f8caf966bea1285bcde1cMD52open accessTHUMBNAILDissertacao completa Elizandra Entrega.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25889/3/Dissertacao%20completa%20Elizandra%20Entrega.pdf.jpgcaadc37e3d856086fefd7277a8b33a55MD53open access1884/258892020-09-23 11:35:22.295open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25889Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-23T14:35:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A TV multimídia nas escolas estaduais do Paraná : os desafios pedagógicos na prática docente.
title A TV multimídia nas escolas estaduais do Paraná : os desafios pedagógicos na prática docente.
spellingShingle A TV multimídia nas escolas estaduais do Paraná : os desafios pedagógicos na prática docente.
Jackiw, Elizandra
Dissertações - Educação
Televisão na educação - Escolas publicas - Curitiba (PR)
Ensino - Conhecimentos e aprendizagem - Tecnologia educacional
Educação
title_short A TV multimídia nas escolas estaduais do Paraná : os desafios pedagógicos na prática docente.
title_full A TV multimídia nas escolas estaduais do Paraná : os desafios pedagógicos na prática docente.
title_fullStr A TV multimídia nas escolas estaduais do Paraná : os desafios pedagógicos na prática docente.
title_full_unstemmed A TV multimídia nas escolas estaduais do Paraná : os desafios pedagógicos na prática docente.
title_sort A TV multimídia nas escolas estaduais do Paraná : os desafios pedagógicos na prática docente.
author Jackiw, Elizandra
author_facet Jackiw, Elizandra
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Jackiw, Elizandra
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Televisão na educação - Escolas publicas - Curitiba (PR)
Ensino - Conhecimentos e aprendizagem - Tecnologia educacional
Educação
topic Dissertações - Educação
Televisão na educação - Escolas publicas - Curitiba (PR)
Ensino - Conhecimentos e aprendizagem - Tecnologia educacional
Educação
description Orientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-23T14:35:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-23T14:35:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25889
url https://hdl.handle.net/1884/25889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f. : il. [algumas color], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25889/1/Dissertacao%20completa%20Elizandra%20Entrega.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25889/2/Dissertacao%20completa%20Elizandra%20Entrega.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25889/3/Dissertacao%20completa%20Elizandra%20Entrega.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f90db749d056bca9f75d426bd7f0465d
a33714e0135f8caf966bea1285bcde1c
caadc37e3d856086fefd7277a8b33a55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860403748143104