Valorização docente na educação infantil : um estudo no Município da Lapa-PR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/70741 |
Resumo: | Orientadora : Prof.ª. Ma. Bruna Caroline Camargo |
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Vera, Élida Fernanda PazCamargo, Bruna Caroline, 1991-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais2021-05-17T14:18:23Z2021-05-17T14:18:23Z2019https://hdl.handle.net/1884/70741Orientadora : Prof.ª. Ma. Bruna Caroline CamargoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas EducacionaisInclui referênciasResumo : Esta pesquisa centralizou reflexões sobre as políticas de valorização docente na rede municipal de ensino da Lapa/PR, com o objetivo de analisar o encaminhamento das políticas de valorização direcionadas aos docentes de Educação Infantil no período de 2008 a 2018, tomando por base a Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2018, que prevê o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do magistério público da educação básica e posterior regulamentação do FUNDEB. A valorização docente na Educação Infantil tem configurado pauta no cenário nacional, diante da existência de planos de carreira dos municípios fragilizados, que muitas vezes não respeitam a legislação educacional vigente. Com base no estudo de Grochoska (2015) as materialidades de valorização docente são compostas por remuneração, formação continuada e condições de trabalho. A questão problematizadora da pesquisa indagou se o plano de carreira vigente da rede municipal de ensino da Lapa tem garantido a valorização dos docentes de Educação Infantil. Por meio de uma pesquisa de campo, foi aplicada entrevista ao Secretário Municipal de Educação e questionários a docentes que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil da Lapa/PR. A análise dos dados permitiu identificar que o Plano de Carreira da rede municipal de ensino evidencia a presença de disparidades em relação à valorização dada aos professores que atuam no Ensino Fundamental, tanto em relação à remuneração que é superior em relação a carga horária de trabalho, como às condições de trabalho, podendo ser exemplificado pela diferença no período de hora-atividade destinada aos educadores infantis em relação aos professores. Além disso, verificou-se a presença de legislação municipal que compromete a efetivação do PSPN aos docentes, caminhando em direção contrária a legislação nacional de valorização docente. Deste modo, enxerga-se a valorização docente como um desafio na Educação Infantil, concomitante a luta histórica por maior visibilidade dos profissionais que atuam nesta etapa da educação básica.Abstract : This research centered reflections on teacher valorization policies in the municipal education network of Lapa / PR, with the objective of analyzing the referral of the valorization policies directed to the teachers of Early Childhood Education from 2008 to 2018, based on Law no. 11,738, dated July 16, 2018, which provides for the Salário Profissional Nacional for professionals in the teaching profession of basic education and subsequent regulation of FUNDEB. The valorization of teachers in Early Childhood Education has been configured in the national scenario, due to the existence of career plans of weakened municipalities, which often do not respect the current educational legislation. Based on the study of Grochoska (2015) the materialities of teacher valorization are composed of remuneration, continuing education and working conditions. The problematizing question of the research asked if the current career plan of the municipal school network of Lapa has guaranteed the appreciation of the teachers of Early Childhood Education. Through a field survey, an interview was applied to the Municipal Secretary of Education and questionnaires to teachers who work in the Municipal Centers of Early Childhood Education of Lapa / PR. The analysis of the data allowed to identify that the Career Plan of the municipal education network shows the presence of disparities in relation to the valuation given to the teachers that work in Elementary School, both in relation to the remuneration that is higher in relation to the workload, as well as to the working conditions, and can be exemplified by the difference in the hour-activity period for children's educators in relation to teachers. In addition, it was verified the presence of municipal legislation that jeopardizes the implementation of the PSPN to the teachers, moving against the national legislation of teacher valorization. In this way, we see teacher appreciation as a challenge in Early Childhood Education, concomitant with the historical struggle for greater visibility of professionals who work in this stage of basic education.1 arquivo ( 67 p.).application/pdfEducação infantilEducação e EstadoProfessores - FormaçãoProfessores de ensino fundamental - FormaçãoValorização docente na educação infantil : um estudo no Município da Lapa-PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ELIDA FERNANDA PAZ VERA.pdfapplication/pdf1053390https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70741/1/R%20-%20E%20-%20ELIDA%20FERNANDA%20PAZ%20VERA.pdfd97fe67bd32934ac9b99543451ce43f7MD51open access1884/707412021-05-17 11:18:23.231open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70741Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-17T14:18:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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